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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 9903247


9903247

ELABORAÇÃO DE UM FOLDER EDUCATIVO PARA PACIENTES COM CÂNCER DE ESÔFAGO

Autores:
Eliane de Fatima Almeida Almeida Lima|elianelima66@gmail.com|enfermeiro|doutor|professor|universidade Federal do Espirito Santo ; Larissa Bezerra de Oliveira|larissab.oliveira@hotmail.com|enfermeiro|graduação|enfermeira Assistencial|universidade Federal do Espirito Santo ; Mirian Fiorese|mirianfioresi@hotmail.com|enfermeiro|doutor|professor|universidade Federal do Espirito Santo ; Cândida Caniçali Primo|candidaprimo@gmail.com|enfermeiro|doutor|professor|universidade Federal do Espirito Santo

Resumo:
O câncer de esôfago é uma doença de sobrevida relativamente ruim, em geral diagnosticada em fases tardias e de natureza extremamente agressiva. Estimam- se 8.240 casos novos de câncer de esôfago em homens e 2.550 em mulheres para cada ano do biênio 2018-2019 no Brasil. O profissional enfermeiro tem um papel primordial na condução do tratamento do câncer e deve lançar mão do uso das mais diversas tecnologias tornando o processo de trabalho mais efetivo. **Objetivo: **Elaborar uma tecnologia educacional em formato folder sobre efeitos adversos da quimioterapia para orientação de pacientes com câncer de esôfago. **Metodologia:** estudo metodológico, desenvolvido em duas etapas: revisão de literatura e elaboração do folder. **Resultado:** desenvolvimento de uma tecnologia educacional impressa contendo orientações gerais sobre câncer, quimioterapia e orientações de autocuidado para os efeitos adverso mais frequente e jogo de caça palavras para atrair a atenção do leitor. **Conclusão:** a tecnologia poderá estimular o autocuidado e também possibilitar que o paciente tenha em mãos uma ferramenta fidedigna que possa servir de apoio em casos de dúvidas. **Contribuições ou implicações para a Enfermagem: **facilitar o trabalho desenvolvido por enfermeiros e outros profissionais de saúde em atividades educacionais, corroborando para melhorias na qualidade da assistência prestada aos pacientes acometido por esse tipo de patologia.


Referências:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16982: Ergonomia da interação humano-sistema — Métodos de usabilidade que apoiam o projeto centrado no usuário. Rio de Janeiro, 2014