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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 9789210


9789210

EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CONTROLE DA TUBERCULOSE: INTERVENÇÃO EXTENSIONISTA NA ATENÇÃO BÁSICA

Autores:
Amanda Loyse da Costa Miranda|amandaloysemiranda@gmail.com|acadêmica|graduanda|estudante|universidade Federal do Pará ; Joyce Regina Pereira||acadêmica|acadêmica|estudante|universidade Federal do Pará ; Geyse Aline Rodrigues Dias||enfermeira|mestre|professora Adjunta da Universidade Federal do Pará|universidade Federal do Pará ; Paula Regina Barbosa de Almeida||acadêmica|acadêmica|estudante|universidade Federal do Pará

Resumo:
**EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CONTROLE DA TUBERCULOSE: INTERVENÇÃO EXTENSIONISTA NA ATENÇÃO BÁSICA** Afim de socializar a experiência de educação em saúde (ES) para o controle da Tuberculose (TB), apresentamos a primeira ação educativa do projeto de extensão “Educação em saúde no controle da Tuberculose: desenvolvimento de estratégias centradas no sujeito”, desenvolvida com usuários cadastrados no Programa de Tuberculose de uma Unidade de Saúde de Belém-PA. Que objetivou criar vínculo, realizar o diagnóstico educativo e convidá-los para consultas de enfermagem com abordagem centrada na pessoa. Elaborou-se um Planejamento Educativo, tendo como questão norteadora “O que é Tuberculose?”, desenvolvido em 3 etapas: Acolhimento; Desenvolvimento; e Avaliação. Participaram 5 usuários que dialogaram ativamente com os extensionistas. No acolhimento, por meio dos relatos, desvelou que a maioria dos participantes tinha conhecimento prévio sobre a doença. O muro do conhecimento (desenvolvimento) foi construído a partir dos saberes prévios e das dúvidas relativas a TB. Na avaliação final foram sanadas dúvidas e desmistificados. As estratégias utilizadas, baseadas em metodologias participativas, atenderam aos objetivos propostos e considerando as necessidades dos usuários frente ao tratamento da TB, foi possível planejar as demais intervenções do projeto. Um dos principais desafios na atenção básica é o abandono do tratamento, que afeta diretamente o índice de mortalidade, incidência e multirresistência, logo, a ES faz-se importante estratégia de prevenção e auxilio do tratamento. **Implicações para a Enfermagem: **a ES é uma estratégia que pode contribuir para que o enfermeiro atue de maneira crítica e criativa diante do perfil socioeconômico e cultural dos usuários, viabilizando o desenvolvimento de autonomia, responsabilidade e autocuidado dos mesmos diante de suas necessidades de saúde.


Referências:
de Sá, L. D., Gomes, A. L. C., do Carmo, J. B., de Souza, K. M. J., Palha, P. F., Alves, R. S., & de Andrade, S. L. E. (2013). Educação em saúde no controle da tuberculose: perspectiva de profissionais da estratégia Saúde da Família. Revista Eletrônica de Enfermagem, 15(1), 103-11. Trigueiro, J. V. S., de Oliveira, A. C., de Gois, G. A. S., de Almeida, S. A., Nogueira, J. A., & de Sá, L. D. (2009). Percepção de enfermeiros sobre educação em saúde no controle da tuberculose. Ciência, Cuidado e Saúde, 8(4), 660-666.