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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 9565789


9565789

PROMOVENDO AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Autores:
Neuliane Melo Sombra|neuliane.melo@gmail.com|enfermagem|enfermeira, Mestrando Em Enfermagem.|mestranda Na Universidade Federal do Amazonas|universidade Federal do Amazonas- Ufam ; Hanna Lorena Moraes Gomes|hannahlorena.mg@gmail.com|enfermagem|enfermeira|mestranda Na Universidade Federal do Amazonas|universidade Federal do Amazonas- Ufam ; Alcemira Bandeira de Oliveira|mira.bandeira@hotmail.com|enfermagem|enfermeira|mestre Em Enfermagem Pela Universidade Federal do Amazonas|universidade Federal do Amazonas- Ufam ; Noeli das Neves Toledo|nstoledo07@gmail.com|enfermagem|enfermeira, Doutora Em Ciências da Saúde.|professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas.|universidade Federal do Amazonas- Ufam

Resumo:
**PROMOVENDO AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES** _Neuliane Melo Somb__ra_1 Hanna Lorena Moraes Gome2  Alcemira Bandeira de Oliveira3   Noeli das Neves Toledo4 **RESUMO** No mundo inteiro as doenças cardiovasculares constituem importante causa de morte. Ações educativas voltadas para a prevenção e controle da hipertensão e diabetes, bem como dos seus fatores de risco associados, fortalece as práticas de auto cuidado em saúde melhorando a qualidade de vida do indivíduo. O objetivo é relatar a experiência no desenvolvimento da Atividade Curricular de Extensão, sobre educação em saúde na prevenção das doenças cardiovasculares. As atividades educativas foram planejadas e desenvolvidas pelos discentes do curso de graduação em enfermagem, sob a orientação dos coordenadores e colaboradores do projeto. Por meio de aulas expositivas e participativas o tema foi abordado em uma linguagem simples, facilitando a participação e o entendimento sobre o assunto de uma maneira descontraída e ao mesmo tempo articulada com a realidade do grupo. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e entender sobre suas medidas antropométricas (peso, altura e circunferência da cintura), bem como os valores da sua pressão arterial e dosagem capilar da sua glicose, triglicerídeos e colesterol total. Os participantes cujos valores estavam alterados foram orientados a buscar pelo serviço de saúde. Ao final de cada atividade foi aplicado instrumento com a finalidade de obter a opinião dos participantes sobre a atividade realizada. Ao considerar que a adoção de estilo de vida saudável se fortalece a partir da educação permanente em saúde, identificamos que esta ação possibilitou a troca de saberes entre o grupo envolvido. Para o público alvo, aproximou o conhecimento sobre os valores da sua pressão arterial, destacando a importância de se realizar a medida regularmente. Na perspectiva dos alunos, docente e colaboradores trouxe o aperfeiçoamento de habilidades e competências quanto à técnica da medida da pressão arterial e práxis educativa em diferentes contextos sociais. * * * 1Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas em associação com a Universidade Estadual do Pará. E-mail: [neuliane.melo@gmail.com](mailto:neuliane.melo@gmail.com) 2Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas em associação com a Universidade Estadual do Pará. 3Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas em associação com a Universidade Estadual do Pará. 4Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP/Botucatu/SP- Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas.


Referências:
1. OMS, Organização Mundial da Saúde. Temas da Saúde: doenças cardiovasculares. Disponível em http://www.who.int. Acesso em junho de 2010. 2. WHO. World Health Organization. Noncommunicable diseases country profiles. v., n., p. 209, 2011. 3. OMS. Organização Pan-Americana da Saúde: Doenças Cardiovasculares. v., n., p., 2017. 4. SOUZA, A. C. C. D.; MOREIRA, T. M. M.; BORGES, J. W. P. Educational technologies designed to promote cardiovascular health in adults: integrative review. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, n. 5, p. 944-951, 2014.