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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 9076525


9076525

TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA CARDÍACA – REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Martha Tudrej Sattler Ribeiro|enfmarthatudrej@gmail.com|enfermagem|enfermeira Residente do Programa de Enfermagem Cardiovascular|enfermeira Residente|hospital Universitário Pedro Ernesto ; Maria Auxiliadora Ribeiro de Jesus|dora.guerreiro7@gmail.com|enfermagem|enfermeira Intensivista E Mestranda do Programa de Mestrado Profissional Em Enfermagem Assistencial Pela Universidade Federal Fluminense|enfermeira Intensivista|hospital Universitário ; Dayana Feital Pimentel|daypimentel992@gmail.com|enfermagem|enfermeira Residente do Programa de Terapia Intensiva|enfermeira Residente|hospital Universitário Pedro Ernesto ; Renata Ramos Nascimento|renatanascimento95@hotmail.com|enfermagem|enfermeira Residente do Programa de Terapia Intensiva|enfermeira Residente|hospital Universitário Pedro Ernesto

Resumo:
**Objetivo: **Identificar instrumentos tecnológicos voltados para educação em saúde no perioperatório de procedimentos cirúrgicos cardíacos.** Método:** Revisão integrativa da literatura. A elaboração do problema de pesquisa foi norteada pela estratégia ProPheT. Foram levantados artigos nas bases de dados PubMed, LILACS e Scielo dos últimos cinco anos, entre fevereiro à março de 2019. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão resultou em um número de três artigos. Os resultados foram apresentados e discutidos de forma descritiva, de maneira que o leitor pudesse avaliar a aplicabilidade da atual pesquisa. **Resultados: **Após leitura, análise e síntese dos principais achados dos estudos, observou-se significativa contribuição dos pesquisadores na área de educação em saúde e enfermagem. Nenhum dos artigos encontrados foram publicados no Brasil e ambos estavam em inglês. Dos artigos encontrados, dois foram publicados no ano de 2016 e um artigo foi publicado em 2018. Todas as pesquisas foram realizadas por enfermeiros ou com participação da enfermagem. Dois artigos apresentaram em sua pesquisa a utilização de multimídia como tecnologia educacional e o outro artigo utilizou um diário de treinamento. Duas pesquisas tiveram como grupo de intervenção pacientes em pós-operatório de troca valvar e o outro artigo foi realizado com pacientes que seriam submetidos à angiografia coronariana. Todos os artigos apresentaram resultados consideravelmente positivos para recuperação dos pacientes. **Conclusão: **Tecnologias educacionais voltadas para o campo da enfermagem podem contribuir muito para melhoria da qualidade da assistência e gerar resultados muito positivos para recuperação e reabilitação de pacientes. Porém, evidenciou-se extrema carência de estudos relativos ao tema. **Contribuições para a Enfermagem:** Acreditamos que este trabalho possa contribuir para construção de novos métodos de educação em saúde que utilizem variadas tecnologias no campo da enfermagem.


Referências:
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