9068827 | MULTIMÉTODOS DE COLETA DE DADOS EM PESQUISAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE | Autores: Juliana Maciel Machado Paiva|julianammp@yahoo.com|enfermeira|especialista Em Urgência E Emergência|mestranda Em Enfermagem E Saúde|universidade Federal da Bahia ; Silvana Lima Vieira|silvana.limavieira@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Assistente|universidade do Estado da Bahia ; Juliana Costa Ribeiro-barbosa|enfa.jcr@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|doutoranda Em Enfermagem E Saúde|universidade Federal da Bahia ; Elaine Kelly Nery Carneiro|lanenery@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|doutoranda Em Enfermagem E Saúde|universidade Federal da Bahia ; Gilberto Tadeu Reis da Silva|gilberto.tadeu@ufba.br|enfermeiro|pós-doutor Em Ensino Em Ciências da Saúde|professor Titular|universidade Federal da Bahia |
Resumo: **Objetivo:** Discutir as potencialidades e limites dos multimétodos de coleta de dados utilizados em pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso único em educação e saúde. **Metodologia:** aborda a coleta de dados através dos multimétodos: entrevista semiestruturada, observação participante e análise documental, utilizados na tese de doutoramento “Movimento ensino-aprendizagem no curso técnico de enfermagem: educando (a)s em contexto de vulnerabilidade social”. A coleta foi desenvolvida em quatro momentos complementares. Primeiro momento: familiarização e contextualização do caso com a coordenação pedagógica, gestora da escola e educand(a)s, somadas à leitura de documentos institucionais; Segundo momento: organização e coleta de informações documentais; Terceiro momento: observação não participante do agir-aprendente do(a)s educando (a)s e agir-educativo das educadoras; Quarto momento: entrevista semiestruturada com as educadoras e educando (a)s. **Resultados: **A potencialidade da entrevista foi a criação de vínculo entre entrevistador e entrevistado, o que possibilitou aprofundar em questões pessoais e da pesquisa, constituindo um corpus mais denso para subsidiar a análise; a análise documental contribuiu para o entendimento das intencionalidades na seleção dos conteúdos, na condução do agir-educativo das educadoras e do agir-aprendente do (a)s educando (a)s no movimento ensino-aprendizagem**; **a observação não participante acrescentou informações à pesquisa documental no que tange a verificação entre o dito e o prescrito, proporcionando ao leitor a sensação de estar lá. **Conclusão:** multimétodos possibilitam a triangulação de informações, pois utiliza dados adicionais para validar ou ampliar as interpretações feitas pelo pesquisador, adotando diferentes percepções para esclarecer o significado por meio da repetição das observações ou interpretações. **Implicações para a Enfermagem:** a utilização de multimétodos de coleta de dados torna-se uma estratégia imprescindível para a evolução das pesquisas na área da saúde e enfermagem, tendo maior profundidade sobre determinadas situações e objetos de pesquisa.
Referências: Baxter P, Jack S. The Qualitative Report Qualitative Case Study Methodology: Study Design and Implementation for Novice Researchers. The Qualitative Report [Internet]. 2008 [Cited 2019 Apr 30]; 13(4):544–559. Retrieved from https://nsuworks.nova.edu/tqr/vol13/iss4/2
Stake RE, Chaves AM. The art of case study research. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; 2012. |