9662316 | DIÁLOGO EDUCATIVO COM A JUVENTUDE SOBRE IST/AIDS/HIV PRODUZIDOS VIA WEB RÁDIO: POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DO CUIDADO EDUCATIVO DO ENFERMEIRO | Autores: Karlla da Conceição Bezerra Brito Veras|karlla_veras@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Ensino Na Saúde|doutoranda Em Cuidados Clínicos Em Enfermagem E Saúde|universidade Estadual do Ceará (uece) ; Raimundo Augusto Martins Torres|augustomtorres70@gmail.com|enfermeiro|doutor Em Educação|professor da Universidade Estadual do Ceará (uece)|universidade Estadual do Ceará (uece) ; Ana Larissa Ferreira Cavalcante|lissinhacavalcante@gmail.com|enfermeira|graduada Em Enfermagem|enfermeira|universidade Estadual do Ceará (uece) ; Leidy Dayane Paiva de Abreu|dayannepaiva@hotmail.com|enfermeira|mestre|doutoranda Em Cuidados Clínicos Em Enfermagem E Saúde|universidade Estadual do Ceará (uece) ; Lucilane Maria Sales da Silva|lucilanemaria@yahoo.com.br|enfermeira|doutora|professora da Universidade Estadual do Ceará (uece)|universidade Estadual do Ceará (uece) |
Resumo: **OBJETIVOS: **Analisar demandas de saúde a partir das perguntas-discursos dos jovens escolares sobre IST/AIDS e HIV produzidas nos Programas Em Sintonia com a Saúde veiculado através da _Web _Rádio AJIR no período de 2011 a 2017. **MÉTODOS:** Trata-se de estudo com abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritivo. Os sujeitos escolhidos para fazer parte da coleta de dados para esse estudo foram, no total foram 84 jovens escolares que estudam em escolas do Estado do Ceará. Foram incluídos no estudo os estudantes que participaram dos seis Programas das Séries: IST, HIV e AIDS no período de 2011 a 2017. A coleta de dados foi realizada através da escuta e transcrição de seis arquivos de MP3 que continham o conteúdo gravado dos diálogos que compuseram as séries. A análise foi realizada a partir dos discursos dos sujeitos com a finalidade de categorização temática. A pesquisa seguiu as determinações da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-UECE: No. 1.761.115-2016). **RESULTADOS: **Percebeu-se sobre esses jovens escolares, que os mesmos entendem a _Web_ Rádio como um local onde estão dispondo de liberdade para discutir sobre tal temática. Foi observado também nos discursos, a visão ainda de preconceito dos jovens, estigma na qual as pessoas portadoras do HIV ainda sofrem por conviverem em uma sociedade onde a visão ainda é deturpada acerca deste assunto. **CONCLUSÃO: **A _Web_ Rádio com as Séries sobre IST/HIV e AIDS exerceu um papel fundamental para a formação do pensamento crítico dos jovens escolares, dimensionando as consequências de uma não proteção contra as IST/HIV e AIDS. **CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM:** Ao profissional de enfermagem desenvolver atividades educativas de saúde através da _Web_ Rádio AJIR, acaba havendo a multiplicação dos saberes e o desenvolvimento do cuidado de si para os envolvidos nessas práticas.
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Boletim Epidemiológico - Aids e DST Ano I - nº 1 - até semana epidemiológica 52ª - dezembro de 2012.
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