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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 9726046


9726046

SEMINÁRIOS COGNITIVOS: METODOLOGIA ATIVA COMO PROPOSTA DE ENSINO NA ENFERMAGEM

Autores:
Alessandra Antunes Catarina|aleantunes.catarina@gmail.com|estudante de Graduação|estudante|estudante|universidade Federal de Santa Catarina- Ufsc ; Cristine Moraes Roos|cristine.roos@ufsc.br|enfermeira|doutor|docente|universidade Federal de Santa Catarina- Ufsc ; Maria Terezinha Zeferino|terezinha.zeferino@ufsc.br|enfermeira|doutor|docente|universidade Federal de Santa Catarina- Ufsc ; Mário Sérgio Bruggmann|mariobrugg@gmail.com|enfermeira|doutorando|estudante|universidade Federal de Santa Catarina- Ufsc ; Silvana Silveira Kempfer|silvana.kempfer@ufsc.br|enfermeira|doutor|docente|universidade Federal de Santa Catarina- Ufsc

Resumo:
SEMINÁRIOS COGNITIVOS: METODOLOGIA ATIVA COMO PROPOSTA DE ENSINO NA ENFERMAGEM. INTRODUÇÃO: Seminários Cognitivos são estratégias de aprendizagem, desenvolvida na graduação em Enfermagem. Promove  interação, diálogo e discussão entre os alunos e professores a partir de tema central¹. Tem sustentação na taxonomia de Bloom, onde a aprendizagem apoia-se em três dimensões, cognitivo, afetivo e  psicomotor2. OBJETIVO: Relatar os Seminários Cognitivos como proposta de ensino-aprendizagem na disciplina O Cuidado no Processo de Viver Humano V- Atenção Básica e Saúde Mental. MÉTODO: Alunos foram divididos em 4 grupos: apresentação e contextualização, aplicação prática, construção crítica, síntese e avaliação dos resultados apresentados. Antes da apresentação os alunos passam por formação discente onde são esclarecidos a proposta de ensino, formação dos grupos e critérios de avaliação determinados pelos alunos. Outro momento acontece nas pesquisas em base de dados, os alunos materializam suas apresentações esclarecendo possíveis dúvidas com professores. Os Seminários Cognitivos foram propostos em quatro temáticas na saúde mental: Seminário 1 (Esquizofrenia, e transtornos delirantes), Seminário 2 (transtornos do humor,episódio maníaco, transtorno afetivo bipolar, episódios depressivos e recorrentes), seminário 3 (Transtornos neuróticos, e relacionados com estresse, somatoformes, fóbico- ansiosos, transtorno obsessivo compulsivo, transtornos de adaptação e dissociativos) Seminário 4 (transtornos da personalidade  do comportamento do adulto, específicos da personalidade, dos hábitos e dos impulsos). Os seminários encerram com a construção pelo alunos de um mapa conceitual. RESULTADOS: Os seminários propiciaram uma nova ferramenta de ensino com o intuito de ampliar e desenvolver o pensamento crítico e novas formas de captação do conhecimento. CONCLUSÃO: Os Seminários estimularam os alunos, desenvolverem competências do saber, comunicação, partilha de conhecimento e aceitação as opiniões divergentes, assumindo o protagonismo na aprendizagem. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: Espera-se que os Seminários Cognitivos facilitem a consolidação do aprendizado, ampliando o pensamento crítico dos acadêmicos, transformando tais aprendizados em cuidado aos usuários da assistência psicossocial.


Referências:
1. RODRIGUES FRA, CUNHA GAA, BRUNO RC. Seminários Temáticos como estratégia interdisciplinar de aprendizagem e desenvolvimento de competências em formação avançada. Enc. Bio.[periódicos na internet] 2015 Jan [acesso em 09 abril 2019];11:761-771.Disponível em: 2. KRATHWOHL, D. R. A revision of Bloom`s Taxomomy: an overview. The. int. Prac.[periódicos na internet] 2002 Jun [acesso em 09 abril 2019]; 4:212-18. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/s15430421tip4104_2