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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 9695685


9695685

VALORIZAÇÃO DA CULTURA PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM GRUPOS DE GESTANTES

Autores:
Keity Laís Siepmann Soccol|keitylais@hotmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora do Curso de Enfermagem|universidade Franciscana ; Mara Regina Caino Teixeira Marchiori|mara.marc@hotmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora do Curso de Enfermagem|universidade Franciscana ; Naiana Oliveira dos Santos|naiaoliveira07@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora do Curso de Enfermagem|universidade Franciscana ; Carla Lizandra de Lima Ferreira|carlalizandralferreira@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora do Curso de Enfermagem|universidade Franciscana ; Adriana Dall’asta Pereira|adrianadap@terra.com.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora do Curso de Enfermagem|universidade Franciscana

Resumo:
Introdução: a educação em saúde é uma ferramenta importante para a promoção da saúde e para a prevenção de doenças. O desenvolvimento de atividades em grupo com foco na educação em saúde é importante, principalmente para as gestantes, por ser esse período da vida um momento onde surgem muitas dúvidas, medos e incertezas (OLIVEIRA; BARBOSA; MELO, 2016). Assim, momentos em grupo tornam-se necessários. Objetivo: relatar a experiência em um grupo de gestantes onde houve a valorização de aspectos culturais para a educação em saúde. Método: trata-se de um relato de experiência de um grupo de gestantes desenvolvido por enfermeiras. O grupo foi realizado em uma Estratégia de Saúde da Família de um município do Rio Grande do Sul. Resultados: durante o grupo abordou-se sobre as crenças populares e os mitos que permeiam a gestação. As gestantes tiveram a possibilidade de falar as dúvidas que tinham de acordo com o conhecimento prévio, do que aprenderam no seu meio familiar. Por meio dessa construção de saberes foi possível passar orientações em saúde e ampliar o cuidado valorizando a cultura e apontando novas possibilidades. Conclusão: levar em consideração a cultura e o conhecimento das gestantes facilita o processo de troca de experiências e compartilhamento de saberes entre as gestantes e a enfermagem. Ainda, os grupos proporcionam a valorização dos saberes e o fortalecimento de vínculo entre gestante e profissional. Contribuições para a Enfermagem: promover a educação em saúde em grupos mostrou-se relevante para a enfermagem na medida em que as dúvidas e saberes podem ser compartilhadas e a partir desse momento fazer uma nova construção coletiva com vistas ao cuidado integral e humanizado.


Referências:
Oliveira EC, Barbosa SM, Melo SEP. A importância do acompanhamento pré-natal realizado por enfermeiros. Revista científica FacMais, 7(3):24-38, 2016.