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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 9109390


9109390

TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS EM ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DO CICLO PROFISSIONALIZANTE

Autores:
Gilvana Jessica de Oliveira Higa|enf.gilvana@gmail.com|enfermeira|especialização Em Enfermagem Em Terapia Intensiva|mestranda Em Enfermagem|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Elias Barbosa de Oliveira|eliasbo@oi.com.br|enfermeiro|doutor Em Enfermagem|professor Associado|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Raphael Lopes Valério|raphael_rlv@hotmail.com|enfermeiro|especialização Em Enfermagem Cardiovascular|enfermeiro|hospital Universitário Pedro Ernesto ; Lucas Barbosa Santos Dias|lucasbsantos94@gmail.com|enfermeiro|especialização Em Saúde Mental|enfermeiro|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Julia Fernanda da Silva Sodré|julia.f.sodre@hotmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda de Enfermagem|estudante|universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo:
Com o ingresso nas instituições de ensino os acadêmicos enfrentam inúmeras regras e obrigações diferentes do ensino médio. Nessa situação o estresse pode ser ampliado devido a fatores como: a necessidade de socialização com os novos colegas e professores, as regras e os conteúdos relativos à aprendizagem que demandam tempo, dedicação e responsabilidades. Existem outras exigências relativas à conclusão do curso e os anseios no que dizem respeito ao futuro e a inserção no mercado de trabalho. O desgaste pode ser intensificado em função dos estágios e demais atividades relacionadas ao cuidado de pacientes com graus variados de dependência e risco de morte, principalmente no ambiente hospitalar cercado de riscos de toda natureza. Objetivos: verificar a suspeição de transtornos mentais comuns em acadêmicos de enfermagem no ciclo profissionalizante e a associação com as características sociodemográficas. Método: estudo transversal com uma amostra de 85 acadêmicos de enfermagem do ciclo profissionalizante de uma universidade pública situada no estado do Rio de Janeiro (RJ) que responderam ao _Self Report Questtionaire_-20 e questões sociodemográficas. Resultados: a prevalência de suspeição de TMC na amostra foi de 55,3%, sendo identificada a associação com o consumo de bebidas alcoólicas. Das queixas do SRQ-20 mais frequentes 95,3% afirmaram “se sentir nervoso, tenso ou preocupado”, 72,9% “ter dificuldades em tomar decisões”, 60% “dormir mal” e 37,6 “ter perdido o interesse pelas coisas”. Ações de cunho preventivo e terapêutico podem contribuir para a minimização do sofrimento com repercussões positivas para a formação e cuidados seguros junto aos pacientes sob os cuidados do acadêmico. Conclusão: identificou-se alta prevalência de TMC na amostra e a associação com o consumo de bebidas alcóolicas que podem favorecer a ocorrência de transtornos mentais severos com interferência na qualidade de vida e no desempenho acadêmico.


Referências:
Pandovani RC, Neufeld CB, Maltoni J, Barbosa LNF, Souza WF, Cavalcanti HAF, et al. Vulnerability and psychological well-being of college student. Rev bras ter cogn [Internet]. 2014 [cited 2018 mar 9]. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbtcc/v10n1/v10n1a02.pdf Mari JJ, Willians P. A validity study of a psychiatric screening questionnaire (SRQ-20) in primary care in the city of São Paulo. Jornal bras psiq [Internet]. 1986 [cited 2018 mar 07] 148:23-6. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/3955316 Ferreira CMG, Kluthcovsky ACGC, Cordeiro TMG. Prevalence of common mental disorders and associated factors among medical students: a comparative study. Rev bras de educmed [internet]. 2016 [cited 2018 jan 16];40(1):268-77. Available from:http://www.scielo.br/pdf/rbem/v40n2/1981-5271-rbem-40-2-0268.pdf