8852195 | CARTILHA EDUCACIONAL PARA EFERMEIROS SOBRE LESÃO POR PRESSÃO - UM ESTUDO DE VALIDAÇÃO | Autores: Lívia Bertasso Araújo Portugal|lilicabertasso@gmail.com|enfermeira|mestre|enfermeira|uff ; Barbara Pompeu Chirstovam|lilicabertasso@gmail.com|enfermeira|doutora|enfermeira|uff |
Resumo: **Introdução:** A lesão por pressão (LP) é um agravo à saúde que requer atenção integral e articulada de cuidados em todos os níveis de complexidade assistencial, a qual envolve o comprometimento de gestores e profissionais na implementação de um Programa Educacional Permanente voltado para capacitação da equipe de enfermagem. **Objetivos:** Validar a cartilha educativa para enfermeiro voltada à prevenção e tratamento de LP. **Metodologia:** Estudo de validação de tecnologia em um Hospital Municipal de Niterói - RJ. Realizado com 8 juízes especialistas; e 39 enfermeiros da instituição. A coleta ocorreu entre setembro a novembro de 2017, utilizando um instrumento para validação de conteúdo e aparência. Quanto à validade de conteúdo foi utilizado o índice de Validade de Conteúdo (IVC), com ponto de corte de 0,78. Na aparência foram considerados validados os itens que obtivessem nível de concordância mínimo de 75%. E para teste de confiabilidade foi realizado o Alfa de Cronbach. **Resultados/Discussão:** A cartilha educativa mostrou-se como material validado, visto que com os juízes especialistas o IVC global foi de 0,90 e a validação da aparência as respostas foram consideradas válidas, pois obtiveram concordância maior ou igual a 84,3%. Entre o público-alvo manteve o ótimo nível de concordância e aumentando o IVC global da cartilha para 0,98 e os percentuais de concordância da aparência evidenciaram valores de 96% a 100%. A consistência interna das respostas obtidas por meio da aplicação do questionário de validação da cartilha revelou que tal instrumento de medição apresentou alta confiabilidade, 0,87 resultando em uma maior relevância e robustez à tecnologia educativa. **Conclusão:** Acredita-se que o uso deste material para pacientes com LP e/ou com risco de desenvolvimento, desde a prevenção até o tratamento, facilitará a prática da enfermagem, favorecendo e facilitando a aquisição de conhecimentos e proporcionar o empoderamento na tomada de decisão do enfermeiro.
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5. de Oliveira SC, Lopes MVO, Fernandes AFC. Construção e validação de cartilha educativa para alimentação saudável durante a gravidez. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2014;22(4):611-20. [Acesso 15 ago 2017]; DOI: https://doi.org/10.1590/0104-1169.3313.2459. |