8836808 | USO DE METODOLOGIA ATIVA NA PREVENÇÃO DO HPV: ENTRE ACADÊMICO DE ENFERMAGEM | Autores: Ana Caroline Oliveira Almeida|almeida.carol2019@outlook.com|estudante|discente|estudante|centro Universitário Metropolitano da Amazônia ; Fernando Conceição de Lima|fernando.1kt@hotmail.com|estudante|discente|estudante|centro Universitário Metropolitano da Amazônia ; Tatiane de Souza Vasconcelos|tatianevasconcellos08@gmail.com|estudante|discente|estudante|centro Universitário Metropolitano da Amazônia ; Ianny Ferreira Raiol|raiolianny@hotmail.com|estudante|discente|estudante|centro Universitário Metropolitano da Amazônia ; Marcelina Ribeiro da Silva|ribeiromarcelina22@gmail.com|estudante|discente|estudante|centro Universitário Metropolitano da Amazônia |
Resumo: USO DE METODOLOGIA ATIVA NA PREVENÇÃO DO HPV: ENTRE ACADÊMICO DE ENFERMAGEM
Objetivo: relatar a experiência vivenciada sobre uma atividade educativa
envolvendo acadêmicos de enfermagem sobre a prevenção do HPV. Metodologia:
Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por acadêmicos de
enfermagem do quinto semestre, de uma Instituição de Ensino Superior Privada.
Foi realizada com 25 acadêmicos, na faixa etária de 20 a 40 anos de idade, no
dia 17 de março de 2018 em Belém do Pará. A ação se deu em dois momentos, a
saber: utilizou-se, de inicio, o lúdico como forma de peça teatral para
abordar de forma criativa a temática abordada. Posterior a isso, criou-se uma
roda de conversa para socializar os conhecimentos a respeito da prevenção ao
HPV. Resultado: Os acadêmicos foram receptivos a metodologia proposta e
demonstraram reais interesses pelo tema abordado, contribuindo juntamente com
a equipe à realização da ação. Outrossim, a ação fora de infinita complacência
aos facilitadores, pois permitiu a experimentação de um efetivo compromisso na
perspectiva de promover a saúde e prevenir agravos. Conclusão: Percebeu-se que
as metodologias ativas facilitam a compreensão do publico-alvo a respeito de
um assunto, orientando para uma mudança de realidade. A ação agregou valor
para os graduandos principalmente pela possibilidade de aliar a teoria e a
prática à qualificação acadêmico-profissional. Contribuição/Implicação Para
Enfermagem: A educação em saúde agrega valor à formação do enfermeiro e
permiti a graduação com evidencias para consolidação e fortalecimento de uma
enfermagem científica.
Referências: 1. BRÊTAS, JRS; SILVA, CV. Orientação sexual para adolescentes: relato de experiência. Acta Paul Enferm. São Paulo; 2005.
2. ALMEIDA RAAS et al . Knowledge of adolescents regarding sexually transmitted infections and pregnancy. Rev. Bras. Enferm. São Luís–MA; 2017. |