9431802 | A MONITORIA COMO UM INSTRUMENTO FACILITADOR DO APRENDIZADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM. | Autores: Gabriel Silva da Rosa de Carvalho|dilsonlopes2018@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|graduando|monitor de Sae das Faculdades São José|faculdades São José ; Carla Oliveira Shubert|carlashubert@yahoo.com.br|enfermeira|mestre Em Enfermagem Unirio|professor das Faculdades São José E Univeritas Rio; Enfermeira Ministério da Saúde.|ufrj ; Dilson da Silva Lopes|dilsonenfermagem2016@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|graduando|monitor de Sae das Faculdades São José|faculdades São José ; Elaine Coelho Costa|elainecoelhocosta@yahoo.com.br|acadêmico de Enfermagem|graduando|monitor de Sae das Faculdades São José|faculdades São José ; Tânia Catarina Sobral Soares|tcssmel@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem, Especialista Em Oncologia|professora Unesa E Faculdades São José, Enfermeira.|centro Universitário Celso Lisboa |
Resumo: A MONITORIA COMO UM INSTRUMENTO FACILITADOR DO APRENDIZADO: UM RELATO DE
EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM.
_Gabriel Silva da Rosa_, graduando em enfermagem e monitor de SAE pelas
Faculdade São José.
Carla Shubert, Enfermeira, Enfermeira Ministério da Saude, Doutoranda UERJ,
Mestre em enfermagem UNIRIO, Professora das Faculdades São Jose e Univeritas.
Dilson da Silva Lopes, graduando em enfermagem e monitor de SAE pelas
Faculdades São José.
Elaine Coelho Costa, graduandoem enfermageme monitora de SAE pelas Faculdades
São José.
Tânia Catarina Sobral Soares, Enfermeira Oncológica, Mestre em Enfermagem,
professora da graduação em enfermagem pela UNESA e Faculdades São José.
**Objetivo: **Descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem na disciplina de Semiologia e Semiotécnica na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).** Metodologia: **Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem, monitores da disciplina de Semiologia e Semiotécnica na SAE do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Faculdade privada localizada na zona Oeste do Rio de Janeiro. As atividades foram desenvolvidas entre junho de 2018 até abril de 2019, no laboratório de semiologia de enfermagem utilizando a simulação realística como principal ferramenta de aprendizado. As atividades de monitoria foram desenvolvidas por alunos-monitores que previamente cursaram a disciplina. **Resultados**: As atividades de monitoria possibilitaram a oportunidade de aprofundar os conteúdos da disciplina e além disso, o desenvolvimento de vínculos entre alunos, que veem o monitor como referência bem como, o estreitamento da relação com o docente, permitindo o aprendizado de novos conhecimentos e maiores oportunidades no que concerne ao desenvolvimento de outras atividades. O ambiente do laboratório configura-se como um espaço propício ao aprendizado, uma vez que os alunos têm a oportunidade de simular a realização de procedimentos que farão parte de sua vida profissional e, consequentemente, desenvolver e aprimorar habilidades psicomotoras antes de um contato real com os pacientes. **Conclusão: **A monitoria configurou-se como uma importante atividade exercida pelo monitor para o seu crescimento pessoal e profissional. Através dessa experiência os monitores puderam desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão que possibilitaram a consolidação de diversos conhecimentos. **Contribuições:** Ampliar o conhecimento referente à importância da monitoria de SAE enquanto instrumento de aprendizagem na formação profissional e pessoal dos futuros enfermeiros, usando como recursos didáticos a tecnologia do laboratório simulação realística de enfermagem.
Referências: 1. Assis F, Borsatto AZ, Silva PDD, Rocha PR, Lopes GT, Peres PL. Programa de monitoria acadêmica: percepções de monitores e orientadores. Rev Enferm UERJ. 2006;14(3):391-7.
2. Cardoso, MC e De Araújo, RP. Monitoria acadêmica: relato de experiência em disciplina aplicada da Terapia Ocupacional. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v.16, n.1, p.53-57, jan-jun. 2008. |