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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 9336452


9336452

QUALIDADE DE VIDA DOS DOCENTES UNIVERSITÁRIOS NA PÓS MODERNIDADE.

Autores:
Janaina Moreno de Siqueira|janaina.moreno@ymail.com|estudante de Pós-graduação|especialista Em Docência No Ensino Superior|mestranda Em Enfermagem E Saúde Coletiva|universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Enfermagem Anna Nery ; Anna Carolina de Araújo Cavalcante|anna.salles.ana@gmail.com|estudante da Graduação|graduando Em Enfermagem|integrante do Projeto de Extensão: Promoção da Qualidade de Vida Na Comunidade.bolsista Pibic-cnpq|universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola ; Fabrício Claussen de Oliveira Diogo|fabricioclaussen@hotmail.com|estudante da Graduação|graduando Em Enfermagem|bolsista de Extensão do Programa Integrado Pesquisa-assistência da Eean-ufrj|universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Enfermagem Anna ; Karla Gualberto Silva|karlagualberto@hotmail.com|estudante de Pós-graduação|enfermeira|mestranda Em Enfermagem E Saúde Coletiva|universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Enfermagem Anna Nery ; Sheila Nascimento Pereira de Farias|sheilaguadagnini@gmail.com|professora Associada Iii|doutora Em Enfermagem|professora|universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Enfermagem Anna Nery

Resumo:
**QUALIDADE DE VIDA DOS DOCENTES UNIVERSITÁRIOS NA PÓS MODERNIDADE** _Janaina Moreno de Siqueira_;Anna Carolina de Araújo Cavalcante;Fabrício Claussen de Oliveira Diogo; Karla Gualberto Silva;Sheila Nascimento Pereira de Farias **Resumo:**O conceito de qualidade de vida atualmente mostra-se dinâmico em relação aos processos de produção, circulação e consumo de bens e riqueza, relacionando o ser humano com sua cultura e seu meio, observa-se aspectos universais como bem-estar físico e psicológico, relações sociais, nível de independência e crenças pessoais(1).No contexto do neo-liberalismo, em Tempos Líquidos de Bauman, versa que o tempo de dedicação ao trabalho é inversamente proporcional a disponibilidade para atividades pessoais, na qualidade de vida, dessa forma ocorre uma sobrecarga de exigências individuais e familiares, prejudicando o seu contexto social(2). As novas exigências tecnológicas e modelos gerenciais de qualidade, recaem sobre os docentes com a intensificação do trabalho e aumento constante do ritmo(3).**Objetivo:**verificar a produção científica acerca da qualidade de vida dos docentes universitários. **Método:**utilizou-se a revisão integrativa como método de investigação, e a questão norteadora: “Quais evidências cientificas se apresentam acerca da qualidade de vida de docentes universitários na pós-modernidade?”. Como critérios de inclusão, os estudos dentro do recorte cronológico de 2013-2019, apresentados em português, inglês e espanhol, com texto completo disponível e indexados nas bases de dados LILACS e MEDLINE. **Resultados**:Foram encontrados 12 artigos e os resultados dispostos em quadros onde evidencia-se que a profissão docente é uma das que mais sofrem pela multiplicidade de tarefas, atividades e cobranças, interferindo no processo de trabalho no ensino universitário. Conclusão: Destaca-se que esses profissionais possuem o aumento crescente das proporções nos seus níveis de estresse, síndromes, transtornos mentais, problemas vocais, interferindo diretamente na qualidade de vida.**Implicações **:faz necessário investir em estratégias de prevenção e promoção da saúde nos contextos de trabalho, como também a revisão dos processos de trabalho. **Descritores**:qualidade de vida;professor universitário;docentes;


Referências:
1- Souto L, Souza S, Lima C, Lacerda M, Vieira M, Costa F,etall. Fatores associados a qualidade de vida de docentes da área de saúde. Revista Brasileira de Educação Médica.Brasil,2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v40n3/1981-5271-rbem-40-3-0452.pdf 2- Bauman, Zygmunt.Modernidade Liquida-Rio de Janeiro, 2001. 3- Barbosa M, Menezes T, Santos S, Olinda R, Costa G. Qualidade de vida no trabalho dos profissionais de saúde no sistema prisional. Ciências e Saúde Coletiva, 23 Brasil. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v23n4/1413-8123-csc-23-04-1293.pdf