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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 9672260


9672260

INTERVENÇÃO EDUCATIVA NA DIMINUIÇÃO DA OCORRÊNCIA DA DIARREIA INFANTIL

Autores:
Elizamar Regina da Rocha Mendes|elizamarregina@hotmail.com|estudante de Pós Graduação Associado A Aben|mestre|doutoranda|universidade Federal do Ceará ; Ludmila Alves do Nascimento|ludmilaalves@hotmail.com|enfermeiro|doutora Em Enfermagem Pela Universidade Federal do Ceará|docente|faculdade Ateneu ; Leidiane Minervina Moraes de Sabino|leidinhamoraes@hotmail.com|enfermeiro|doutora Em Enfermagem Pela Universidade Federal do Ceará|enfermeira|universidade Federal do Ceará ; Emanuella Silva Joventino|manujoventino@yahoo.com.br|enfermeiro Associado A Aben|doutora Em Enfermagem Pela Universidade Federal do Ceará|docente|universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira ; Lorena Pinheiro Barbosa|lpbarbosa@uol.com.br|enfermeiro Associado A Aben|doutora Em Enfermagem Pela Universidade Federal do Ceará|docente|universidade Federal do Ceará

Resumo:
**INTERVENÇÃO EDUCATIVA NA DIMINUIÇÃO DA OCORRÊNCIA DA DIARREIA INFANTIL** **Introdução: **A diarreia, mesmo sendo evitável e tratável, continua sendo uma das principais causas de morbimortalidade infantil. Portanto, é fundamental intervenções educativas que promovam a confiança materna em prevenir a diarreia em seus filhos. **Objetivo:** Comparar a ocorrência de diarreia infantil, antes e após as intervenção educativas. **Metodologia:** Ensaio clínico, desenvolvido em duas unidades de saúde de Fortaleza/CE, com dois grupos de 61 mães de crianças menores de cinco anos: grupo que recebeu intervenção com vídeo “Diarreia Infantil: você é capaz de prevenir” e entrevista motivacional breve (EMB) e grupo, com a cartilha “Você é capaz de prevenir a diarreia no seu filho!” e entrevista motivacional breve (EMB). Inicialmente, a coleta de dados foi realizada na unidade de saúde, sendo aplicadas as intervenções educativas, formulário sociodemográfico e a Escala de Autoeficácia Materna para Prevenção da Diarreia Infantil (EAPDI). Após um mês da intervenção, foi feito contato telefônico com as mães, averiguando-se a ocorrência da diarreia. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. **Resultados: **No início do estudo, verificou-se na linha de base que os grupos eram homogêneos quanto as variáveis sociodemográficas e a ocorrência da diarreia infantil. Observou-se antes das intervenções, 34 (57,6%) casos diarreicos nas crianças em ambos os grupos estudados (Grupo Vídeo-EMB e Grupo Cartilha-EMB). Após as estratégias educativas propostas, 46 (97,9%) mães do grupo vídeo-EMB ressaltaram a ausência de episódios diarreicos em seus filhos, e 42 (95,5%) mães do grupo cartilha-EMB, também enfatizaram que seus filhos não apresentaram diarreia no período. **Conclusão: **Identificou-se em ambos os grupos uma diminuição dos casos de diarreia após as intervenções com o vídeo e a cartilha aliados a entrevista motivacional breve. **Contribuições para a enfermagem: **Essas tecnologias poderão ser utilizadas por enfermeiros para promoção de comportamentos maternos saudáveis, visando a prevenção da diarreia infantil.


Referências:
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