9548962 | INTERVENÇÕES EDUCATIVAS PARA A MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS HIPERTENSOS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA | Autores: Agueda Maria Ruiz Zimmer Cavalcante|aguedamrzc@gmail.com|enfermeiro|doutorado|docente|universidade Federal de Goiás ; Ricardo Costa da Silva|c.ricardocs@gmail.com|enfermeiro|especialista|enfermeiro|hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (hdt/uft) ; Flaviana Vieira|flavianamori@gmail.com|enfermeiro|doutor|docente|universidade Federal de Goiás ; Karina Suzuki|karina.fen@gmail.com|enfermeiro|doutor|docente|universidade Federal de Goiás ; Agueda Maria Ruiz Zimmer Cavalcante|aguedamrzc@gmail.com|enfermeiro|doutor|docente|universidade Federal de Goiás |
Resumo: Objetivo: avaliar a efetividade de intervenções educativas na melhora da
qualidade de vida de pessoas com hipertensão arterial. Método: revisão
integrativa da literatura que incluiu estudos que realizaram intervenções
educacionais direcionadas à hipertensos com vistas a melhora da qualidade de
vida. Busca realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS, IBECS, CUMED, BDENF,
SciELO e CINAHL, sem restrição de idioma, data e tamanho amostral. Cruzaram-se
os descritores “hipertensão”, “educação em saúde” e “qualidade de vida”
utilizando o operador boleano “AND”. Foram identificados 619 estudos, dos
quais 70 foram selecionados após a leitura do título e resumo e após o
processo de seleção e análise do artigo, um total de 10 compuseram esta
revisão. A coleta e análise dos dados foi realizada com auxílio de
instrumentos validados e avaliação do nível de evidência. Resultados: a
maioria dos estudos foi desenvolvida em caráter quase experimental, sob a
liderança de enfermeiros utilizando-se de instrumentos genéricos para
mensuração com melhora significativa na qualidade de vida. A tecnologia grupal
foi a estratégia mais utilizada. Conclusão: foi possível observar nos estudos
com amostra maior, que o seguimento de tempo mais longo com colaboração
multiprofissional revela achados clínicos mais relevantes, entretanto
avariedade do tamanho amostral nos estudos e das escalas utilizadas nas
investigações, impossibilita a identificação da intervenção educativa que
melhor interfere na qualidade de vida. Contribuições para a Enfermagem:
pacientes se beneficiam na abordagem terapêutica da educação em saúde
realizada por enfermeiros, que devem fortalecer competências de liderança na
implementação de atividades de educação em saúde para o manejo de condições
crônicas. Futuras investigações são necessárias para identificar as
intervenções mais eficazes a esses indivíduos que frequentemente são
assistidos por enfermeiros.
Referências: Malta Deborah Carvalho, Gonçalves Renata Patrícia Fonseca, Machado Ísis Eloah, Freitas Maria Imaculada de Fátima, Azeredo Cimar, Szwarcwald Celia Landman. Prevalência da hipertensão arterial segundo diferentes critérios diagnósticos, Pesquisa Nacional de Saúde. Rev. bras. epidemiol. [Internet]. 2018 [cited 2019 Apr 24]; 21(Suppl 1): e180021. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415790X2018000200419&lng=en.
Stevens B, Pezzullo L, Verdian L, Tomlinson J, George A, Bacal F. The Economic Burden of Heart Conditions in Brazil. Arq Bras Cardiol [Internet]. 2018 [cited 2019 Apr 24]; 111(1):29–36. Available from: http://www.gnresearch.org/doi/10.5935/abc.20180104.
Malta DC, Stopa SR, Iser BPM, Bernal RTI, Claro RM, Nardi ACF et al. Risk and protective factors for chronic diseases by telephone survey in capitals of Brazil, Vigitel 2014. Rev. bras. epidemiol. [Internet]. 2015 Dec [cited 2018 Jan 12]; 18(Suppl 2): 238-255. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rbepid/v18s2/en_1980-5497-rbepid-18-s2-00238.pdf.
Nunes BP, Thumé E, Facchini LA. Multimorbidity in older adults: magnitude and challenges for the Brazilian health system. BMC Public Health [Internet]. 2015 [cited 2019 Apr 24];1–11. Available from: http://dx.doi.org/10.1186/s12889-015-2505-8. |