9375259 | ELABORAÇÃO DE TECNOLOGIA “SHOW DOS ALIMENTOS” PARA PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES | Autores: Maria Veraci Oliveira Queiroz|veracioq@hotmail.com|enfermeira|doutora|docente|universidade Estadual do Ceará ; Caroline Magalhães de Alcântara|krouzinha_alcantara@hotmail.com|enfermeira|mestre|enfermeira Assistencial|universidade Estadual do Ceará ; Amanda Newle Sousa Silva|amandanewle@hotmail.com|enfermeira|doutoranda|enfermeira Assistencial|universidade Estadual do Ceará |
Resumo: A utilização dos jogos digitais na educação de crianças e adolescentes tem
crescido nos últimos anos, pois esses _games_ favorecem o desenvolvimento de
raciocínio, habilidade e aquisição de conhecimentos. O objetivo do estudo foi
elaborar tecnologia para a promoção do conhecimento de adolescentes sobre
alimentação. Pesquisa metodológica com desenvolvimento de um aplicativo:
_Show_ dos alimentos, um jogo, tipo _quiz_ sobre alimentos e nutrientes. Para
tanto, utilizou-se três fases: análise, desenho e desenvolvimento. Na análise,
obteve-se conhecimento do público alvo e seus interesses na tecnologia.
Participaram desta fase 307 adolescentes do ensino fundamental II de escola
pública da Regional IV em Fortaleza - Ce, no período de abril a junho de 2018.
Dos resultados observou-se que a tecnologia preferida dos adolescentes foi o
aparelho móvel (80,5%). A maioria (75,2%) relatou que se interessaria em jogar
um _game_, tipo _quiz_, sobre os alimentos. Número mais expressivo de
adolescentes (27,4%) relatou que gostaria que o jogo tivesse os ícones de
ajuda, tempo, dinheiro conquistado, _ranking_ local e nível de dificuldade. Na
fase do desenho descreveu-se a elaboração do conteúdo instrucional e a
produção do _design _para o referido aplicativo, o qual incorporam recompensas
(moedas e diamantes) e também elementos para estimular a competição (_ranking_
semanal e níveis de dificuldade) e adaptação de estratégias (_feedback_), como
também opções de ajuda (dica, pulo e bomba). Na fase do desenvolvimento houve
a concretização do que foi elaborado na etapa do desenho. A utilização desta
tecnologia pelo enfermeiro e profissionais de saúde e educação será uma
ferramenta de apoio no cuidado ao adolescente na promoção de hábitos
alimentares saudáveis.
Referências: Arpini LSB, Arpini AF. Integração dos campos de saúde coletiva e alimentação e nutrição num contexto de promoção da saúde relacionado às doenças crônicas não transmissíveis. Demetra: alimentação, nutrição & saúde; 9(3):451-65. 2014.
Baygi F, Heshmat R, Kelishadi R, Mohammadi F, Motlagh ME, Ardalan G et al. Regional Disparities in Sedentary Behaviors and Meal Frequency in Iranian Adolescents: The CASPIAN-III Study. Iran J Pediatr; 25(2):e182. 2015.
Lipsky LM, Haynie DL, Liu D, Chaurasia A, Gee B, Li K et al. Trajectories of eating behaviors in a nationally representative cohort of U.S. adolescents during the transition to young adulthood. Int J Behav Nutr Phys Act.; 12(138):1-11. 2015.
Brasil (MS). Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. 2. ed., 1. reimpr. Brasília : Ministério da Saúde; 2014. |