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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 9461644


9461644

ABORDAGEM DE ENFERMEIRAS AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO

Autores:
Maitê Melo Mota|maite.mota@yahoo.com.br|mestranda do Programa de Pós-graduação da Ufsc|enfermeira|estudante|universidade Federal de Santa Catarina ; Maria Lígia dos Reis Bellaguarda|bellaguardaml@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Doutora do Departamento de Enfermagem Ufsc|universidade Federal de Santa Catarina ; Maria Itayra Padilha|itayra.padilha@ufsc.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Doutora do Programa de Pós Graduação da Ufsc|universidade Federal de Santa Catarina ; Stefany Nayara Petry Dal Vesco|stefanypetry@hotmail.com|mestranda do Programa de Pós-graduação da Ufsc|enfermeira|estudante|universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
**Objetivo: **Descrever as estratégias de enfermeiras utilizadas nos processos de educação para a saúde acerca das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) nas escolas de ensino médio brasileiro. **Método: **Revisão integrativa da literatura, realizada em setembro de 2018, na biblioteca virtual em saúde: MEDLINE_, _LILACS, BDENF, Coleciona SUS, IBECS, CUMED, Index Psicologia, LIS, Recurso Multimídia, Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, CVSPBrasil_._ **Resultados: **As estratégias utilizadas convergem às metodologias ativas, que correspondem e atendem ao ensino-aprendizagem numa modalidade qualitativa. Observado nos artigos emergentes do estudo, por meio de recursos para o desenvolvimento da educação em saúde os quais foram abordados: tecnologias, blogs, websites, jogos educativos, as dinâmicas, rodas de conversa, palestras acerca do assunto realizada por profissionais da saúde, educação permanente com os servidores, para dinamizar o diálogo.1,2,3,4 Uma abordagem relevante nos dias de hoje é a internet, os blogs tornam-se uma importante ferramenta de troca de informações, agilizando facilitando a comunicação entre eles.1 O enfermeiro, ao desenvolver as atividades educativas em grupo, fqacilita a tomada de consciência específicas para promover e conscientizar a mudança de comportamento das práticas sexuais, facilitando a construção de atitude crítica e reflexiva, e medidas preventivas das ISTs/Aids.5 Trazendo sempre a questão socioeconômica e cultural a qual os adolescentes estão inseridos facilitando a compreensão destes.5 A inserção do profissional enfermeiro no âmbito da educação em saúde permite discussões amplas, abertas e respeitando as realidades. **Conclusão:** Os processos educativos abordados no estudo apresentam influencia na formação pessoal do adolescente, concluído a extrema importância do profissional de enfermagem estar inserido nesta modalidade, para facilitar a transmissão do conhecimento e da formação dos jovens. **Contribuições para enfermagem: **Contribui para qualificar e ampliar o vínculo educação, saúde e adolescentes e a segurança das informações passadas. E oportuniza espaços de trabalho, extensão, ensino e pesquisa em enfermagem.


Referências:
1. VALLI, Gabriela Petró; COGO, Ana Luísa Petersen. Blogs escolares sobre sexualidade: estudo exploratório documental. Rev. Gaúcha Enferm., Porto Alegre, v. 34, n. 3, p. 31-37, Set. 2013. Disponível em . Acesso em: 01 out. 2018. 2. FERREIRA, Adriana Gomes Nogueira; PINHEIRO, Patrícia Neyva Costa da. Website for STD/HIV/AIDS Prevention for Catholic Teenagers: a Validation Study. Online Brazilian Journal of Nursing, [S.l.], v. 12, p. 637-39, out. 2013. ISSN 1676-4285. Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2018. 3. BARBOSA, Stella Maia et al. Jogo educativo como estratégia de educação em saúde para adolescentes na prevenção às DST/AIDS. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 337-41, jul. 2010. ISSN 1518-1944. Disponível em: . Acesso em: 09 out. 2018. 4. CORTEZ, Elaine Antunes; SILVA, Lauanna Malafaia. Research-action: promoting health education with adolescents on sexually transmissible infections. Journal of Nursing UFPE, online, [S.l.], v. 11, n. 9, p. 3642-3649, sep. 2017. ISSN 1981-8963. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2018. 5. LUNA, Izaildo Tavares et al. Ações educativas desenvolvidas por enfermeiros brasileiros com adolescentes vulneráveis às DST/AIDS. Cienc. enferm., Concepción , v. 18, n. 1, p. 43-55, abr. 2012. Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2018