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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 9855816


9855816

RESGATANDO A HISTÓRIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DE MACAÉ -CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO DE UMA IDENTIDADE ACADÊMICA

Autores:
Juliette Heringer Viana Melo|juliette.heringerv@gmail.com|estudante de Gradução de Enfermagem|estudante de Gradução de Enfermagem|estudante de Gradução de Enfermagem|universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé ; Alice Tomaz de Carvalho|alicinha95@gmail.com|estudante de Gradução de Enfermagem|estudante de Gradução de Enfermagem|estudante de Gradução de Enfermagem|universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé ; Sara Rodrigues Chagas|sararchagas@gmail.com|estudante de Gradução de Enfermagem|estudante de Gradução de Enfermagem|estudante de Gradução de Enfermagem|universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé ; Maria Angélica de Almeida Peres|angelica.ufrj@gmail.com|enfermeira|pós-doutorado|professora|escola de Enfermagem Anna Nery/ Ufrj ; Pacita Geovana Gama de Sousa Aperibense|pacitageovana@yahoo.com.br|enfermeira|doutorado|professora|universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé

Resumo:
**Objetivo:** Relatar a experiência da produção de fontes documentais escritas como instrumento para preservação da memória institucional e contribuição no desenvolvimento de uma identidade acadêmica nos estudantes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé. **Método:** Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência de discentes do 4º período de graduação, acerca da seleção de fontes primárias “notícias do jornal O Debate de Macaé”, levantadas no próprio acervo digital do jornal.  Recorte temporal: 2013 a 2018. Critério de inclusão: reportagens que tratavam da UFRJ-Macaé. **Resultados:** Foram catalogadas 136 reportagens. Do Curso de Enfermagem, foram encontrados, principalmente eventos, formaturas, ações sociais em creches, escolas e asilos, manifestações. Da UFRJ como um todo, reportagens que remetem a crise política na educação e suas consequências para o campus. É possível percebermos o papel (social, político e econômico) do periódico na construção do imaginário coletivo acerca do Curso de Enfermagem de Macaé. Estamos tendo a oportunidade enquanto acadêmicos, de resgatar a história do curso auxiliando na produção de material didático para a disciplina de História da Enfermagem, bem como na produção bibliográfica acerca da história da instituição. **Conclusão:** Os arquivos públicos tem uma importância social enquanto espaços de preservação e guarda dos documentos da história do Curso de Enfermagem em questão, permitindo a construção de uma identidade acadêmica. **Contribuições para a enfermagem:** A fonte torna-se uma ferramenta psicopedagógica que certamente auxiliará o docente na difícil tarefa de estimulação do imaginário do discente ao discutir acerca do contexto histórico-social da profissão escolhida.


Referências:
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