8817218 | CARACTERÍSTICAS DO DESIGN DA SIMULAÇÃO CLÍNICA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM | Autores: Dinara Raquel Araújo Silva|dynararakel@gmail.com|enfermeira|graduação Em Enfermagem|estudante de Pós-graduação|universidade Federal do Piauí ; Vanessa Caminha Aguiar Lopes|van.caminha@gmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|estudante de Pós-graduação|universidade Federal do Piauí ; Elaine Cristina Carvalho Moura||enfermeira|pós Doutorado|professora de Pós Graduação|universidade Federal do Piauí ; Giovanna de Oliveira Libório Dourado||enfermeira|doutorado|professora de Graduação|universidade Federal do Piauí ; Lidya Tolstenko Nogueira|lidyatn@gmail.com|enfermeira|pós Doutorado|professora de Pós Graduação|universidade Federal do Piauí |
Resumo: OBJETIVOS: Analisar a influência do _design _da simulação clínica avançada no
desenvolvimento de competências em estudantes de enfermagem. MÉTODO:
Delineamento transversal, no qual foi avaliado o desenho do cenário de
simulação clínica envolvendo avaliação do risco para lesão por pressão em
paciente adulto e sua correlação com os níveis de conhecimentos, habilidades e
atitudes de estudantes de enfermagem ao final da estratégia. Foi desenvolvido
em laboratórios de simulação clínica avançada. A amostragem foi por
conveniência e ficou composta por 155 estudantes. A pesquisa foi autorizada
pelas instituições e foi aprovada por Comitê de Ética. RESULTADOS: A média de
idade dos participantes foi de 26,2 (±6,6) anos. Os elementos do _design _da
simulação foram principalmente correlacionados às atitudes dos estudantes de
enfermagem, nos aspectos relacionados aos objetivos e informações (p=0,013),
apoio (p=0,035), resolução de problemas (p=0,036) e _feedback _(p=0,016). De
forma global, as características do desenho da simulação foram classificadas
pelos estudantes de enfermagem como totalmente implementadas 79 (51,0%),
parcialmente implementadas 65 (41,9) e moderadamente implementadas 11 (7,1%).
CONCLUSÃO: A simulação avançada requer a organização de elementos do cenário
que favoreçam a execução de casos clínicos em estratégia completa para
fornecer resultados satisfatórios para o desenvolvimento de competências de
estudantes de enfermagem. CONTRIBUIÇÕES OU IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A
simulação clínica avançada mostrou-se como estratégia eficaz no
desenvolvimento de competências em estudantes de enfermagem, atendendo aos
requisitos para um desenho de simulação com qualidade.
Referências: Lestander Ö, Lehto N, Engström Å. Nursing Students´ Perceptions of Learning After High Fidelity Simulation: Effects of a Three-Step Post-Simulation Reflection Model. Nurse Educ Today 2016:40:219-24.
Medley CF, Horne C. Using simulation technology for undergraduate nursing education. Journal of Nursing Education 2005:44(1):31-4.
Miyazaki MY, Caliri MH, Santos CB. Knowledge on pressure ulcer prevention among nursing professionals. Rev Latino-Am Enferm 2010:18(6):1203-11. |