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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 9149705


9149705

PERFIL DOS PROJETOS DE EXTENSÃO EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores:
Tatiana de Gouvêa Martins|tgouveam@hotmail.com|enfermeira|enfermeira|residente de Enfermagem|escola de Enfermagem Alfredo Pinto- Eeap Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-unirio ; Eva Maria Costa|eva@unirio.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professor Associado Ii|escola de Enfermagem Alfredo Pinto- Eeap Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-unirio

Resumo:
PERFIL DOS PROJETOS DE EXTENSÃO EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Tatiana de Gouvêa Martins Eva Maria Costa OBJETIVO: Identificar as propostas de extensão apresentadas pela enfermagem nas Universidades Públicas do Estado do Rio de janeiro; traçar o perfil dos projetos de extensão de Enfermagem das Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro. Acredita-se que será uma contribuição para maior visibilidade e divulgação das ações e atuação de extensão realizadas pela Enfermagem, focadas nas necessidades da população. MÉTODO: estudo descritivo com abordagem qualitativa, foram utilizados dados secundários do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj). RESULTADOS: foram identificados 767 projetos de extensão na consulta ao SIGProj, sendo 122 elaborados pelos Departamentos de Enfermagem e desenvolvidos em diferentes espaços como: unidades de saúde, nas universidades, escolas, comunidades, espaços públicos, igrejas. CONCLUSÃO: ter acesso à informação sobre os projetos de extensão, as demandas sociais as quais eles atendem e os espaços em que são desenvolvidos, possibilitou traçar parcialmente o perfil dos projetos de extensão, conhecer a clientela assistida e as ações de saúde desenvolvidas e aplicadas de forma individual e coletiva em prol da qualidade de vida, prevenção de doenças, promoção da saúde, segurança do paciente e autocuidado.


Referências:
Costa EM. Avaliação das Ações Desenvolvidas no Programa Fábrica de Cuidados: agenciamento da ajuda prestada aos clientes. 2015. 215 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2015. Brasil. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Lei Nº 5540, de 28 de novembro. Brasília: Congresso Nacional, 1968. Disponível em: . acessado em 22 jun. 2018. Plano Nacional de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. – Coleção Extensão Universitária; v.1. Ilhéus: Editus, 2001. 65p. Política Nacional de Extensão Universitária/ Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX). Manaus 2012. Frantz W.; Silva EW. As funções sociais da universidade: o papel da extensão e a questão das comunitárias. Ijuí: Editora da UNIJUÍ, 2002 Almeida Filho N. A Universidade Nova – textos críticos e esperançosos. Editora UnB, Salvador: EDUFBA, 2007 Soares LT. (Re)definições das relações da Extensão com a Sociedade: a questão da Prestação de Serviços. SESU/MEC. VII Seminário Nacional REUNI. Brasília (DF), 2009. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/laura_tavares.pdf>. Acessado em 28 out 2017. SIGProj. Sistema de Informação e Gestão de Projetos. Disponível em . Acessado em 7 de abr. 2018. Richardson RJ. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2008. Minayo MCS. O desafio do conhecimento, pesquisa qualitativa em saúde. pag.11. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2004. CDC Centers for Disease Control and Prevention. Info (TM) 7.2. Database and statistics software for public health professionals. CDC. 2012 Disponível em: . Acessado em 19 de jun. de 2018. Relação de Projetos de Extensão em Andamento 2018, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Disponível em . Acessado em 17 jun. 2018. Relação de Projetos de Extensão da Faculdade de Enfermagem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Acesso disponível em: . Acessado em 17 jun. 2018.