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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 9029937


9029937

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO PROJETO TEATRANDO FISIOLOGIA SOBRE OS RESULTADOS ALCANÇADOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A SUA FORMAÇÃO.

Autores:
Gabriela Estevam Satiro dos Santos|gabrielaestevamenf@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|enfermagem|interna Atenção Básica|faculdade Arthur Sá Earp Neto ; Eliane Dantas Rocha|eliane.rocha@unirio.br|biologa|pós Graduada Em Fisiologia|docente|faculdade Arthur Sá Earp Neto ; Ricardo Tammela|ricardo.tammela@fmpfase.edu.br|artes Cênicas|docente Em Teatro|coordenador dos Projetos de Extensão|faculdade Arthur Sá Earp Neto ; Keilla Gomes de Freitas Botafogo|keillinhafreitas1@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|enfermagem|estudante|faculdade Arthur Sá Earp Neto ; Rafaela Ramos Farias Silva|rafaelaramosfarias@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|enfermagem|estudante|faculdade Arthur Sá Earp Neto

Resumo:
A busca atual por ferramentas de ensino que sejam motivadoras e permitam diferentes níveis de integração tem motivado a realização de experiências de ensino / aprendizagem diferentes daquelas conhecidas convencionalmente. O projeto Teatrando Fisiologia tem por objetivo discutir  temas de fisiologia usando a linguagem do teatro.  Através de oficinas semanais de teatro. Por meio de exercícios práticos, são orientados a compreenderem e elaborarem o tema de modo a permitir sua apresentação. Sendo divididos em  trios recebem o tema, criam um diálogo e encenam, exercitando de improviso.  Nas oficinas, além da leitura colaborativa de artigos científicos, são realizados exercícios respiratórios, de voz e corporais. Os alunos integrantes do projeto Teatrando Fisiologia, ao final de um ano de atividades, são convidados a elaborarem um relatório a fim de responder as 5 perguntas. De acordo com a análise dos relatórios ficou claro para os integrantes que o projeto foi capaz de proporcionar a eles, além da aquisição de conhecimento, possibilidade de trabalhar a timidez de modo a melhorar a comunicação verbal, a organização do pensamento, crescimento pessoal, modificar e aprimorar o seu olhar para o outro. Também relataram terem descoberto outras formas de proporcionar saúde às pessoas (com a linguagem do teatro) e maior entendimento dos assuntos para possíveis ações futuras em postos de saúde e contribuindo nitidamente para a formação profissional.  Além de terem descoberto na extensão um caminho para aprendizado amplo e prazeroso. Assim, consideramos a prática inovadora por ser geradora de bem estar, por permitir aprendizado significativo, além de desenvolver uma competência necessária aos profissionais de saúde, a comunicação verbal fluente.


Referências:
ALMEIDA, Cláudia de Lazzari. Chá de amora pra ver se melhora. Aprendendo Ciência (ISSN 2237-8766), [S.l.], v. 1, n. 1, p. 48-51, ago. 2017. ISSN 2237-8766. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2018 ARAÚJO, J. B. da S. et al. Avaliação da intensidade da sintomatologia do climatério em mulheres: inquérito populacional na cidade de Maceió, alagoas. Caderno de graduação, Maceió, v. 2, n. 3, p. 101-111, maio/2015. LORENZI, Dino Roberto Soares De et al . Assistência à mulher climatérica: novos paradigmas. Rev. bras. enferm.,  Brasília ,  v. 62, n. 2, p. 287-293,  Apr.  2009 .   Available from . Acesso em  25  Mar.  2019