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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 8816337


8816337

CAPACITAÇÕES INTERNAS: UMA FORMA DE APRENDIZAGEM E AMADURECIMENTO DA EXTENSÃO

Autores:
Geovana Monteiro de Oliveira|geomonteiro17@gmail.com|estudante|estudante|estudante|ufc ; Lucas Castro Oliveira|mail.lucascastro@gmail.com|estudante|estudante|estudante|ufc

Resumo:
**CAPACITAÇÕES INTERNAS: UMA FORMA DE APRENDIZAGEM E AMADURECIMENTO DA EXTENSÃO** **Introdução:**Uma das ferramentas mais usadas na aprendizagem dos estudantes é o desenvolvimento de capacitações internas feitas pelos integrantes dos projetos e ligas acadêmicas. Desta forma, é fundamental o avanço dessas capacitações entre os integrantes das ligas de extensão para atualização, aprendizado continuo e empoderamento dos estudantes sobre os temas abordados nas respectivas ligas.**Objetivos:** Relatar a estratégia de aprendizado em forma de capacitações internas usadas pelo Projeto Serrinha de Acompanhamento Familiar (PROSAF).**Metodologia:É** um estudo descritivo de duas capacitações feitas aos membros do PROSAF. Foram usados slides e questionários como instrumentos facilitadores do processo de treinamento. As capacitações ocorreram em dias diferentes do ano de 2018, com duração de 60 minutos, cada uma. Contou com a participação de 10 integrantes na primeira e 25 na segunda. Os temas abordados na primeira capacitação foram aferição de pressão, cuidados ao verificar glicemia capilar e um mini exame de estado mental. Na segunda foram abordados os temas:amamentação, alimentação complementar, crescimento e desenvolvimento da criança.**Resultados: **Por meio dessas capacitações foi perceptível o quão fundamental elas são para a melhora da atuação do grupo. Os integrantes do PROSAF estão imersos em um meio em que há uma constante de aprendizagem e a multidisciplinaridade é crucial para isso. A participação dos integrantes em diferentes cursos e projetos e o maior preparo em assuntos específicos tende a favorecer todo o grupo, construindo, por meio dessas capacitações, um conhecimento conjunto. As dúvidas surgiram, por se tratar de acadêmicos de diferentes semestres e cursos, mas foram prontamente sanadas e o conhecimento nivelado entre os membros.**Conclusão:**É crucial que ocorram tais capacitações,visto o crescimento observado pelo grupo e a repercussão positiva nas ações do PROSAF na comunidade, além de contribuir para a formação acadêmica e profissional dos capacitados.


Referências:
Thumé E, Fehn AC, Acioli S, Fassa MEG. Formação e prática de enfermeiros para a Atenção Primária à Saúde - avanços, desafios e estratégias para fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Saúde em Debate [Internet]. 2018 set;42(spe1):275–88. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0103-11042018s11