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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 8983133


8983133

CARTILHA EDUCATIVA SOBRE O CUIDADO FAMILIAR À CRIANÇA COM CÂNCER HEMATOLÓGICO EM PROCESSO DE ALTA HOSPITALAR

Autores:
Claudia Christy de Oliveira Tenório|claudiachristy@msn.com|enfermagem|mestre Em Enfermagem Assistencial|mestranda|universidade Federal Fluminense ; Cristina Lavoyer Escudeiro|cristinalescudeiro@gmail.com|enfermagem|doutora Em Enfermagem|docente Associado|universidade Federal Fluminense ; Juliana Mendonça Ferreira Spingola|claudiachristytenorio@gmail.com|técnico de Enfermagem|técnico de Enfermagem|discente|centro de Estudos da Saúde ; Gilvane Araújo Campos Peixoto|claudiachristytenorio@gmail.com|técnico de Enfermagem|técnico de Enfermagem|discente|centro de Estudos da Saúde ; Mariana Gomes dos Santos|claudiachristytenorio@gmail.com|técnico de Enfermagem|técnico de Enfermagem|discente|centro de Estudos da Saúde

Resumo:
**Objetivo: **Descrever o desenvolvimento de uma cartilha educativa como ferramenta tecnológica de apoio à família da criança onco-hematológica em processo de alta hospitalar. **Método:** Estudo metodológico, do tipo descritivo e abordagem qualitativa, por meio de análise da produção cientifica, relativa ao período de 2013 a 2017, acerca das necessidades da família/acompanhante da criança oncológica. A exploração dos dados ocorrerá segundo conteúdo temático**.** **Resultados:** A amostra final constitui - se de 21 artigos, no qual houve predominância de estudos descritivos e abordagem qualitativa, que foram organizados em 03 categorias, totalmente interligadas, devido ao conjunto de ações que salientam a atuação da equipe de enfermagem visando o cuidado integral, a  humanização do tratamento dado à família pela equipe de enfermagem para adaptação da condição de internação da criança e o diálogo como fortalecedor de vínculos. Sob a ótica da Enfermagem, os estudos incluídos originaram o material didático do tipo cartilha educativa, que objetivou a educação em saúde do cuidador familiar para a alta hospitalar da criança com câncer hematológico. A ferramenta metodológica desenvolvida neste estudo objetiva a construção do conhecimento de maneira coletiva e participativa, buscando identificar soluções para um problema que necessita ser estudado, produzindo reflexos positivos para as famílias/acompanhantes, a criança oncológica, a comunidade e a sociedade. **Conclusão: **Apesar de, na atualidade, a formação em enfermagem abordar o cuidado pediátrico oncológico, ainda existe uma necessidade de aprofundamento da qualificação sobre o tema pela sua complexidade, centrando não só a criança, mas também a família. C**ontribuições para enfermagem: **O diálogo e as estratégias de educação em saúde são ferramentas eficazes quando utilizados para aprimorar a prática do cuidado e potencializar as relações interpessoais no trabalho de enfermagem.


Referências:
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