8873008 | A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE COMUNITÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE GRADUANDAS DE ENFERMAGEM | Autores: Aline Fabricia Santos da Silva Bistene|aline.bistene@gmail.com|estudante de Graduação|graduanda de Enfermagem|graduanda de Enfermagem|faculdades São José ; Elen Cristina Faustino do Rego|elenfaustino.rj@gmail.com|estudante de Graduação|graduanda de Enfermagem|graduanda de Enfermagem|faculdades São José ; Claudia Teresa Vieira de Souza|claudiateresa7@gmail.com|pesquisadora Em Saúde Pública da Fiocruz|pós-doutoramento Em Sociologia da Saúde|chefe do Laboratório de Pesquisa Em Epidemiologia E Determinação Social da Saúde do Instituto Nacional de Infectologia ; Livia Fajin de Mello dos Santos|liviafajin@gmail.com|enfermeira|mestrado Em Enfermagem Em Saúde da Mulher Eean/ufrj|professora Assistente da Faculdade de Enfermagem da Uerj (fenf/uerj) E Faculdades São José|universidade do Estado do Rio de Janeiro (uerj). ; Carla Tatiana Garcia Barreto Ferrão|carlatgbarreto@gmail.com|enfermeira|doutora Em Epidemiologia Em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Ensp/fiocruz|enfermeira Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (uerj) E Docente das |
Resumo: **Objetivo:** Relatar a experiência de participação de graduandas de enfermagem (GE) no Curso Internacional (CI): _“Envolvimento da ciência com a sociedade: experiências colaborativas de produção de conhecimento e de empoderamento comunitário em iniciativas de promoção da saúde”_ e analisar a importância das práticas educativas para promoção da saúde comunitária enquanto GE. **Metodologia**: Utilizamos a técnica da observação participante, onde as percepções das GE foram registradas por imagens, áudios e anotações das atividades e do processo de interação social. O CI, realizado em setembro/2018 na Fundação Oswaldo Cruz/RJ (Fiocruz/RJ), idealizado pelo Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/Fiocruz em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra contou com 43 participantes, entre pesquisadores do Brasil e Portugal, professores, alunos de graduação, profissionais de saúde, líderes e membros de grupos comunitários. **Resultados/Conclusão:** Os participantes trocaram experiências, dialogaram, integraram-se em ações práticas-educativas, refletiram sobre a importância do acesso e difusão do conhecimento. A educação em saúde é uma ferramenta essencial para a inclusão social, empoderamento e exercício de cidadania, abrindo novos espaços de pesquisa que favorece a divulgação da ciência e produção de conhecimentos dos determinantes sociais da saúde, sobretudo para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar social do indivíduo e da coletividade. **Contribuições para a enfermagem**: A experiência das GE nesse processo contribuiu para formação acadêmica e profissional em práticas comunitárias, além de subsidiar a criação de novos projetos de extensão integrando a comunidade nas atividades de promoção da saúde nas universidades que estudam e consequentemente, o acesso ao conhecimento mediante a aproximação da ciência com a comunidade.
Referências: Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde: PNPS: Anexo I da Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017, que consolida as normas sobre as políticas nacionais de saúde do SUS/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília; 2018.
Czeresnia D. Promoção da Saúde: conceitos, reflexos, tendências. 2. ed. rev. e amp. Rio de janeiro: Editora Fiocruz; 2009.
Falkenberg M B, Mendes T P L, Moraes E P de, Souza E M de. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciênc. saúde coletiva. 2014; 19(3): 847-852. |