9565789 | PROMOVENDO AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES | Autores: Neuliane Melo Sombra|neuliane.melo@gmail.com|enfermagem|enfermeira, Mestrando Em Enfermagem.|mestranda Na Universidade Federal do Amazonas|universidade Federal do Amazonas- Ufam ; Hanna Lorena Moraes Gomes|hannahlorena.mg@gmail.com|enfermagem|enfermeira|mestranda Na Universidade Federal do Amazonas|universidade Federal do Amazonas- Ufam ; Alcemira Bandeira de Oliveira|mira.bandeira@hotmail.com|enfermagem|enfermeira|mestre Em Enfermagem Pela Universidade Federal do Amazonas|universidade Federal do Amazonas- Ufam ; Noeli das Neves Toledo|nstoledo07@gmail.com|enfermagem|enfermeira, Doutora Em Ciências da Saúde.|professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas.|universidade Federal do Amazonas- Ufam |
Resumo: **PROMOVENDO AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES**
_Neuliane Melo Somb__ra_1
Hanna Lorena Moraes Gome2
Alcemira Bandeira de Oliveira3
Noeli das Neves Toledo4
**RESUMO**
No mundo inteiro as doenças cardiovasculares constituem importante causa de
morte. Ações educativas voltadas para a prevenção e controle da hipertensão e
diabetes, bem como dos seus fatores de risco associados, fortalece as práticas
de auto cuidado em saúde melhorando a qualidade de vida do indivíduo. O
objetivo é relatar a experiência no desenvolvimento da Atividade Curricular de
Extensão, sobre educação em saúde na prevenção das doenças cardiovasculares.
As atividades educativas foram planejadas e desenvolvidas pelos discentes do
curso de graduação em enfermagem, sob a orientação dos coordenadores e
colaboradores do projeto. Por meio de aulas expositivas e participativas o
tema foi abordado em uma linguagem simples, facilitando a participação e o
entendimento sobre o assunto de uma maneira descontraída e ao mesmo tempo
articulada com a realidade do grupo. Os participantes tiveram a oportunidade
de conhecer e entender sobre suas medidas antropométricas (peso, altura e
circunferência da cintura), bem como os valores da sua pressão arterial e
dosagem capilar da sua glicose, triglicerídeos e colesterol total. Os
participantes cujos valores estavam alterados foram orientados a buscar pelo
serviço de saúde. Ao final de cada atividade foi aplicado instrumento com a
finalidade de obter a opinião dos participantes sobre a atividade realizada.
Ao considerar que a adoção de estilo de vida saudável se fortalece a partir da
educação permanente em saúde, identificamos que esta ação possibilitou a troca
de saberes entre o grupo envolvido. Para o público alvo, aproximou o
conhecimento sobre os valores da sua pressão arterial, destacando a
importância de se realizar a medida regularmente. Na perspectiva dos alunos,
docente e colaboradores trouxe o aperfeiçoamento de habilidades e competências
quanto à técnica da medida da pressão arterial e práxis educativa em
diferentes contextos sociais.
* * *
1Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas em
associação com a Universidade Estadual do Pará. E-mail:
[neuliane.melo@gmail.com](mailto:neuliane.melo@gmail.com)
2Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas em
associação com a Universidade Estadual do Pará.
3Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas em
associação com a Universidade Estadual do Pará.
4Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual Paulista
Júlio de Mesquita Filho/UNESP/Botucatu/SP- Professora Adjunta da Universidade
Federal do Amazonas.
Referências: 1. OMS, Organização Mundial da Saúde. Temas da Saúde: doenças cardiovasculares. Disponível em http://www.who.int. Acesso em junho de 2010.
2. WHO. World Health Organization. Noncommunicable diseases country profiles. v., n., p. 209, 2011.
3. OMS. Organização Pan-Americana da Saúde: Doenças Cardiovasculares. v., n., p., 2017.
4. SOUZA, A. C. C. D.; MOREIRA, T. M. M.; BORGES, J. W. P. Educational technologies designed to promote cardiovascular health in adults: integrative review. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, n. 5, p. 944-951, 2014. |