9650277 | PRÁTICAS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO CUIDADO À SAÚDE: ESTRATÉGIAS SEGURAS NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PERI-OPERATÓRIO | Autores: Leila Cristina da Silva Martins|leilalenf@gmail.com|enfermeira|discente|estudante|universidade Federal do Pará ; Dayana de Nazaré Antunes Fernandes|dayy.fernandes@hotmail.com|enfermeira|discente|estudante|universidade Federal do Pará |
Resumo: **PRÁTICAS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO CUIDADO À SAÚDE: ESTRATÉGIAS SEGURAS NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PERI-OPERATÓRIO**
_Leila Cristina da Silva Martins_¹
Dayana de Nazaré Antunes Fernandes¹,
Irene de Jesus Silva²
**OBJETIVO:** Relatar a contribuição do projeto de monitoria da Atividade Curricular Enfermagem Médico Cirúrgica (EMC) que visa promover a integração ensino-serviço-monitoria, para melhoria da qualidade acadêmico-pedagógica do ensino da graduação de enfermagem, com vistas à construção colaborativa de práticas de inovação tecnológica no cuidado à saúde através de estratégias seguras na assistência de enfermagem no peri-operatório com o desenvolvimento de trabalhos colaborativos entre docente-orientador e discente-monitor na construção de estratégias pedagógicas realísticas e criativas que favoreçam o aprendizado teórico e prático entre os acadêmicos de graduação em enfermagem. **MÉTODO:** Estudo descritivo, tipo relato de experiência na monitoria, elaborado no contexto da Atividade Curricular Enfermagem Médico Cirúrgica, do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA), como intervenção tecnológica de produção dos serviços de enfermagem, a partir do de práticas pedagógica seguras. **RESULTADOS:** Possibilitou o desenvolvimento teórico prático na atividade curricular com práticas criativas e inovadoras através da interação docente-monitor-discente; Possibilitou o desenvolvimento acadêmico profissional do discente-monitor, docentes e discentes e a integração do ensino-serviços relacionada às atividades curriculares. **CONCLUSÃO:** A atuação do monitor e docente na monitoria confere qualidades no atendimento do serviço pelo discente. A relevância da monitoria possibilita a formação de vínculos entre universidade e segmentos da sociedade, permitem vivencias e contribuições dos sujeitos envolvidos, incentivando futuros profissionais a introdução de tecnologias inovadoras no serviço. **IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM:** A monitoria, atividade acadêmica contribuiu para a construção e o aprimoramento do saber-fazer no processo de trabalho, o ensinar-aprender, enriquecendo a integração na formação crítica e emancipatória na Enfermagem, com princípios para a educação com práticas segura.
Referências: Fernandes Dutra Pereira, C., de Souza Rêgo Pinto, D., Vieira Tourinho, F., & Pereira Santos, V. (2013). TECNOLOGIAS EM ENFERMAGEM E O IMPACTO NA PRÁTICA ASSISTENCIAL. Revista Brasileira De Inovação Tecnológica Em Saúde - ISSN:2236-1103, 2(4). https://doi.org/10.18816/r-bits.v2i4.3331
Koerich MS, Backes DS, Scortegagna HM, Wall ML, Veronese AM, Zeferino MT, et al. Tecnologias de cuidado em saúde e enfermagem e suas Perspectivas filosóficas. Texto Contexto Enferm, Florianópolis. [on-line]. 2006; 15 (Esp): 178-85. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v15nspe/v15nspea22.pdf
Lopes EM, Pinheiro AKB, Pinheiro PNC, Vieira NFC. Tecnologia e práticas de enfermagem - um estudo bibliográfico. Online Brazilian Journal of Nursing. [on-line]. Disponível em: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2009.1883/446
Martins CR, Dal Sasso GTM. Tecnologia: definições e reflexões para a prática em saúde e enfermagem. Texto Contexto Enferm, Florianópolis. [on-line]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v17n1/01.pdf
Rocha PK, Prado ML, Wal ML, Carraro TE. Cuidado e tecnologia: aproximações através do Modelo de Cuidado. Rer Bras Enferm. [on-line]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n1/18.pdf |