8819609 | USO DE ATIVIDADES SIMULADAS COMO MÉTODO DE ENSINO NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: SCOPING REVIEW | Autores: Yngrid Santos de Souza|yngrids.s@outlook.com|enfermeira|enfermeira|enfermeira|universidade do Vale do Itajaí ; Pollyana Bortholazzi Gouvêa|pollyana_bortholazzi@yahoo.com.br|enfermeira|doutoranda|docente da Universidade do Vale do Itajaí|universidade Estadual de Londrina ; Rita de Cássia Teixeira Rangel|rita.rangel@univali.br|enfermeira|doutora|docente da Universidade do Vale do Itajaí|universidade do Vale do Itajaí ; Adriano da Silva Acosta|adriano_acosta@hotmail.com|enfermeiro|doutorando|docente da Universidade do Vale do Itajaí|universidade do Vale do Itajaí ; Rosangela Aparecida Borba|rosangela.borba@univali.br|enfermeira|mestre|docente da Universidade do Vale do Itajaí|universidade do Vale do Itajaí |
Resumo: **Introdução**: O ensino da graduação de enfermagem busca oferecer uma formação teórico-prático para que o acadêmico possa apreender o conteúdo e desenvolver suas competências. Assim, as atividades simuladas proporcionam ao discente desenvolver domínios cognitivos, afetivos e psicomotores através de um evento real estimulando uma análise e reflexão sobre suas ações. **Objetivo**: Analisar o uso de atividades simuladas como meio para transmissão do conhecimento teórico prático para formação do enfermeiro. **Método:** Trata-se de uma Revisão Scoping Review de abordagem qualitativa, realizada nas bases de dados da PUBMED, LILACS, SCIELO e CINAHL cuja fundamenta-se nas seguintes etapas: identificação da questão de pesquisa; identificação dos estudos; seleção dos estudos; mapeamento e coleta de dados, relato e resumo os dados analisados conforme o nível de significância de JBI. Foram selecionados 12 artigos, em que a partir do mapeamento das informações criou-se uma categoria referente aos efeitos das atividades simuladas acerca das competências precisas na formação do enfermeiro se organizando em 3 subcategorias: competência técnicas, cognitivas e comportamentais. **Resultados: **Os estudos selecionados apresentaram que a predominância das competências desenvolvidas nas atividades simuladas refere-se a competências técnicas, entretanto ao analisar a diversidade dentro delas, a competência comportamental possui maior prevalência. Porém, todas as subcategorias apresentam resultados positivos e eficazes na formação do enfermeiro. Ainda, referente a classificação dos estudos conforme JBI, observou-se que a maioria correspondeu ao nível III. **Conclusão: **Assim, percebe-se a eficácia das atividades simuladas como método de ensino fomentando a aprendizagem e permitindo desenvolver suas competências profissionais. **Contribuições ou implicações para a Enfermagem: **Sabendo-se que os discentes de enfermagem serão os futuros profissionais da saúde que realização a assistência do cuidado, as de atividades simuladas, que facilita o processo de ensino-aprendizagem no período de formação tornam-se ferramentas essenciais para modificar a prática do cuidado com a finalidade de otimizar o processo de cuidar.
Referências: 1. Brasil. Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº3, de 7 de novembro de 2001: institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em enfermagem. Brasília (DF); 2001.
2. Nunes JGP. Julgamento clínico e raciocínio diagnóstico de estudantes de enfermagem em simulação clínica de alta-fidelidade [tese]. Riberão Preto: Curso de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2016.
3. Diesel A,Baldez A, Martins S. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. R. Thema. 2017 fev; 14 (1):268-288.
4. Gimenes FR, Cassiani SHB. A simulação no ensino de enfermagem. 10 ed. [s.l]: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde; 2014. |