9029937 | PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO PROJETO TEATRANDO FISIOLOGIA SOBRE OS RESULTADOS ALCANÇADOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A SUA FORMAÇÃO. | Autores: Gabriela Estevam Satiro dos Santos|gabrielaestevamenf@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|enfermagem|interna Atenção Básica|faculdade Arthur Sá Earp Neto ; Eliane Dantas Rocha|eliane.rocha@unirio.br|biologa|pós Graduada Em Fisiologia|docente|faculdade Arthur Sá Earp Neto ; Ricardo Tammela|ricardo.tammela@fmpfase.edu.br|artes Cênicas|docente Em Teatro|coordenador dos Projetos de Extensão|faculdade Arthur Sá Earp Neto ; Keilla Gomes de Freitas Botafogo|keillinhafreitas1@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|enfermagem|estudante|faculdade Arthur Sá Earp Neto ; Rafaela Ramos Farias Silva|rafaelaramosfarias@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|enfermagem|estudante|faculdade Arthur Sá Earp Neto |
Resumo: A busca atual por ferramentas de ensino que sejam motivadoras e permitam
diferentes níveis de integração tem motivado a realização de experiências de
ensino / aprendizagem diferentes daquelas conhecidas convencionalmente. O
projeto Teatrando Fisiologia tem por objetivo discutir temas de fisiologia
usando a linguagem do teatro. Através de oficinas semanais de teatro. Por
meio de exercícios práticos, são orientados a compreenderem e elaborarem o
tema de modo a permitir sua apresentação. Sendo divididos em trios recebem o
tema, criam um diálogo e encenam, exercitando de improviso. Nas oficinas,
além da leitura colaborativa de artigos científicos, são realizados exercícios
respiratórios, de voz e corporais. Os alunos integrantes do projeto Teatrando
Fisiologia, ao final de um ano de atividades, são convidados a elaborarem um
relatório a fim de responder as 5 perguntas. De acordo com a análise dos
relatórios ficou claro para os integrantes que o projeto foi capaz de
proporcionar a eles, além da aquisição de conhecimento, possibilidade de
trabalhar a timidez de modo a melhorar a comunicação verbal, a organização do
pensamento, crescimento pessoal, modificar e aprimorar o seu olhar para o
outro. Também relataram terem descoberto outras formas de proporcionar saúde
às pessoas (com a linguagem do teatro) e maior entendimento dos assuntos para
possíveis ações futuras em postos de saúde e contribuindo nitidamente para a
formação profissional. Além de terem descoberto na extensão um caminho para
aprendizado amplo e prazeroso. Assim, consideramos a prática inovadora por ser
geradora de bem estar, por permitir aprendizado significativo, além de
desenvolver uma competência necessária aos profissionais de saúde, a
comunicação verbal fluente.
Referências: ALMEIDA, Cláudia de Lazzari. Chá de amora pra ver se melhora. Aprendendo Ciência (ISSN 2237-8766), [S.l.], v. 1, n. 1, p. 48-51, ago. 2017. ISSN 2237-8766. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2018
ARAÚJO, J. B. da S. et al. Avaliação da intensidade da sintomatologia do climatério em mulheres: inquérito populacional na cidade de Maceió, alagoas. Caderno de graduação, Maceió, v. 2, n. 3, p. 101-111, maio/2015.
LORENZI, Dino Roberto Soares De et al . Assistência à mulher climatérica: novos paradigmas. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 62, n. 2, p. 287-293, Apr. 2009 . Available from . Acesso em 25 Mar. 2019 |