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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 9537862


9537862

CURSO DE APRIMORAMENTO PARA ENFERMEIRAS(OS) OBSTÉTRICAS(OS) (CAEO/MS/UFF): DESAFIOS NA INSERÇÃO DAS(OS) APRIMORANDAS(OS) NO CENÁRIO ASSISTENCIAL DO PARTO E NASCIMENTO

Autores:
Paolla Amorim Malheiros Dulfe|paolla_amorim@yahoo.com.br|enfermeira Obstetrica - Doutorando Em Enfermagem|mestre Em Enfermagem Materno-infantil|enfermeira|instituto de Saúde Coletiva - Uff ; Valdecyr Herdy Alves|herdyalves@yahoo.com.br|enfermeiro|pós - Doutor Em Enfermagem|professor Titular|eeaac/uff ; Audrey Vidal Pereira|auviprof@yahoo.com.br|enfermeiro|doutor Em Enfermagem|professor Adjunto|eeaac/uff ; Rayanne Coco Cunha|cunharayanne@id.uff.br|academica de Enfermagem|academica de Enfermagem do 6° Periodo|academica de Enfermagem do 6° Periodo|eeaac/uff ; Thalita Rocha Oliveira|oliveira.thalita@oi.com.br|enfermeira Obstetrica|mestre Em Ciencias do Cuidado Em Saude|enfermeira Obstetrica|iff/fiocruz

Resumo:
_**Introdução:**_ O Aprimoramento de enfermeiras(os) obstétricas(os), com enfoque no componente parto e nascimento tem sido operacionalizado em território nacional objetivando reorientar, a partir do “Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice on)”, o modelo assistencial a mulheres e recém-nascidos. Este projeto tem sido implementado com foco nos hospitais de ensino qualificando os processos de atenção, gestão e formação relativos ao parto e nascimento, através de um modelo baseado em evidências científicas, humanização, segurança e garantia de direitos. _**Objetivo:**__ identificar os desafios apresentados pelas(os) aprimorandas(os) do CAEO/MS/UFF quanto à sua inserção na assistência ao parto e nascimento. **Métodos:** Estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa utilizando roda de conversa e análise de conteúdo, teorizada por Bardin. Realizado no CAEO/MS/UFF, ocorrido em Niterói/RJ, em Novembro e Dezembro de 2018 com 16 enfermeiras(os) obstétricas(os) aprimorandas(os). **Resultados:** __Destacaram-se a desproporção da demanda de trabalho frente ao dimensionamento do pessoal de enfermagem obstétrica causando sobrecarga e redução da qualidade da assistência ofertada; os conflitos com a equipe de saúde na assistência compartilhada como limitante da autonomia da(o) enfermeira(o) obstétrica(o); e a atuação da(o) enfermeira(o) obstétrica(o) sob tutela aliada a necessidade de validar sua competência técnica todo o tempo. __**Conclusão:**_ A presença indissociável da formação na prática profissional tem o potencial de tencionar inúmeras questões dos processos de trabalho, provocando as(os) profissionais envolvidas(os) a identificarem e enfrentarem os desafios apontados. Tais medidas oportunizam o fortalecimento do exercício profissional para atuação na assistência ao parto e nascimento, com base na humanização e nas evidências científicas atuais, considerando os preceitos éticos e legais da profissão. **Contribuições para a Enfermagem: **A abordagem dos hospitais de ensino, corroboram a relevância do projeto na mudança paradigmática do modelo assistencial obstétrico vigente, considerando-se uma iniciativa potente de transformação de tais Unidades de saúde enquanto modelos para futuros profissionais.


Referências:
BRASIL. Diretrizes nacionais de assistência ao parto normal: versão resumida [recurso eletrônico]. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde. / Brasília : Ministério da Saúde; 2017b. Disponível em http://conitec.gov.br/images/Protocolos/Diretrizes/Diretrizes_PartoNormal_VersaoReduzida_FINAL.pdf Acesso em 10 out 2018 BRASIL. Política Nacional de Humanização. Formação e intervenção. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. / Brasília : Ministério da Saúde; 2010 BRASIL. Política Nacional de Humanização. PNH. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. / Brasília : Ministério da Saúde; 2013 MINAYO, M.C.S.A; ASSIS, S.G.; SOUZA, E.R.(Org.).O Desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12ª ed. São Paulo: HUCITEC, 2012. 406 p. PEREIRA, A.V; ALVES, V.H.(org.) Caderno de Atividades do Curso de Aprimoramento para Enfermeiras(os) Obstétricas(os) com Enfoque no Componente Parto e Nascimento da Rede Cegonha. Projeto APICEON – Ministério da Saúde, Niterói-RJ, Brasil, 2018. RODRIGUES, M.S.P; LEOPARDI, M.T. O Método de Análise de Conteúdo: uma versão para enfermeiros. Fortaleza: Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, 1999. 118 p. SANTOS FILHO, S.B. Institutional support and analysis of work in healthcare: evaluative dimensions and experiences in the Brazilian Health System (SUS). Interface - Comunic., Saude, Educ., v.18, Supl 1, p.1013-25, 2014b. SANTOS FILHO, S.B. Pesquisa em Humanização: articulações metodológicas com o campo da avaliação. Saúde & Transformação Social. Florianópolis, v.5, n.2, p.01-10, 2014a. WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). WHO recommendations Intrapartum care for a positive childbirth experience. Geneva: World Health Organization; 2018b. Disponível em http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/275377/9789241550338-eng.pdf?ua=1 WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). WHO recommendations non-clinical interventions to reduce unnecessary caesarean sections. Geneva: World Health Organization; 2018a. Disponível em http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/275377/9789241550338-eng.pdf?ua=1