9423720 | DESIGUALDADES SOCIAIS E A FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA | Autores: Luzia da Conceição de Araujo Marques|luzaraujo@gmail.com|enfermeira|doutora|professora|uerj ; Debora Pedra Teixeira|livemylife.wolf@hotmail.com|estudante Enfermagem|estudante|4 Período|uerj ; Giullia Taldo Rodrigues|giulliatrodrigues@yahoo.com.br|estudante Enfermagem|estudante|7 Período|uerj ; Fabiana Marques da Paixão|fabiana.paixao99@outlock.com|estudante Enfermagem|estudante|4 Período|uerj ; Juliana Silva de Holanda|js_holanda@hotmail.com|estudante Enfermagem|estudante|4 Período|uerj |
Resumo: DESIGUALDADES SOCIAIS E A FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
**Objetivo**: Identificar as desigualdades sociais que permeiam a formação do aluno da Faculdade de Enfermagem da UERJ. **Método:** Pesquisa exploratória, descritiva, quantitativa, do tipo documental. Realizado durante a construção de oficinas pedagógicas na subárea Ética Social, no ano de 2018. Aborda as desigualdades sociais vividas por 37 (43%) dos graduandos de enfermagem que se declararam pardo ou preto. **Resultados**: Os alunos (44%) relataram ter vivido situações que apontavam para preconceitos. Em relação aos direitos sociais, identificamos que a moradia dos alunos não foi caracterizada como digna (75%). Vários estudantes (44%) já ficaram retidos em casa por questões relacionadas à violência urbana. Para cuidar da saúde eles (57%) utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS). Relatam como dificuldade o tempo de espera por mais de uma hora (88%), e ainda o retorno para casa por não conseguir atendimento médico (88%). O direito à alimentação adequada não foi observado para os estudantes que não ingerem três refeições diárias (44%) e que não incluem frutas, verduras, carboidratos e proteínas durante as refeições (94%). Em relação ao direito à educação, parte dos estudantes ingresaram na Faculdade apartir de cotas (37%), contudo a sua maioria (62%) ainda não possuia bolsa de permanência. **C****onclusão**: Durante abordagem ao tema direitos sociais, emergiram como parte da vida dos alunos o preconceito e algumas desigualdades sociais relacionadas ao direito à moradia, saúde, alimentação e à educação. Consideramos longo o caminho até que a sociedade compreenda e respeite os direitos de negros, assim como de outras pessoas. Aplaudimos os grupos que têm em pauta a igualdade e justiça social como parte de sua realidade e reafirmamos a necessidade das políticas afirmativas nesta universidade.**C****ontribuições**: A realidade dos alunos revelou desigualdades que precisam ser compreendidas para que eles possam abordar os pacientes entendendo que essa realidade não deve ser encarada com naturalidade.
Referências: 1- FERREIRA, Ricardo Frankllin; CAMARGO, Amilton Carlos. As relações cotidianas e a construção da identidade negra. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 31, n. 2, p. 374-389, 2011. Available from . access on 29 Mar. 2017.
2-Brasil. [Constituição (1988)] Constituição da República Federativa do Brasil– Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf?. Acesso em 28-03-2017.
3-Brasil. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Declara%C3%A7%C3%A3o-Universal-dos-Direitos-Humanos/declaracao-universal-dos-direitos-humanos.html. Acesso em 28-03-2017.
4- MACHADO, Renato Luiz Abreu. Direito à alimentação adequada, 2017. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/consea/acesso-a-informacao/institucional/conceitos/direito-humano-a-alimentacao-adequada. Acesso em 20-11-18.
5- TAVARES, Paulo Sérgio Araújo, BRISOLA, Elisa Maria Andrade, CAPARROZ, Claudia Magalhães. Direito à Educação e Ensino Superior Brasileiro: revisitando os aspectos históricos das contrarreformas, 2018. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/?. Acesso em 20-11-18
1- FERREIRA, Ricardo Frankllin; CAMARGO, Amilton Carlos. As relações cotidianas e a construção da identidade negra. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 31, n. 2, p. 374-389, 2011. Available from . access on 29 Mar. 2017.
2-Brasil. [Constituição (1988)] Constituição da República Federativa do Brasil– Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf?. Acesso em 28-03-2017.
3-Brasil. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Declara%C3%A7%C3%A3o-Universal-dos-Direitos-Humanos/declaracao-universal-dos-direitos-humanos.html. Acesso em 28-03-2017.
4- MACHADO, Renato Luiz Abreu. Direito à alimentação adequada, 2017. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/consea/acesso-a-informacao/institucional/conceitos/direito-humano-a-alimentacao-adequada. Acesso em 20-11-18.
