8791756 | DEMANDAS DE APRENDIZAGEM DE FAMILIARES SOBRE OS CUIDADOS DOMICILIARES COM O RECÉM-NASCIDO DE BAIXO RISCO | Autores: Andressa Silva Torres dos Santos|torresandressa@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|universidade Federal Fluminense ; Beatriz Cabral Ledo|beatriz.cabral.ledo@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|universidade Federal Fluminense ; Fernanda Garcia Bezerra Góes|ferbezerra@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Adjunta|universidade Federal Fluminense ; Liliane Faria da Silva|lili.05@hotmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Adjunta|universidade Federal Fluminense ; Mayara Pacheco da Conceição Bastos|mayarabastosss@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|universidade Federal Fluminense |
Resumo: **Objetivo: **identificar demandas de aprendizagem de puérperas e familiares sobre cuidados domiciliares com o recém-nascido de baixo risco. **Método: **pesquisa de natureza qualitativa, realizada com dezenove familiares de recém-nascidos de baixo risco no Alojamento Conjunto de um hospital municipal em Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Brasil. Os dados foram produzidos entre maio a outubro de 2018 por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidos à Análise Temática. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CAAE: 73671517.5.0000.5243; Parecer: 2.297.853). **Resultados**: os familiares reconhecem distintos cuidados a serem realizados no domicílio com o recém-nascido, por outro lado, ao refletirem sobre a realização desses cuidados, sinalizam muitas dúvidas para sua concretização em seu contexto de vida após a alta da maternidade. Tais demandas de aprendizagem versaram sobre os cuidados com higiene, alimentação, sono, ambiente e possíveis doenças do recém-nascido. Além disso, a insegurança e o medo na transição da maternidade para a casa também emergiram nos depoimentos. **Conclusão: **os achados apontam para a necessidade premente do desenvolvimento de estratégias educativas em saúde que visem instrumentalizar as famílias, a partir de suas demandas de aprendizagem, quanto aos cuidados domiciliares com recém-nascido. Buscar-se-á, dessa forma, a consolidação de seus saberes e habilidades, oriundos de suas experiências concretas de vida, para a construção de uma prática cuidativa com segurança, qualidade e autonomia no ambiente domiciliar.** Contribuições ou implicações para a Enfermagem: **os enfermeiros precisam construir práticas educativas junto às famílias a partir de suas reais necessidades, desde o pré-natal, perpassando a internação na maternidade, até o pós-alta, seja nas consultas de acompanhamento e/ou nas visitas domiciliares. Ademais, novos estudos para a validação de tecnologias educativas em saúde que possam ser úteis e eficazes nesse processo precisam ser desenvolvidos.
Referências: Gomes ALM, Rocha CR, Henrique DM, Santos MA, Silva LR . Conhecimentos de familiares sobre os cuidados com recém-nascidos. Revista Rene. 2015; 16 (2): 258-65. Doi: http://dx.doi.org/201510.15253/2175-6783.2015000200016
Duarte FCP, Góes FGB, Rocha ALA, Ferraz JAN, Moraes JRMM, Silva LF. Preparo de alta para o cuidado domiciliar de recém-nascidos de baixo risco. Revista Enfermagem UERJ. 2019; 27. Doi: https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.38523 |