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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 9789736


9789736

SIMULADOR DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DA PUNÇÃO VENOSA PERIFÉRICA: PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE ENFERMAGEM

Autores:
Jussara Gue Martini|jussarague@gmail.com|enfermeiro|doutora Em Educação|professora|universidade Federal de Santa Catarina ; Naian Ingrid Rodrigues da Silveira|naian_rjl@hotmail.com|estudante|estudante|bolsista Iniciação Científica|universidade Federal de Santa Catarina ; Stela da Rosa|estela_rosa@hotmail.com.br|estudante|estudante|bolsista Iniciação Científica|universidade Federal de Santa Catarina ; Saionara Nunes Oliveira|saionaranunes@gmail.com|enfermeiro|mestre Em Enfermagem|aluna Doutorado|universidade Federal de Santa Catarina ; Bruna Pedroso Canever|bruna.canever@ufsc.br|enfermeiro|doutora Em Enfermagem|professora|universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
**Introdução: **O ensino de habilidades técnicas requer a oportunidade de treinamento repetitivo, _feedback_ imediato e possibilidade de aprender com o erro. Na área da saúde, o uso de simuladores para o treinamento de habilidades já é utilizado há muito tempo. **Objetivo: **Avaliar a percepção dos docentes da disciplina de fundamentos de enfermagem sobre  potencialidades e fragilidades do emprego de um simulador de baixo custo, para  desenvolvimento de habilidades e realização do acesso venoso periférico.** Método: **Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Foram construídos e disponibilizados simuladores de baixo custo para  uso na disciplina por 2 semestres letivos. Os dados foram coletados através de questionário online. Esta pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética  sob parecer n° 2.675.941. **Resultados:** 07 docentes responderam ao questionário online,  apontaram como potencialidades no uso do simulador a visualização da veia; possibilidade da instalação completa da fluidoterapia, múltiplas execuções da técnica que contribui para seu  aprimoramento, possibilidade de ser ofertado em maior quantidade por ser de baixo custo; proporcionar uma vivência mais próxima da realidade de forma segura. Como fragilidades deste recurso os docentes destacaram que o simulador não possibilita o garroteamento do membro de forma adequada; pouca durabilidade e manutenção recorrente; o simulador é leve e possui baixa realidade quanto à textura da pele. **Conclusão: **Na percepção dos docentes a utilização do simulador de baixo custo foi positiva, pois perceberam uma melhora no aprendizado, segurança e melhor desenvolvimento da técnica de punção venosa periférica pelos estudantes. **Contribuições ou implicações para a enfermagem: **A utilização deste tipo de simulador para o treinamento de habilidades na formação em enfermagem, possibilita aos estudantes ter uma experiência mais próxima da realidade de forma eficaz e segura.


Referências:
Oliveira SN, Prado ML, Kempfer SS. Utilização da simulação no ensino da enfermagem: revisão integrativa. Rev Min Enferm 2014 abr/jun; 18(2): 487-495.