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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 9285351


9285351

FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM GRADUANDOS DE ENFERMAGEM

Autores:
Mônica de Almeida Karam|monicadeakaram@yahoo.com.br|enfermeira|mestre|professor Adjunto|universidade do Grande Rio ; Claudia Regina Menezes Rocha Pocas|claudia.pocas@unigranrio.edu.br|enfermeira|doutora|professor Adjunto|universidade do Grande Rio ; Delaine de Oliveira Silva|delaineoliveirasilva@unigranrio.br|enfermeira|graduação Em Enfermagem|enfermeira|universidade do Grande Rio ; Nathalia Maria da Silva|nathaliamaria.enf@gmail.com|estudante|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|universidade do Grande Rio ; Thiago Tavares Coelho de Carvalho|thiagot.coelho@outlook.com|estudante|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|universidade do Grande Rio

Resumo:
**Introdução**: A doença cardiovascular (DCV) é considerada crônica e representa um grave problema de saúde pública em todo mundo. Segundo dados disponíveis pela organização mundial de saúde (OMS), as DCVS são consideradas a principal causa de óbito a nível mundial. Evidências apontam que o processo aterosclerótica se inicia na fase da infância, progredindo continuamente durante as outras fases da vida. A realidade apresentada ao acadêmico de enfermagem logo no início (1º período) da faculdade, é experimentada  pelos mesmos como uma vivência totalmente nova; sensações de medo, angustia e expectativa são sentidas e grandes responsabilidades e deveres agora fazem parte de sua vida diária. Ao longo dos períodos, inicia-se um processo de adaptação pelo acadêmico e o mesmo começa a seguir o ritmo imposto, mas a ansiedade, estresse, inatividade física e má- alimentação é um bônus negativo que se adquiri pelo acadêmico, que tenta a todo momento conciliar a faculdade, juntamente com as obrigações de vida diária e uma parcela significativa com o acréscimo do trabalho, o que afeta a qualidade de vida desses jovens. **Objetivos**: Analisar a ocorrência de risco cardiovascular em acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem do 10º período no fluxo curricular em uma Universidade Privada do Estado do Rio de Janeiro e Analisar os potenciais fatores de risco na população de Graduandos do Curso de Enfermagem ao final do período acadêmico. **Metodologia**: Trata-se de um estudo de natureza quantitativa, onde participaram do estudo alunos do 10º período do curso de graduação em enfermagem, devidamente matriculados. Foi utilizado questionário para obtenção de dados sociodemográficos, pressão arterial (PAS e PAD), perfil alimentar, atividade física, medidas antropométricas e história familiar de doencas crônicas. Os dados foram tabulados em planilhas do excel e os resultados obtidos foram analisados no Programa Excel. **Resultados e Discussão**: A amostra foi composta de 72 participantes. A amostra foi composta por graduandos do 10º período (n:72)  foram recrutados discentes dos turnos diurno e noturno. O estudo revela predominância de faixa etária 20 a 25 anos, sexo feminino, solteiros, ausência de filhos, trabalho remunerado e raça parda. Os achados deste estudo demonstram altas porcentagens para baixo consumo de frutas  90%, alimentação não saudável (elevado consumo de frituras) 54%, sedentarismo  54% , IMC elevado  60% e Circunferência da Cintura  aumentada  60%. O elevado consumo de alimentos não saudáveis associou-se à valores elevados de atividade irregular (sedentarismo), tendo forte relação com IMC elevado e CC alterada. Os indicadores que mais se associaram aos FRCV foram: IMC elevado, CC alterada, alimentação não saudável, inatividade física/sedentarismo, comportamentos sedentários, história familiar de hipertensão e obesidade. **Conclusão: **A  partir dos resultados daremos início a informações para prevenção em relação aos riscos cardiovasculares nesta população, que em sua maioria são modificáveis, podendo assim serem reduzidos por meio de hábitos alimentares saudáveis, prática de atividade física regular e mudanças nos hábitos de vida. Ações multimidia (anuncios, lembretes no portal dos alunos), palestras e aulas através de metodologias ativas (simulações, mesa Sectra)  darão inicio após os dados com um Programa de Educação em Saúde seja iniciado durante o período acadêmico contribuindo para a conscientização destes alunos ainda na fase de Graduação.


Referências:
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