9964676 | OS DESAFIOS ACERCA DA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NO SÉCULO XXI | Autores: Mirian Cristina de Oliveira|miriancris76@gmail.com|enfermeiro|mestrando|enfermeiro|pontifícia Universidade Católica de Goias |
Resumo: **OS DESAFIOS ACERCA DA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NO SÉCULO XXI, **esta análise tem o objetivo de discutir os reveses que intimidam o fortalecimento da profissão no Brasil, que constam em periódicos nacionais do campo da enfermagem, Trata-se de um estudo do tipo bibliográfico, exploratório, descritivo com análise integrativa.No âmbito da formação, assistimos a uma exasperada propagação de Cursos de Enfermagem em estabelecimentos de ensino privado em todo território brasileiro, resultado nefasto do neoliberalismo que, vem aumentando de forma significativa à oferta dos serviços de educação e de saúde. Portanto, a saúde tem se tornado um produto altamente lucrativo no mercado de serviços privatizados. A educação de profissionais de saúde se torna mercadoria oferecida no mercado de concorrência entre escolas, que disputam entre si os alunos como se fosse cliente de um serviço qualquer.Assim a formação, sem envolver as experiências nas pesquisas tende a ser amplamente tecnicista e com pouca qualidade. Além disso, o crescimento das Instituições de Ensino Superior (IES) privada sendo a maioria sustentada por financiamento público, pergunta-se como assegurar a qualidade na formação do enfermeiro, haja vista que há uma necessidade quantitativa para atender as políticas de saúde vigente, porém a Universidade Pública não é capaz de suprir.As finalidades possibilitam compreender a ação e a vivenciar o alcance da descrição do que é esperado, haja vista que elas preparam e dão condições de maneira uniforme tanto no presente quanto no futuro, razão pela qual nos motivamos e fazemos escolhas efetivas em toda vida.Destacam-se duas as finalidades acerca da formação do enfermeiro precisam ser exercidas tanto, quanto individual e coletivamente cito: assistir com competência e qualidade os pacientes, à família e à coletividade, bem como promovendo a emancipação do enfermeiro e o crescimento do ensino, tanto em sua prática como profissão, quanto na área epistemológica como ciência.
Referências: García, P.“Aspectos Ideológicos y Socioeconómicos que Inciden en la Formación del Profesional de Enfermería”, Enfermeras, 2001.vol. XXXVIII, No. 3. L, Alvarez A, Almeida L. Educação em enfermagem: qualidade, inovação e responsabilidade. Editorial. Rev bras enferm [Internet]. 2014 ago; 67(4):499-500.Lenoir, Y. Les finalités éducatives scolaires: un enjeu socio-éducatif crucial. In:ADIGUZEL, Oktay; LEBRUN, Johanne; LENOIR, Yves; LIBÂNEO, J. C.; TUPIN, Frédéric(orgs.). Les finalités éducatives scolaires. Pour une étude critique des approches théoriques, philoso-phiques et idéologiques. Québec, Canadá: Groupéditions Éditeurs, 2016. |