9686839 | RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR AVANÇADA AVALIAÇÃO DE UM PROCESSO EDUCACIONAL COM METODOLOGIA HÍBRIDA | Autores: Lucimar Casimiro de Souza|lucimarrj@yahoo.com.br|enfermermagem|mestranda Em Enfermagem Na Escola de Enfermagem Anna Nery – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista Em Terapia Intensiva Neonatal Pela Universidade Severiano Sombra. Mba Em Educ ; Valeria Zadra de Mattos|valeria.zadra@uhgbrasil.com.br|enfermermagem|doutora Em Enfermagem Pela Eean Ufrj Especialista Em Cirurgia Cardíaca (uerj)e Pediatria (fiocruz)e Ensino Superior Com Metodologias Ativas(puc) Coordenadora Regional de Educação Corpora ; Carla de Azevedo Vianna|carla.vianna@procardiaco.com.br|enfermermagem|mestranda1 Em Enfermagem Na Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista Em Terapia Intensiva Pela Procep Hospital Pró Cardíaco, Enfermeira Educa ; Debora Mazioli Machado|debora.machado@procardiaco.com.br|enfermermagem|mestranda2 Em Enfermagem Na Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista Em Terapia Intensiva Pela Universidade Gama Filho. Enfermeira Educadora do ; Joelma Maria da Silva Pinto|jspinto@uhgbrasil.com.br|enfermermagem|especialista3 E Mestre Em Enfermagem Pediátrica Pela Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-graduanda do Mba Em Gestão de Projetos E Processos Pelo I |
Resumo: **Objetivo**. Avaliar o treinamento de ressuscitação cardiopulmonar avançado (RCPA) com metodologia híbrida para médicos e enfermeiros. **Método**. Estudo retrospectivo, quantitativo descritivo realizado em um grupo privado de saúde no RJ, no período de um ano (março 2017/2018). **Procedimento da pesquisa.** A amostra foi composta por 428 médicos e 697 enfermeiros deste grupo. Coletamos as informações das avaliações do curso online, para avaliar o processo ensino-aprendizagem teórico e no módulo presencial, obtivemos as notas da avaliação prática ao final do curso. **Resultados.** Os resultados provenientes dos desempenhos dos profissionais nesta pesquisa nos levam a inferir que houve aprendizagem tanto cognitiva, como raciocínio crítica e motora verificada pela Avaliação da Habilidade (prática). Analisamos os resultados segundo a categoria profissional, e no módulo EAD obtivemos aprovação semelhantes para médicos e enfermeiros, 96,5% e 93%, respectivamente. Após a participação do módulo presencial, obtivemos aprovação de 94,8% médicos e 83,4% para os enfermeiros. Quando tratamos do quesito remediação, os enfermeiros necessitam desta reavaliação em média 1,6 vezes mais, e reprovam, em média 3 vezes mais, cerca de 16,6%. Todavia, o grupo médico apresenta 28,3% de absenteísmo. Os resultados das avaliações, teórica via EAD e prática presencial, corroboram com o uso de metodologia ativa na modalidade híbrida. Nas avaliações de reação, os colaboradores informaram 85% de satisfação no item “adequação da atividade” e 90% na avaliação global do curso. **Conclusão.** Nos dias atuais precisamos inovar nos treinamentos corporativos e torná-los mais atrativos, por isso a adaptação de modelos consagrados de treinamento, ficando claro nesse estudo que o modelo hibrido é factível. **Implicações para a Enfermagem. **As novas metodologias de treinamento contribuem para o desenvolvimento; qualificação de enfermeiros e proporciona a melhoria contínua da segurança do cuidado ao paciente.
Referências: Rosa SR, Sanches GJC, Gomes ICR, Silva MLM, Duarte ACS, Boery RNSO. Estratégias baseadas em metodologias ativas no ensino-aprendizagem de primeiros socorros: Relato de experiência. Rev enferm UFPE on line. Recife, v.11, n.2, p.798-803, fev. 2017.
Torres KA, Borba EL, Souza AR, Martins PL. Implantação de metodologia híbrida (blended learning) de educação numa instituição de ensino privada. ESUD 2014 – XI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR À DISTÂNCIA. Florianópolis/SC. |