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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 9780830


9780830

PRÁTICA EDUCATIVA-TERAPÊUTICA EM UNIDADES DE HEMODIÁLISES

Autores:
Mariana Lafaete Sulino Borges|m.lafaete00@gmail.com|discente|-|-|pontifícia Universidade Católica de Goiás (puc Goiás) ; Thaty Batista Silva|thaty1210@gmail.com|discente|-|-|pontifícia Universidade Católica de Goiás (puc Goiás) ; Jefferson Antônio Machado Barbosa de Castro|jefferson.machadoenf@gmail.com|discente|-|-|pontifícia Universidade Católica de Goiás (puc Goiás) ; Wenderson Pereira Dias dos Reis|wendersonpereira75@gmail.com|discente|-|-|faculdade União de Goyazes ; Silvio José de Queiroz|silvio.resgate@gmail.com|enfermeiro|doutor Em Promoção de Saúde Pela Universidade de Franca/sp. Mestre Em Ciências Ambientais E Saúde Pela Pontifíca Universidade Católica de Goiás. Especialista Em Urgência E Emergência. Especialista

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **A relação interpessoal entre enfermeiro e usuário nos centros dialíticos é fundamental no processo terapêutico do paciente com Doença Renal Crônica (DRC) para promoção do autoconhecimento, aceitação, mudança de comportamento e autocuidado. No entanto, é observado uma assistência restrita ao conhecimento técnico e científico o qual a educação em saúde é subestimada por profissionais que atuam em serviços de hemodiálise.  **OBJETIVO:** identificar as lacunas de ações educativas a paciente com DRC em serviços de hemodiálise. **MÉTODO:** Trata-se de uma revisão narrativa das produções cientificas indexadas nas bases de dados SciELO, LILACS e PubMed com os seguintes descritores: Educação em Saúde AND Unidades Hospitalares de Hemodiálise AND Diálise. Os critérios de inclusão foram publicações entre 2014 a 2019, com resumo e textos completos de acesso livre, no idioma inglês, espanhol e português com enfoque na educação em saúde em serviços de hemodiálises. Os critérios de exclusão foram estudos envolvendo criança e os que se apresentaram em duplicidade. Foram selecionadas 13 publicações para leitura na íntegra. **RESULTADOS: **São apontados ausência ou conhecimento limitado quanto à alimentação e restrições, conhecimento da patologia, processo de hemodiálise, transplante renal, prevenção de outros agravos, automedicação e autocuidado apontando para a necessidade de maiores intervenções educativas nos respectivos assuntos. **CONCLUSÃO:** O vínculo construído a partir da intervenção educacional favorece a adesão ao tratamento e superação das limitações, sendo o enfermeiro o precursor na prestação de informações relacionados ao processo terapêutico e à doença. **CONTRIBUIÇÕES OU IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: ** É possível mensurar a pouca produção do conhecimento científico sobre o tema proposto podendo os dados apresentados representar a atual tendência de pesquisa na área e subsidiar o planejamento de novos estudos.


Referências:
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