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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 9395350


9395350

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMEIROS QUE CUIDAM DE CRIANÇAS

Autores:
Dayane Fernandes Franco|dayanefrancof@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|universidade do Estado de Mato Grosso ; Lalisca Passos|laliscagomes@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|universidade do Estado de Mato Grosso ; Débora Costa Kind|deborakind@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|universidade de Cuiabá ; Deise Ferreira Romã do Nascimento|defero_1@hotmail.com|enfermeira Assistencialista Em Urgência E Emergência|especialista|enfermeira Assistencial|universidade do Estado de Mato Grosso ; Carolina Sampaio Oliveira|carolinasampaio@unemat.br|professora do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso|doutora Em Enfermagem Pelo Programa de Pós Graduação Em Enfermagem da Universidade de Brasília|professora do Curso de Enfermagem

Resumo:
**REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMEIROS QUE CUIDAM DE CRIANÇAS.** Autores: _Dayane Fernandes Franco;_ Carolina Sampaio Oliveira; Débora Costa Kind; Lalisca Passos, Deise Ferreira Romã do Nascimento. **OBEJETIVO**: Apreender as Representações Sociais acerca da SAE de enfermeiros que cuidam de crianças. **MÉTODOS:** Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, com base na Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (1962), realizado com 45 profissionais enfermeiros que atuavam na assistência à criança. Os dados foram coletados em maio de 2015, com a técnica de entrevista guiada. O corpus do estudo foi analisado utilizando o _software _Alceste. A partir dos dados, buscou-se, identificar aspectos significativos da temática, e a definição das dimensões que possibilitaram a apreensão das representações. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética UNEMAT, sob o parecer nº. 1.065.610. **RESULTADOS: **Compreender os valores, crenças e comportamentos atribuídos a Sistematização da Assistência é espaço para estimular e fortalecer o cuidado organizado à criança.  As representações sociais foram organizadas em dois eixos distintos, o primeiro refere-se a dimensão do conhecimento, localizando o tempo e o espaço que o conceito da sistematização foi forjado. O segundo assinala a dimensão prática, descrevendo a dinâmica assistencial nas clinicas. **CONCLUSÃO:** O local de primeiro contato e de formação do conceito da sistematização é o período da graduação, existe compreensão da importância desse método na organização e planejamento das ações de enfermagem. No cotidiano profissional ela é compartilhada a partir de aproximações e distanciamentos teóricos não favorecendo que o conhecimento tenha um objetivo prático. As representações da dimensão do conhecimento não parecem suficientes para ancorar a prática assistencial, apontando discrepâncias entre as representações, na valoração do saber e na qualidade do fazer cotidiano. **DESCRITORES**: Conhecimento, Assistência de enfermagem, Saúde da Criança. **ÁREA TEMÁTICA:** Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem.


Referências:
ALVES EATD, COGO ALP. Percepção de estudantes de enfermagem sobre o processo de aprendizagem em ambiente hospitalar. Rev. Gaúcha Enferm. [Internet] 2014;35(1) [acesso em 30 set 2016]. Disponível: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2014.01.42870. ALVES, AR; LOPES, CHAF; JORGE, MSB. Significado do processo de enfermagem para enfermeiros de uma unidade de terapia intensiva: uma abordagem interacionista. Rev Esc Enferm USP 2008; 42(4):649-55 www.ee.usp.br/reeusp. ANDRADE JS, VIEIRA MJ.: Prática assistencial de enfermagem: problemas, perspectivas e necesidade de sistematização, RevBrasEnferm 2005 maio-jun; 58(3):261-5.