5- TAVARES, Paulo Sérgio Araújo, BRISOLA, Elisa Maria Andrade, CAPARROZ, Claudia Magalhães. Direito à Educação e Ensino Superior Brasileiro: revisitando os aspectos históricos das contrarreformas, 2018. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/?. Acesso em 20-11-18
1- FERREIRA, Ricardo Frankllin; CAMARGO, Amilton Carlos. As relações cotidianas e a construção da identidade negra. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 31, n. 2, p. 374-389, 2011. Available from . access on 29 Mar. 2017.
2-Brasil. [Constituição (1988)] Constituição da República Federativa do Brasil– Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf?. Acesso em 28-03-2017.
3-Brasil. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Declara%C3%A7%C3%A3o-Universal-dos-Direitos-Humanos/declaracao-universal-dos-direitos-humanos.html. Acesso em 28-03-2017.
4- MACHADO, Renato Luiz Abreu. Direito à alimentação adequada, 2017. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/consea/acesso-a-informacao/institucional/conceitos/direito-humano-a-alimentacao-adequada. Acesso em 20-11-18.
5- TAVARES, Paulo Sérgio Araújo, BRISOLA, Elisa Maria Andrade, CAPARROZ, Claudia Magalhães. Direito à Educação e Ensino Superior Brasileiro: revisitando os aspectos históricos das contrarreformas, 2018. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/?. Acesso em 20-11-18
1- FERREIRA, Ricardo Frankllin; CAMARGO, Amilton Carlos. As relações cotidianas e a construção da identidade negra. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 31, n. 2, p. 374-389, 2011. Available from . access on 29 Mar. 2017.
2-Brasil. [Constituição (1988)] Constituição da República Federativa do Brasil– Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf?. Acesso em 28-03-2017.
3-Brasil. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Declara%C3%A7%C3%A3o-Universal-dos-Direitos-Humanos/declaracao-universal-dos-direitos-humanos.html. Acesso em 28-03-2017.
4- MACHADO, Renato Luiz Abreu. Direito à alimentação adequada, 2017. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/consea/acesso-a-informacao/institucional/conceitos/direito-humano-a-alimentacao-adequada. Acesso em 20-11-18.
5- TAVARES, Paulo Sérgio Araújo, BRISOLA, Elisa Maria Andrade, CAPARROZ, Claudia Magalhães. Direito à Educação e Ensino Superior Brasileiro: revisitando os aspectos históricos das contrarreformas, 2018. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/?. Acesso em 20-11-18
1- FERREIRA, Ricardo Frankllin; CAMARGO, Amilton Carlos. As relações cotidianas e a construção da identidade negra. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 31, n. 2, p. 374-389, 2011. Available from . access on 29 Mar. 2017.
2-Brasil. [Constituição (1988)] Constituição da República Federativa do Brasil– Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf?. Acesso em 28-03-2017.
3-Brasil. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Declara%C3%A7%C3%A3o-Universal-dos-Direitos-Humanos/declaracao-universal-dos-direitos-humanos.html. Acesso em 28-03-2017.
4- MACHADO, Renato Luiz Abreu. Direito à alimentação adequada, 2017. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/consea/acesso-a-informacao/institucional/conceitos/direito-humano-a-alimentacao-adequada. Acesso em 20-11-18.
5- TAVARES, Paulo Sérgio Araújo, BRISOLA, Elisa Maria Andrade, CAPARROZ, Claudia Magalhães. Direito à Educação e Ensino Superior Brasileiro: revisitando os aspectos históricos das contrarreformas, 2018. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/?. Acesso em 20-11-18
1- FERREIRA, Ricardo Frankllin; CAMARGO, Amilton Carlos. As relações cotidianas e a construção da identidade negra. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 31, n. 2, p. 374-389, 2011. Available from . access on 29 Mar. 2017.
2-Brasil. [Constituição (1988)] Constituição da República Federativa do Brasil– Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf?. Acesso em 28-03-2017.
3-Brasil. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Declara%C3%A7%C3%A3o-Universal-dos-Direitos-Humanos/declaracao-universal-dos-direitos-humanos.html. Acesso em 28-03-2017.
4- MACHADO, Renato Luiz Abreu. Direito à alimentação adequada, 2017. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/consea/acesso-a-informacao/institucional/conceitos/direito-humano-a-alimentacao-adequada. Acesso em 20-11-18.
