8819037 | SIMULAÇÃO CLÍNICA COMO METODOLOGIA ATIVA PARA A EDUCAÇÃO DOS ESTUDANTES EM ENFERMAGEM ACERCA DA AVALIAÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO QUE OS QUALIFIQUEM: REVISÃO INTEGRATIVA | Autores: Cássio Silva Lacerda|cassioenf25@gmail.com|estudante de Pós-graduação|enfermeiro|mestrando No Mestrado Profissional Em Enfermagem Assistencial (mpea)- Uff|universidade Federal Fluminense ; Selma Petra Chaves Sá|selmapetrasa@gmail.com|enfermeiro|pós Doutora Pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro|docente|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense/uff. |
Resumo: SIMULAÇÃO CLÍNICA COMO METODOLOGIA ATIVA PARA A EDUCAÇÃO DOS ESTUDANTES EM
ENFERMAGEM ACERCA DA AVALIAÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO QUE OS QUALIFIQUEM:
REVISÃO INTEGRATIVA
_Cássio Silva Lacerda _
Selma Petra Chaves Sá
**Objetivos**
Identificar na literatura científica os tipos de simulações são utilizadas
como metodologia ativa para a educação dos estudantes em enfermagem acerca da
avaliação de lesão por pressão que os qualifiquem
**Método**
Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa da literatura (2013 a 2018),
utilizou-se a estratégia PICO para formulação do problema de pesquisa. A
coleta de dados foi realizada por meio das seguintes bases de dados:
Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), BENF,
MEDLINE/PubMed, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature
(CINAHL) e SCOPUS. Para realização das buscas nas bases de dados foram
utilizados os descritores do Banco de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS)
e Medical Subject Headings (MeSH).
**Resultados**
Foram selecionados 4 artigos que constituíram essa revisão integrativa. Desses
estudos, 2 estão direcionados para o ensino de avaliação de LP sobre a ótica
de gestão de custos, os demais focam no estudante de enfermagem no
desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes fundamentais para o
cuidado de enfermagem com LP. Foram identificadas duas categorias temáticas
sobre os tipos de simulações são utilizadas como metodologia ativa para a
educação dos estudantes em enfermagem acerca da avaliação de lesão por pressão
que os qualifiquem, os quais foram: “Simulação de alta fidelidade como
metodologia ativa para ensino de enfermagem “e “Qualificação dos estudantes de
enfermagem para a avaliação de LP através da simulação”.
**Conclusão**
Na análise dos artigos, destacou-se que em todos os estudos o ensino de LP é
feito através do uso de simuladores de alta fidelidade. Os diferentes
materiais que podem ser utilizados na simulação dinamizam o ensino e
possibilitam a utilização de métodos ativos de aprendizagem, rompendo com o
ensino tradicional por meio de aulas expositivas, tornando o discente
problematizador, capaz de tomar decisões e ser sujeito da (re) construção do
saber. Portanto, o ensino do conteúdo de LP utilizando a simulação como
meotodologia ativa contribuem ao ensino de habilidades de enfermagem,
melhorando a correlação teórico-prática.
**Contribuições ou implicações para a Enfermagem**
A simulação clínica permite com que o aluno desenvolva as habilidades de
pensamento crítico, favorecendo desde a graduação a execução do Processo de
enfermagem (PE) e a sistematização da assistência de enfermagem (SAE). Este
método permite reduzir a ansiedade do estudante e a melhorar sua
autoconfiança, atitude para uma melhor qualidade do cuidado com o paciente
real.
**Descritores**: Educação em Enfermagem, Tecnologia educacional e Simulação.
**Eixos:** 4. Pesquisar para a prática e para a consolidação da ciência de enfermagem
**Áreas temáticas:** 8. Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
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