9789210 | EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CONTROLE DA TUBERCULOSE: INTERVENÇÃO EXTENSIONISTA NA ATENÇÃO BÁSICA | Autores: Amanda Loyse da Costa Miranda|amandaloysemiranda@gmail.com|acadêmica|graduanda|estudante|universidade Federal do Pará ; Joyce Regina Pereira||acadêmica|acadêmica|estudante|universidade Federal do Pará ; Geyse Aline Rodrigues Dias||enfermeira|mestre|professora Adjunta da Universidade Federal do Pará|universidade Federal do Pará ; Paula Regina Barbosa de Almeida||acadêmica|acadêmica|estudante|universidade Federal do Pará |
Resumo: **EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CONTROLE DA TUBERCULOSE: INTERVENÇÃO EXTENSIONISTA NA ATENÇÃO BÁSICA**
Afim de socializar a experiência de educação em saúde (ES) para o controle da
Tuberculose (TB), apresentamos a primeira ação educativa do projeto de
extensão “Educação em saúde no controle da Tuberculose: desenvolvimento de
estratégias centradas no sujeito”, desenvolvida com usuários cadastrados no
Programa de Tuberculose de uma Unidade de Saúde de Belém-PA. Que objetivou
criar vínculo, realizar o diagnóstico educativo e convidá-los para consultas
de enfermagem com abordagem centrada na pessoa. Elaborou-se um Planejamento
Educativo, tendo como questão norteadora “O que é Tuberculose?”, desenvolvido
em 3 etapas: Acolhimento; Desenvolvimento; e Avaliação. Participaram 5
usuários que dialogaram ativamente com os extensionistas. No acolhimento, por
meio dos relatos, desvelou que a maioria dos participantes tinha conhecimento
prévio sobre a doença. O muro do conhecimento (desenvolvimento) foi construído
a partir dos saberes prévios e das dúvidas relativas a TB. Na avaliação final
foram sanadas dúvidas e desmistificados. As estratégias utilizadas, baseadas
em metodologias participativas, atenderam aos objetivos propostos e
considerando as necessidades dos usuários frente ao tratamento da TB, foi
possível planejar as demais intervenções do projeto. Um dos principais
desafios na atenção básica é o abandono do tratamento, que afeta diretamente o
índice de mortalidade, incidência e multirresistência, logo, a ES faz-se
importante estratégia de prevenção e auxilio do tratamento. **Implicações para
a Enfermagem: **a ES é uma estratégia que pode contribuir para que o
enfermeiro atue de maneira crítica e criativa diante do perfil socioeconômico
e cultural dos usuários, viabilizando o desenvolvimento de autonomia,
responsabilidade e autocuidado dos mesmos diante de suas necessidades de
saúde.
Referências: de Sá, L. D., Gomes, A. L. C., do Carmo, J. B., de Souza, K. M. J., Palha, P. F., Alves, R. S., & de Andrade, S. L. E. (2013). Educação em saúde no controle da tuberculose: perspectiva de profissionais da estratégia Saúde da Família. Revista Eletrônica de Enfermagem, 15(1), 103-11.
Trigueiro, J. V. S., de Oliveira, A. C., de Gois, G. A. S., de Almeida, S. A., Nogueira, J. A., & de Sá, L. D. (2009). Percepção de enfermeiros sobre educação em saúde no controle da tuberculose. Ciência, Cuidado e Saúde, 8(4), 660-666. |