9707751 | PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DE VIVÊNCIAS TEÓRICO-PRÁTICAS DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM | Autores: Gisele Cristina Manfrini Fernandes|gisele.manfrini@ufsc.br|enfermeiro|doutorado|docente Magistério Superior|ufsc ; Laura Cavalcanti de Farias Brehmer|laura.brehmer@ufsc.br|enfermeiro|doutorado|docente Magistério Superior|ufsc ; Jeferson Rodrigues|jeferson.rodrigues@ufsc.br|enfermeiro|doutorado|docente Magistério Superior|ufsc ; Silvana Silveira Kempfer|silvana.kempfer@ufsc.br|enfermeiro|doutorado|docente Magistério Superior|ufsc |
Resumo: **Objetivo:** Identificar fortalezas e limite da produção de conhecimentos a partir de experiências teórico-práticas na formação de enfermeiros. **Método:** Estudo qualitativo, descritivo e exploratório vinculado a um projeto de pesquisa de disciplina eixo do Curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal de Santa Catarina. Foram analisadas as produções referentes à atividade denominada Seminários de Socialização que ocorre ao final dos semestres. Esta atividade pressupõe o desenvolvimento de ações e/ou reflexões do interesse dos acadêmicos a partir das experiências teórico-práticas em Unidades Básicas de Saúde e Centros de Atenção Psicossocial. São requisitos da atividade a elaboração de um resumo expandido e a apresentação de um E-pôster. Foram consideradas as produções do ano de 2018. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética sob parecer n° 2.562.672. **Resultados:** Neste recorte temporal foram 29 produções, 14 tratavam de temas da Saúde Mental, 13 da Atenção Básica e duas articularam as áreas. Em relação às abordagens, nove ações foram coletivas, dez de atenção individual, seis sobre o processo de trabalho da enfermagem e três produções foram reflexões. Os cenários das práticas foram os serviços de saúde em 28 ações, uma prática foi desenvolvida numa escola. Representaram fortalezas a aproximação com a ementa da disciplina e com o desenvolvimento das competências da Atenção Básica e Saúde Mental. Contudo, identificaram-se limites a serem explorados como práticas voltadas para a promoção da saúde, sobretudo na comunidade em espaços extramuros dos serviços de saúde. **Conclusão:** As experiências relatadas estão em consonância com o ensino significativo que considera os objetivos gerais e específicos da disciplina articulados com os interesses dos acadêmicos, as realidades dos serviços de saúde e as necessidades dos usuários. **Implicações para Enfermagem:** Esta prática pedagógica visa contribuir para a formação em enfermagem fundamentada nos pilares do aprender a conhecer, fazer, viver junto e ser.
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