9683646 | A EDUCAÇÃO PERMANENTE NOS SERVIÇOS DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM: UMA REFLEXÃO TEÓRICA NA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE PARA A ENFERMAGEM | Autores: Valentina Barbosa da Silva|vallentinna2@hotmail.com|estudante de Pós-graduação|mestre Em Ensino Em Ciências da Saúde|professora de Magistério Superior|fundação Universidade Federal de Rondônia ; Marluci Andrade Conceição Stipp|marlustipp@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora de Magistério Superior|escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro ; Laura Vargas Acauan|lacauan@uol.com.br|estudante de Pós-graduação|mestre Em Ciências Em Saúde|estudante de Pós-graduação|escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro ; Maria Gefé da Rosa Mesquita|dme@eean.ufrj.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora de Magistério Superior|escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro ; Lucia Rejane Gomes da Silva|luciarejaneg@gmail.com|enfermeira|doutora Em Educação Escolar|professora de Magistério Superior|fundação Universidade Federal de Rondônia |
Resumo: **Objetivo**: Refletir sobre a contribuição da educação permanente conforme perspectiva freiriana para a prática da enfermagem nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem. **Método**: Como aporte teórico utilizamos as portarias ministeriais: nº 198/2004; nº 1.996/2007 e nº 278/2014, que tratam da educação permanente em saúde no Brasil, o programa de acreditação em diagnóstico por imagem, artigos em bases científicas que evidenciaram a educação permanente nas práticas de enfermagem articuladas com pensamento freiriano que tem dialogado com as necessidades da formação permanente da enfermagem nas diversas especialidades. **Resultados: **A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde se relaciona com as ideias de Freire na formação de sujeitos críticos, promove a compreensão de si mesmo e do contexto do trabalho, contribui com práticas resolutivas para a enfermagem. Facilita uma educação libertadora que valoriza o coletivo, a reflexão das práticas, através de estratégias baseadas na realidade do serviço de imagem. **Conclusão**: Encontramos aspectos da proposta de Educação Permanente que se vinculam ao pensamento de Paulo Freire, caminhando assim para o fortalecimento das práticas de enfermagem nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem. Apesar da educação permanente está bem fundamentada teoricamente, sua prática nos serviços de imagem carece de melhor implementação. Através de ações educativas com foco nos problemas detectados na pratica diária nos serviços de imagem, que possibilitem mudanças na prática da enfermagem. **Contribuição à enfermagem**: Nessa especialidade, a educação permanente contribui na construção da prática individual e coletiva, transformando as práticas de enfermagem pautadas no conhecimento técnico-científico e nas experiências, possibilitando a aprendizagem no trabalho, como forma de transformação destas práticas de forma a assegurar uma assistência com qualidade e segurança.
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