5- TAVARES, Paulo Sérgio Araújo, BRISOLA, Elisa Maria Andrade, CAPARROZ, Claudia Magalhães. Direito à Educação e Ensino Superior Brasileiro: revisitando os aspectos históricos das contrarreformas, 2018. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/?. Acesso em 20-11-18
1- FERREIRA, Ricardo Frankllin; CAMARGO, Amilton Carlos. As relações cotidianas e a construção da identidade negra. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 31, n. 2, p. 374-389, 2011. Available from . access on 29 Mar. 2017.
2-Brasil. [Constituição (1988)] Constituição da República Federativa do Brasil– Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf?. Acesso em 28-03-2017.
3-Brasil. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Declara%C3%A7%C3%A3o-Universal-dos-Direitos-Humanos/declaracao-universal-dos-direitos-humanos.html. Acesso em 28-03-2017.
4- MACHADO, Renato Luiz Abreu. Direito à alimentação adequada, 2017. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/consea/acesso-a-informacao/institucional/conceitos/direito-humano-a-alimentacao-adequada. Acesso em 20-11-18.
5- TAVARES, Paulo Sérgio Araújo, BRISOLA, Elisa Maria Andrade, CAPARROZ, Claudia Magalhães. Direito à Educação e Ensino Superior Brasileiro: revisitando os aspectos históricos das contrarreformas, 2018. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/?. Acesso em 20-11-18
1- FERREIRA, Ricardo Frankllin; CAMARGO, Amilton Carlos. As relações cotidianas e a construção da identidade negra. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 31, n. 2, p. 374-389, 2011. Available from . access on 29 Mar. 2017.
2-Brasil. [Constituição (1988)] Constituição da República Federativa do Brasil– Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf?. Acesso em 28-03-2017.
3-Brasil. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Declara%C3%A7%C3%A3o-Universal-dos-Direitos-Humanos/declaracao-universal-dos-direitos-humanos.html. Acesso em 28-03-2017.
4- MACHADO, Renato Luiz Abreu. Direito à alimentação adequada, 2017. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/consea/acesso-a-informacao/institucional/conceitos/direito-humano-a-alimentacao-adequada. Acesso em 20-11-18.
5- TAVARES, Paulo Sérgio Araújo, BRISOLA, Elisa Maria Andrade, CAPARROZ, Claudia Magalhães. Direito à Educação e Ensino Superior Brasileiro: revisitando os aspectos históricos das contrarreformas, 2018. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/?. Acesso em 20-11-18
1- FERREIRA, Ricardo Frankllin; CAMARGO, Amilton Carlos. As relações cotidianas e a construção da identidade negra. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 31, n. 2, p. 374-389, 2011. Available from . access on 29 Mar. 2017.
2-Brasil. [Constituição (1988)] Constituição da República Federativa do Brasil– Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf?. Acesso em 28-03-2017.
3-Brasil. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Declara%C3%A7%C3%A3o-Universal-dos-Direitos-Humanos/declaracao-universal-dos-direitos-humanos.html. Acesso em 28-03-2017.
4- MACHADO, Renato Luiz Abreu. Direito à alimentação adequada, 2017. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/consea/acesso-a-informacao/institucional/conceitos/direito-humano-a-alimentacao-adequada. Acesso em 20-11-18.
5- TAVARES, Paulo Sérgio Araújo, BRISOLA, Elisa Maria Andrade, CAPARROZ, Claudia Magalhães. Direito à Educação e Ensino Superior Brasileiro: revisitando os aspectos históricos das contrarreformas, 2018. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/?. Acesso em 20-11-18
1- FERREIRA, Ricardo Frankllin; CAMARGO, Amilton Carlos. As relações cotidianas e a construção da identidade negra. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 31, n. 2, p. 374-389, 2011. Available from . access on 29 Mar. 2017.
2-Brasil. [Constituição (1988)] Constituição da República Federativa do Brasil– Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf?. Acesso em 28-03-2017.
3-Brasil. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Declara%C3%A7%C3%A3o-Universal-dos-Direitos-Humanos/declaracao-universal-dos-direitos-humanos.html. Acesso em 28-03-2017.
4- MACHADO, Renato Luiz Abreu. Direito à alimentação adequada, 2017. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/consea/acesso-a-informacao/institucional/conceitos/direito-humano-a-alimentacao-adequada. Acesso em 20-11-18.
5- TAVARES, Paulo Sérgio Araújo, BRISOLA, Elisa Maria Andrade, CAPARROZ, Claudia Magalhães. Direito à Educação e Ensino Superior Brasileiro: revisitando os aspectos históricos das contrarreformas, 2018. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/?. Acesso em 20-11-18 |