Imprimir Resumo


20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 9349003


9349003

PRÁTICA DOCENTE E AS INTERFERÊNCIAS NA SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Geilsa Soraia Cavalcanti Valente|geilsavalente@yahoo.com.br|enfermeiro|doutorado|professor|universidade Federal Fluminense ; Vnessa Ramos Lourenço|lalexca36@gmail.com|psicóloga|mestranda|professor|universidade Federal Fluminense ; Cristhian Antônio Brezolin|geilsavalente@yahoo.com.br|enfermeiro|mestrando|aluno de Mestrado|universidade Federal Fluminense ; Enéas Rangel Teixeira|eneaspsi@hotmail.com|enfermeiro|doutorado|professor|universidade Federal Fluminense

Resumo:
**Objetivo: **revelar a relação entre a prática docente e o adoecimento mental do professor. **Método: **revisão integrativa da literatura realizada no mês de outubro de 2018 com coleta nas bases de dados disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde: Lilacs, Medline, Index Psicologia, e também a base de dados Eric no período compreendido entre 2014 e 2018, utilizando os descritores “schoolteachersand mental health”, “docente and saúde mental”, “professores and saúde mental” e “ facultyand mental health”.**Resultados: **foramidentificados12 artigos, a partir da utilização dos descritores selecionados com o tema “Saúde mental docente”. A partir das análises textuais quatro categorias temáticas foram construídas: avaliação da prevalência de doença mental nos docentes; as influências das condições de trabalho e práticas docentes na saúde mental do professor; estratégias de intervenção para a prevenção e melhoria da qualidade de vida dos docentes; a relação entre a saúde mental docente e a qualidade da aprendizagem dos alunos.**Conclusão:**evidenciou-se a doença mental docente como um problema crescente em todo o mundo, sendo necessárias novas pesquisas para aprofundar a compreensão deste fenômeno e a criação de propostas de promoção da qualidade de vida destes trabalhadores da educação.


Referências:
.MELO, Leandro Ferreira. et al.Políticas Públicas e Rotina Escolar:Uma análise sobre seus impactos na saúde docente.In: 3rd. International Symposium on Adolescence(s): Vulnerabilities, Protagonisms and Challenges & 1st. Fórum (Re)Pensando a Educação, no período de 4 a 6 de outubro na UNIFESP., 2017, São Paulo. 3rd. International Symposium on Adolescence(s): Vulnerabilities, Protagonisms and Challenges & 1st. Fórum (Re)Pensando a Educação, no período de 4 a 6 de outubro na UNIFESP., 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.22388/2525-5894.2017.08 MESSIAS C.M , VALENTE G.S.C, Prática docente de enfermagem no ensino superior: Intervenção para a promoção da saúde mental do professor. Investigação Qualitativa em Educação. InvestigaciónCualitativa em Educacion. Volume 1. 2017. 17. MINISTERIO DA SAUDE (Brasil). DEPARTAMENTO DE INFORMATICA DO SUS – DATASUS. Informações de Saúde, Epidemológicas e Morbidades: banco de dados Disponível em:http://www.datasus.gov.br/cid10/V2008/cid10.htm - Acesso em 15-09-2018 18. MOREIRA, Lecy Rodrigues. Manual Revisão Bibliográfica Sistemática Integrativa:a pesquisa baseada em evidências.Grupo ânimaEducação. Belo Horizonte: 2014. NAGHIEH, Ali. et al. Organisational interventions for improving wellbeing and reducing work‐related stress in teachers. Cochrane Database of Systematic Reviews 2015, Issue 4. Art. No.: CD010306. DOI: 10.1002/14651858.CD010306.pub2. 20. NEVES, J.R. Mary. Saúde mental dos discentes e docentes da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa: Relação com o processo ensino-aprendizagem e a promoção da saúde mental. 2014- 71f. Trabalho de conclusão do curso de graduação de enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2014. 21. OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5385:com-depressao-no-topo-da-lista-de-causas-de-problemas-de-saude-oms-lanca-a-campanha-vamos-cconversar&Itemid=839. Acesso em 15-09-2018 SILVEIRA, K. A; ENUMO, S. R. F.; BATISTA, E. P. Indicadores de estresse e estratégias de enfrentamento em professores de ensino multisseriado. Psicol. Esc. Educ., Maringá , v. 18, n. 3, p. 457-465, Dec. 2014 . Available from . access on 04 Nov. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0183767. .TAMILSELVI, B.; THANGARAJATHI, S.Subjective Well-Being of School Teachers after Yoga--An Experimental Study.Journal on Educational Psychology, v9 n4 p27-37 Feb-Apr 2016 VALENTE G. S. C., CORTEZ E.A, SERQUEIRA A.A.C, Construção empírica e validação de um instrumento de avaliação global de saúde mental.  Revista Enfermagem 81(1519-339X):38-45 • June 2017 VAN RENSBURG, E. J; VISSER, J. J.Learner-To-Teacher Bullying as a Potential Factor Influencing Teachers´ Mental Health.South African Journal of Education, v38 n1 Article 1358 Feb 2018Woudstra, M. H; 2018.