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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 9548962


9548962

INTERVENÇÕES EDUCATIVAS PARA A MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS HIPERTENSOS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores:
Agueda Maria Ruiz Zimmer Cavalcante|aguedamrzc@gmail.com|enfermeiro|doutorado|docente|universidade Federal de Goiás ; Ricardo Costa da Silva|c.ricardocs@gmail.com|enfermeiro|especialista|enfermeiro|hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (hdt/uft) ; Flaviana Vieira|flavianamori@gmail.com|enfermeiro|doutor|docente|universidade Federal de Goiás ; Karina Suzuki|karina.fen@gmail.com|enfermeiro|doutor|docente|universidade Federal de Goiás ; Agueda Maria Ruiz Zimmer Cavalcante|aguedamrzc@gmail.com|enfermeiro|doutor|docente|universidade Federal de Goiás

Resumo:
Objetivo: avaliar a efetividade de intervenções educativas na melhora da qualidade de vida de pessoas com hipertensão arterial. Método: revisão integrativa da literatura que incluiu estudos que realizaram intervenções educacionais direcionadas à hipertensos com vistas a melhora da qualidade de vida. Busca realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS, IBECS, CUMED, BDENF, SciELO e CINAHL, sem restrição de idioma, data e tamanho amostral. Cruzaram-se os descritores “hipertensão”, “educação em saúde” e “qualidade de vida” utilizando o operador boleano “AND”. Foram identificados 619 estudos, dos quais 70 foram selecionados após a leitura do título e resumo e após o processo de seleção e análise do artigo, um total de 10 compuseram esta revisão. A coleta e análise dos dados foi realizada com auxílio de instrumentos validados e avaliação do nível de evidência. Resultados: a maioria dos estudos foi desenvolvida em caráter quase experimental, sob a liderança de enfermeiros utilizando-se de instrumentos genéricos para mensuração com melhora significativa na qualidade de vida. A tecnologia grupal foi a estratégia mais utilizada. Conclusão: foi possível observar nos estudos com amostra maior, que o seguimento de tempo mais longo com colaboração multiprofissional revela achados clínicos mais relevantes, entretanto avariedade do tamanho amostral nos estudos e das escalas utilizadas nas investigações, impossibilita a identificação da intervenção educativa que melhor interfere na qualidade de vida. Contribuições para a Enfermagem: pacientes se beneficiam na abordagem terapêutica da educação em saúde realizada por enfermeiros, que devem fortalecer competências de liderança na implementação de atividades de educação em saúde para o manejo de condições crônicas. Futuras investigações são necessárias para identificar as intervenções mais eficazes a esses indivíduos que frequentemente são assistidos por enfermeiros.


Referências:
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