8753196 | ANÁLISE FÍLMICA DO VÍDEO “GÊNEROS E MULHERES” TRANSMITIDO NO PROGRAMA EM SINTONIA COM A SAÚDE | Autores: Edine Dias Pimentel Gomes|edinemc@hotmail.com|fonoaudióloga|mestre|doutoranda No Programa de Pós- Graduação Em Cuidados Clínicos Em Enfermagem E Saúde|universidade Estadual do Ceará (uece) ; Raimundo Augusto Martins Torres|augusto.torres@uece.br|enfermeiro|doutor Em Educação|professor Efetivo da Universidade Estadual do Ceará (uece)|universidade Estadual do Ceará (uece) ; Karlla da Conceição Bezerra Brito Veras|karlla_veras@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Ensino Na Saúde|enfermeira|universidade Estadual do Ceará (uece) ; Leidy Dayane Paiva de Abreu|dayannepaiva@hotmail.com|enfermeira|mestre|doutoranda No Programa de Pós- Graduação Em Cuidados Clínicos Em Enfermagem E Saúde|universidade Estadual do Ceará (uece) ; Josenice Vasconcelos Martins|josenice_vasconcelos@hotmail.com|psicóloga|graduada|psicóloga Clínica|faculdade Luciano Feijão (flf) |
Resumo: **OBJETIVOS: **O trabalho objetiva realizar uma análise fílmica do vídeo “Gêneros e Mulheres”, transmitido através do Programa em Sintonia com a Saúde, veiculado pela _Web_ Rádio AJIR, disponível no Blog “Em Sintonia com a Saúde”. **MÉTODOS: **Trata-se de um estudo qualitativo, que se estrutura a partir de uma análise fílmica do vídeo “Gêneros e Mulheres”, anexado no Blog “Em sintonia com a Saúde”. O objetivo do blog é de anexar o material produzido no Programa em Sintonia com a Saúde, realizado através da _Web _Rádio Ajir (Associação de Jovens de Irajá). A _Web_ Rádio é um canal de comunicação digital articulada com o Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde (LAPRACS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A pesquisa seguiu as determinações da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), através do parecer N°: 424380/2011. **RESULTADOS:** A análise do vídeo ocorreu ao cessar o site do blog, onde foi escolhido o vídeo “Gênero e Mulheres”, que foi discutido o tema com 55 jovens escolares de duas escolas públicas da Fortaleza. O vídeo foi realizado no dia 08 de março de 2017 e apresenta uma entrevista com uma enfermeira que iniciou com uma pergunta chama de âncora, que é lançado pelo apresentador do programa para os estudantes: “Por que o dia 08 de março é considerado o dia internacional da mulher?”. A análise fílmica do vídeo possibilitou encontrar discursos com os jovens sobre relações de gênero e feminismo, onde a convidada dialogou sobre os estereótipos impostos pela sociedade. De acordo com o vídeo, muitos estudantes apresentaram dúvidas: “quem foi à inspiração para o dia internacional da mulher?”; “Quais as medidas que o governo poderia exercer para amenizar o preconceito e romper os paradigmas sobre igualdade de gênero?”. **CONCLUSÃO: **A partir da análise fílmica do vídeo, nota-se a necessidade de trabalhar com os jovens nas escolas a promoção dos direitos humanos das mulheres e homens, da diversidade humana e sexual. **CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM:** Enfatiza a necessidade de desenvolver pesquisas utilizando a análise fílmica dentro do âmbito da enfermagem com a promoção em saúde e educação em saúde com jovens escolares.
Referências: BALOGH, Anna M.; DROGUETT, Juan. Diálogos de antropofagia audiovisual. Comunicação & Inovação. São Caetano do Sul, v. 9, n. 16(1), p. 42-49, jan/jun 2008.
Penafria, M. (2009). Análise de Filmes: conceitos e metodologia(s). VI Congresso SOPCOM, Lisboa.
Torres RAM, Feitas GH, Vieira DVF, Torres ALMM, Silva
LMS. Tecnologias digitais e educação em enfermagem: a
utilização da web-rádio como estratégia pedagógica. J.Health
Inform. 2012 |