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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 8817218


8817218

CARACTERÍSTICAS DO DESIGN DA SIMULAÇÃO CLÍNICA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Autores:
Dinara Raquel Araújo Silva|dynararakel@gmail.com|enfermeira|graduação Em Enfermagem|estudante de Pós-graduação|universidade Federal do Piauí ; Vanessa Caminha Aguiar Lopes|van.caminha@gmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|estudante de Pós-graduação|universidade Federal do Piauí ; Elaine Cristina Carvalho Moura||enfermeira|pós Doutorado|professora de Pós Graduação|universidade Federal do Piauí ; Giovanna de Oliveira Libório Dourado||enfermeira|doutorado|professora de Graduação|universidade Federal do Piauí ; Lidya Tolstenko Nogueira|lidyatn@gmail.com|enfermeira|pós Doutorado|professora de Pós Graduação|universidade Federal do Piauí

Resumo:
OBJETIVOS: Analisar a influência do _design _da simulação clínica avançada no desenvolvimento de competências em estudantes de enfermagem. MÉTODO: Delineamento transversal, no qual foi avaliado o desenho do cenário de simulação clínica envolvendo avaliação do risco para lesão por pressão em paciente adulto e sua correlação com os níveis de conhecimentos, habilidades e atitudes de estudantes de enfermagem ao final da estratégia. Foi desenvolvido em laboratórios de simulação clínica avançada. A amostragem foi por conveniência e ficou composta por 155 estudantes. A pesquisa foi autorizada pelas instituições e foi aprovada por Comitê de Ética. RESULTADOS: A média de idade dos participantes foi de 26,2 (±6,6) anos. Os elementos do _design _da simulação foram principalmente correlacionados às atitudes dos estudantes de enfermagem, nos aspectos relacionados aos objetivos e informações (p=0,013), apoio (p=0,035), resolução de problemas (p=0,036) e _feedback _(p=0,016). De forma global, as características do desenho da simulação foram classificadas pelos estudantes de enfermagem como totalmente implementadas 79 (51,0%), parcialmente implementadas 65 (41,9) e moderadamente implementadas 11 (7,1%). CONCLUSÃO: A simulação avançada requer a organização de elementos do cenário que favoreçam a execução de casos clínicos em estratégia completa para fornecer resultados satisfatórios para o desenvolvimento de competências de estudantes de enfermagem. CONTRIBUIÇÕES OU IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A simulação clínica avançada mostrou-se como estratégia eficaz no desenvolvimento de competências em estudantes de enfermagem, atendendo aos requisitos para um desenho de simulação com qualidade.


Referências:
Lestander Ö, Lehto N, Engström Å. Nursing Students´ Perceptions of Learning After High Fidelity Simulation: Effects of a Three-Step Post-Simulation Reflection Model. Nurse Educ Today 2016:40:219-24. Medley CF, Horne C. Using simulation technology for undergraduate nursing education. Journal of Nursing Education 2005:44(1):31-4. Miyazaki MY, Caliri MH, Santos CB. Knowledge on pressure ulcer prevention among nursing professionals. Rev Latino-Am Enferm 2010:18(6):1203-11.