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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 8819037


8819037

SIMULAÇÃO CLÍNICA COMO METODOLOGIA ATIVA PARA A EDUCAÇÃO DOS ESTUDANTES EM ENFERMAGEM ACERCA DA AVALIAÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO QUE OS QUALIFIQUEM: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Cássio Silva Lacerda|cassioenf25@gmail.com|estudante de Pós-graduação|enfermeiro|mestrando No Mestrado Profissional Em Enfermagem Assistencial (mpea)- Uff|universidade Federal Fluminense ; Selma Petra Chaves Sá|selmapetrasa@gmail.com|enfermeiro|pós Doutora Pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro|docente|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense/uff.

Resumo:
SIMULAÇÃO CLÍNICA COMO METODOLOGIA ATIVA PARA A EDUCAÇÃO DOS ESTUDANTES EM ENFERMAGEM ACERCA DA AVALIAÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO QUE OS QUALIFIQUEM: REVISÃO INTEGRATIVA _Cássio Silva Lacerda _ Selma Petra Chaves Sá **Objetivos** Identificar na literatura científica os tipos de simulações são utilizadas como metodologia ativa para a educação dos estudantes em enfermagem acerca da avaliação de lesão por pressão que os qualifiquem **Método** Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa da literatura (2013 a 2018), utilizou-se a estratégia PICO para formulação do problema de pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio das seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), BENF, MEDLINE/PubMed, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e SCOPUS. Para realização das buscas nas bases de dados foram utilizados os descritores do Banco de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e Medical Subject Headings (MeSH). **Resultados** Foram selecionados 4 artigos que constituíram essa revisão integrativa. Desses estudos, 2 estão direcionados para o ensino de avaliação de LP sobre a ótica de gestão de custos, os demais focam no estudante de enfermagem no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes fundamentais para o cuidado de enfermagem com LP. Foram identificadas duas categorias temáticas sobre os tipos de simulações são utilizadas como metodologia ativa para a educação dos estudantes em enfermagem acerca da avaliação de lesão por pressão que os qualifiquem, os quais foram: “Simulação de alta fidelidade como metodologia ativa para ensino de enfermagem “e “Qualificação dos estudantes de enfermagem para a avaliação de LP através da simulação”. **Conclusão** Na análise dos artigos, destacou-se que em todos os estudos o ensino de LP é feito através do uso de simuladores de alta fidelidade. Os diferentes materiais que podem ser utilizados na simulação dinamizam o ensino e possibilitam a utilização de métodos ativos de aprendizagem, rompendo com o ensino tradicional por meio de aulas expositivas, tornando o discente problematizador, capaz de tomar decisões e ser sujeito da (re) construção do saber. Portanto, o ensino do conteúdo de LP utilizando a simulação como meotodologia ativa contribuem ao ensino de habilidades de enfermagem, melhorando a correlação teórico-prática. **Contribuições ou implicações para a Enfermagem** A simulação clínica permite com que o aluno desenvolva as habilidades de pensamento crítico, favorecendo desde a graduação a execução do Processo de enfermagem (PE) e a sistematização da assistência de enfermagem (SAE). Este método permite reduzir a ansiedade do estudante e a melhorar sua autoconfiança, atitude para uma melhor qualidade do cuidado com o paciente real. **Descritores**: Educação em Enfermagem, Tecnologia educacional e Simulação. **Eixos:** 4. Pesquisar para a prática e para a consolidação da ciência de enfermagem **Áreas temáticas:** 8. Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem


Referências:
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