9149705 | PERFIL DOS PROJETOS DE EXTENSÃO EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | Autores: Tatiana de Gouvêa Martins|tgouveam@hotmail.com|enfermeira|enfermeira|residente de Enfermagem|escola de Enfermagem Alfredo Pinto- Eeap Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-unirio ; Eva Maria Costa|eva@unirio.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professor Associado Ii|escola de Enfermagem Alfredo Pinto- Eeap Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-unirio |
Resumo: PERFIL DOS PROJETOS DE EXTENSÃO EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE
JANEIRO
Tatiana de Gouvêa Martins
Eva Maria Costa
OBJETIVO: Identificar as propostas de extensão apresentadas pela enfermagem
nas Universidades Públicas do Estado do Rio de janeiro; traçar o perfil dos
projetos de extensão de Enfermagem das Universidades Públicas do Estado do Rio
de Janeiro. Acredita-se que será uma contribuição para maior visibilidade e
divulgação das ações e atuação de extensão realizadas pela Enfermagem, focadas
nas necessidades da população. MÉTODO: estudo descritivo com abordagem
qualitativa, foram utilizados dados secundários do Sistema de Informação e
Gestão de Projetos (SIGProj). RESULTADOS: foram identificados 767 projetos de
extensão na consulta ao SIGProj, sendo 122 elaborados pelos Departamentos de
Enfermagem e desenvolvidos em diferentes espaços como: unidades de saúde, nas
universidades, escolas, comunidades, espaços públicos, igrejas. CONCLUSÃO: ter
acesso à informação sobre os projetos de extensão, as demandas sociais as
quais eles atendem e os espaços em que são desenvolvidos, possibilitou traçar
parcialmente o perfil dos projetos de extensão, conhecer a clientela assistida
e as ações de saúde desenvolvidas e aplicadas de forma individual e coletiva
em prol da qualidade de vida, prevenção de doenças, promoção da saúde,
segurança do paciente e autocuidado.
Referências: Costa EM. Avaliação das Ações Desenvolvidas no Programa Fábrica de Cuidados: agenciamento da ajuda prestada aos clientes. 2015. 215 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2015.
Brasil. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Lei Nº 5540, de 28 de novembro. Brasília: Congresso Nacional, 1968. Disponível em: . acessado em 22 jun. 2018.
Plano Nacional de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. – Coleção Extensão Universitária; v.1. Ilhéus: Editus, 2001. 65p.
Política Nacional de Extensão Universitária/ Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX). Manaus 2012.
Frantz W.; Silva EW. As funções sociais da universidade: o papel da extensão e a questão das comunitárias. Ijuí: Editora da UNIJUÍ, 2002
Almeida Filho N. A Universidade Nova – textos críticos e esperançosos. Editora UnB, Salvador: EDUFBA, 2007
Soares LT. (Re)definições das relações da Extensão com a Sociedade: a questão da Prestação de Serviços. SESU/MEC. VII Seminário Nacional REUNI. Brasília (DF), 2009. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/laura_tavares.pdf>. Acessado em 28 out 2017.
SIGProj. Sistema de Informação e Gestão de Projetos. Disponível em . Acessado em 7 de abr. 2018.
Richardson RJ. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
Minayo MCS. O desafio do conhecimento, pesquisa qualitativa em saúde. pag.11. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
CDC Centers for Disease Control and Prevention. Info (TM) 7.2. Database and statistics software for public health professionals. CDC. 2012 Disponível em: . Acessado em 19 de jun. de 2018.
Relação de Projetos de Extensão em Andamento 2018, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Disponível em . Acessado em 17 jun. 2018.
Relação de Projetos de Extensão da Faculdade de Enfermagem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Acesso disponível em: . Acessado em 17 jun. 2018. |