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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 9706355


9706355

PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE PROFISSIONAL EDUCADOR SOCIAL DAS UNIDADES DE ACOLHIMENTO

Autores:
Claudia Rosane Guedes|docente.rosane@outlook.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|enfermeira/docente|centro Universitário Celso Lisboa/ Programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem da Uerj/ppgenf ; Lucia Helena Garcia Penna|luciapenna@terra.com.br|enfermeira|doutora Em Saúde da Mulher E da Criança|professora Adjunta|programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem da Uerj/ppgenf ; Rosemery Ribeiro|rosemaryrib@gmail.com|enfermeira|mestranda Em Enfermagem|enfermeira|programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem da Uerj/ppgenf ; Liana Ribeiro|liana.uerj@gmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|enfermeira/docente|programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem da Uerj/ppgenf

Resumo:
**Objetivo:** Identificar o papel do educador social junto aos adolescentes nas unidades de acolhimento.** Métodos: **Estudo de Revisão Integrativa 5. A coleta de dados foi a Biblioteca Virtual em Saúde, artigos dos últimos dez anos, associação das palavras de busca: abrigo; educador social; educadores e unidade de acolhimento. E a técnica de análise foi a Análise de conteúdo6. **Resultado: **Encontrados 11 artigos de um total de 43 produções. Identificou-se uma prevalência de artigos entre os anos de 2011 a 2015, não havendo produções em 2014.As regiões geográficas nacionais, referentes aos artigos foram; Sudeste (07 artigos),Nordeste (03 artigos),centro-oeste (01 artigo) , Não havendo produções na região norte e sul. Houve predominância de pesquisas qualitativas (06) e dos estudos quantitativos (03) e (02) artigo de reflexão. Quanto a área de conhecimento nas Ciências Humanas a psicologia abarca a maioria das produções(07).Quanto as demais produções foram identificadas áreas de atuação como das ciências da saúde como a Enfermagem (01) e a Odontologia (01) que versam sobre as questões da promoção da saúde e nas Ciências Sociais Aplicadas, o Serviço Social (01). Os artigos apontam como ideias principais: Políticas Públicas para proteção de adolescentes em unidades de acolhimento: propostas e desafios para as unidades de acolhimento” e “A figura do educador social como um agente de transformação na vida de adolescentes. **Conclusão: **O papel do educador social é essencial para formação dos adolescentes, pois compartilham em forma de diálogos os saberes e experiências adquiridos ao longo de suas vidas. Há necessidade de capacitação desses profissionais envolvidos no contexto. **Implicações para a enfermagem:** Acredita-se que o estudo contribuirá com novos conhecimentos, discussões e reflexões dos profissionais de saúde inclusive a enfermagem, considerando que a temática acolhimento institucional é pouco discutida na graduação e pós-graduação.


Referências:
1. SOUZA. Camila Belíssimo de; SANCHEZ. Marisa Marantes A importância do educador social no desenvolvimento psicossocial da criança institucionalizada. Revista cippus unilasalle canoas/RS v. 7 n. 2 nov./2017. 2.SOUZA, Cleia Renata Teixeira de. et.al. A atuação profissional e formação do educador social no Brasil: Uma roda da conversa. Interfaces Científicas – Educação, Aracaju V.3 N.1 p. 77 - 88 Out. 2014. 3. BRASIL. Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. Ministério do Desenvolvimento Social - MDS, Secretaria Especial dos Direitos Humanos. SEDH. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. CONANDA, Conselho Nacional Assistência Social – CNAS. Brasília.2009. 4.BRASIL.Orientações técnicas para elaboração do plano individual de atendimento (pia) de crianças e adolescentes em serviços de acolhimento. Ministério do Desenvolvimento Social. Secretaria Nacional de Assistência Social. Brasília. 2018.