9222917 | PROCESSO EDUCATIVO DIALÓGICO PARA PREPARO DE FAMILIARES DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE NA TRANSIÇÃO DO HOSPITAL PARA CASA | Autores: Juliana Rezende Montenegro Medeiros de Moraes.|jumoraes333@gmail.com|enfermeira|doutora|professora|universidade Federal do Rio de Janeiro ; Meirilane Lima Precce|meiriprecce@hotmail.com|enfermeira|mestre|enfermeira|universidade Federal do Rio de Janeiro |
Resumo: OBJETIVO: Conhecer as demandas educativas dos familiares de crianças com
necessidades especiais de saúde (CRIANES) na transição do hospital para casa.
MÉTODO: Estudo qualitativo desenvolvido pelo Método Criativo Sensível, a
partir de quatro grupos educativos operacionalizados pela Dinâmica de
Criatividade e Sensibilidade (DCS) Almanaque, realizado de fevereiro a junho
de 2018 na Unidade de Pacientes Internos (UPI) de um hospital público do Rio
de Janeiro, CAAE: 78848517.8.3001.5269. Os participantes do estudo foram 9
familiares de CRIANES hospitalizadas. RESULTADOS: As demandas educativas de
origem social foram relativas ao Benefício da Prestação Continuada, da Lei
Orgânica de Assistência Social (BPC/LOAS); Tratamento Fora do Domicílio (TFD),
Fornecimento de alimentação especial e Atendimento domiciliar. No cuidado
clínico surgiram demandas educativas relacionadas aos cuidados e manuseio da
gastrostomia; Cuidados com o comportamento da criança; Cuidados com a criança
que tem convulsão; Avaliação da temperatura corporal; Administração de
medicamentos como spray aerossol nasal; Cuidados com a alimentação de CRIANES.
CONCLUSÃO: Este estudo demonstra o grande número de demandas sociais e
clínicas apontadas pelos familiares de CRIANES, pois eles experimentam
problemas sociais e novas necessidades de cuidados clínicos que devem ser
conduzidos com uma transição do hospital para casa adequada. O enfermeiro deve
atuar como coordenador do processo educativo para ajudar com o empoderamento
do familiar cuidador de CRIANES, sobre seus direitos e de suas crianças a uma
rede de apoio social efetiva. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: Desenvolver
preparo com familiares de CRIANES em transição do hospital para casa de forma
adequada e integral com dialogicidade.
Referências: Góes FGB, Cabral IE. Discourses on discharge care for children with special healthcare needs. Rev Bras Enferm. 2017;70(1):154-61. doi: 10.1590/0034-7167-2016-0248
Viana IS, Silva LF, Cursino EG, Conceição DS, Goes FGB, Moraes JRMM de. Educational encounter of nursing and the relatives of children with special health care needs.Texto Contexto enferm. 2018;27(3): e5720016.doi: 10.1590/0104-070720180005720016
Aboneh EA, Chui MA, Care coordination, medical complexity, and unmet need for prescription medications among children with special health care needs. Res Social Adm Pharm. 2017;13(3):524-529. doi:10.1016/j.sapharm.2016.05.043
Cabral IE, Moraes JRMM. Family caregivers articulating the social network of a child with special health care needs. Rev Bras Enferm. 2015;68(6):769-76.doi: 10.1590/0034-7167.2015680612i
Caicedo C. Children With Special Health Care Needs: Child Health and Functioning Outcomes and Health Care Service Use. Journal of Pediatric Health Care. 2016; 30(6): 590-98. doi:10.1016/j.pedhc.2015.12.003
Esteves JS, Silva LFS, Conceição DS, Paiva ED. Families’ concerns about the care of children with technology-dependent special health care needs. Invest Educ Enferm. 2015;33(3):547-55. doi: 10.17533/udea.iee.v33n3a19. |