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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 9375259


9375259

ELABORAÇÃO DE TECNOLOGIA “SHOW DOS ALIMENTOS” PARA PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES

Autores:
Maria Veraci Oliveira Queiroz|veracioq@hotmail.com|enfermeira|doutora|docente|universidade Estadual do Ceará ; Caroline Magalhães de Alcântara|krouzinha_alcantara@hotmail.com|enfermeira|mestre|enfermeira Assistencial|universidade Estadual do Ceará ; Amanda Newle Sousa Silva|amandanewle@hotmail.com|enfermeira|doutoranda|enfermeira Assistencial|universidade Estadual do Ceará

Resumo:
A utilização dos jogos digitais na educação de crianças e adolescentes tem crescido nos últimos anos, pois esses _games_ favorecem o desenvolvimento de raciocínio, habilidade e aquisição de conhecimentos. O objetivo do estudo foi elaborar tecnologia para a promoção do conhecimento de adolescentes sobre alimentação. Pesquisa metodológica com desenvolvimento de um aplicativo: _Show_ dos alimentos, um jogo, tipo _quiz_ sobre alimentos e nutrientes. Para tanto, utilizou-se três fases: análise, desenho e desenvolvimento. Na análise, obteve-se conhecimento do público alvo e seus interesses na tecnologia. Participaram desta fase 307 adolescentes do ensino fundamental II de escola pública da Regional IV em Fortaleza - Ce, no período de abril a junho de 2018. Dos resultados observou-se que a tecnologia preferida dos adolescentes foi o aparelho móvel (80,5%). A maioria (75,2%) relatou que se interessaria em jogar um _game_, tipo _quiz_, sobre os alimentos. Número mais expressivo de adolescentes (27,4%) relatou que gostaria que o jogo tivesse os ícones de ajuda, tempo, dinheiro conquistado, _ranking_ local e nível de dificuldade. Na fase do desenho descreveu-se a elaboração do conteúdo instrucional e a produção do _design _para o referido aplicativo, o qual incorporam recompensas (moedas e diamantes) e também elementos para estimular a competição (_ranking_ semanal e níveis de dificuldade) e adaptação de estratégias (_feedback_), como também opções de ajuda (dica, pulo e bomba). Na fase do desenvolvimento houve a concretização do que foi elaborado na etapa do desenho. A utilização desta tecnologia pelo enfermeiro e profissionais de saúde e educação será uma ferramenta de apoio no cuidado ao adolescente na promoção de hábitos alimentares saudáveis.


Referências:
Arpini LSB, Arpini AF. Integração dos campos de saúde coletiva e alimentação e nutrição num contexto de promoção da saúde relacionado às doenças crônicas não transmissíveis. Demetra: alimentação, nutrição & saúde; 9(3):451-65. 2014. Baygi F, Heshmat R, Kelishadi R, Mohammadi F, Motlagh ME, Ardalan G et al. Regional Disparities in Sedentary Behaviors and Meal Frequency in Iranian Adolescents: The CASPIAN-III Study. Iran J Pediatr; 25(2):e182. 2015. Lipsky LM, Haynie DL, Liu D, Chaurasia A, Gee B, Li K et al. Trajectories of eating behaviors in a nationally representative cohort of U.S. adolescents during the transition to young adulthood. Int J Behav Nutr Phys Act.; 12(138):1-11. 2015. Brasil (MS). Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. 2. ed., 1. reimpr. Brasília : Ministério da Saúde; 2014.