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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 9920619


9920619

Representações sociais da transição de gênero elaboradas por estudantes de enfermagem

Autores:
Glauber Weder dos Santos Silva|glauberweder@hotmail.com|estudante de Pós-graduação|mestre Em Enfermagem|professor|universidade Federal do Rio Grande do Norte ; Micael Pyerre Martins Duarte|micael-pyerre@hotmail.com|enfermeiro|graduação Em Enfermagem|estudante|universidade Federal do Rio Grande do Norte ; Milena Beatriz dos Santos Silva|milena_beatriz@live.com|enfermeira|graduação Em Enfermagem|estudante|universidade Federal do Rio Grande do Norte ; Alex Reineck de Alverga|alex.alverga@gmail.com|profissional Psicólogo|doutor Em Psicologia|professor|universidade Federal do Rio Grande do Norte ; Francisco Arnoldo Nunes|farnoldo@gmail.com|enfermeiro|doutor Em Enfermagem Psiquiátrica|professor|universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo:
**Objetivo: **identificar os elementos simbólicos de estudantes de enfermagem sobre o corpo transexual em transição de gênero. **Métodos: **estudo qualitativo, com abordagem estrutural das representações sociais, desenvolvido com 216 discentes de enfermagem de uma instituição de ensino superior pública. Realizou-se a técnica de Evocação Livre de Palavras desencadeada por imagem. Os dados foram analisados com processamento prototípico e por similitude com auxílio do _software_ IRaMuTeQ. **Resultados: **evocadas 1.080 palavras em 419 formas distintas. O núcleo central caracterizou-se, principal e semanticamente, pelos termos _liberdade, aceitação, mudança, identidade de gênero e transformação. _A palavra _autoconhecimento_ compôs a zona de contraste. As palavras _aceitação_ e _liberdade_ estruturaram o conteúdo da possível representação.** Conclusão: **as representações sociais acerca do corpo transexual em transição de gênero demonstram conhecimentos estabelecidos pelos núcleos de sentidos capazes de transformar, libertar, adaptar e aceitar o corpo transexual no contexto da heterocisnormatividade. **Implicações para a enfermagem**: pela diferença encontrada entre estudantes da graduação neste estudo (formação) e a comparação com os resultados de outras investigações com enfermeiros (atuação), sustenta-se a necessidade de abordagem estrutural e matéria acadêmica sobre a saúde de pessoas transexuais na formação dos profissionais enfermeiros, capazes de construírem um escopo de conhecimento próprio e sistematizado.


Referências:
Silva GWS, Sena RCF, Santos QC, Sobreira MVS, Miranda FAN. The said and the done: the nurse and the knowing/doing health for transvestites. Rev enferm UFPE on line. 2014;8(10):3347-57. doi: 10.5205/1981-8963-v8i10a10066p3347-3357-2014 Caravaca-Morera JA, Padilha MI. Trans necropolitics: dialogues on devices of power, death and invisibility in the contemporary world. Texto & contexto enferm. 2018;27(2):e3770017. doi:10.1590/0104-07072018003770017 Caravaca-Morera JA. Social representations and social cognition: contributions to nursing and health research. Texto & contexto enferm. 2017;26(4):e1500017. doi: 10.1590/0104-07072017001500017