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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 8736736


8736736

O PROJETO LARGA ESCALA E AS CONTRIBUIÇÕES PARA QUALIFICAÇÃO DOS TRABALHADORES DA ÁREA DA SAÚDE

Autores:
Lilian Dias Ennes|lilianennes19@gmail.com|enfermeiro|mestre Em Enfermagem Pela Escola de Enfermagem Anna Nery/ufrj|professor de Enfermagem da Fundação de Apoio À Escola Técnica (faetec/rj) E Enfermeira do Hospital Federal Cardoso Fontes (hfcf/rj)|faetec/r ; Antonio José de Almeida Filho|ajafilhos@gmail.com|enfermeiro|doutor Em Enfermagem Pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (eean/ Ufrj).|professor Associado do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enferm

Resumo:
INTRODUÇÃO: O Programa de Formação em Larga Escala (PFLE) foi construído para atender à necessidade de qualificação de pessoal de nível médio dos serviços básicos de saúde, no início da década de 1980, como estratégia prioritária na preparação de recursos humanos no âmbito das ações integradas de saúde. Proposto pela enfermeira Izabel dos Santos ao constatar que cerca de 300 mil trabalhadores de enfermagem empregados em serviço de saúde não teriam qualificação para o cargo. O recorte temporal foi de 1980 à 1985. OBJETIVO: Descrever as contribuições do PFLE para qualificação profissional dos trabalhadores de nível médio da área da saúde. METODOLOGIA: Estudo de abordagem histórico social, qualitativo. As fontes primárias foram constituídas por Leis e Portarias. As secundárias por artigos científicos e bibliografias pertinentes à temática. Os dados foram analisados considerando a crítica interna e externa dos documentos, organizados cronologicamente e contextualizando com as fontes secundárias. RESULTADOS: O PFLE foi instituído pela Resolução da Comissão Interministerial de Planejamento e Coordenação das Ações de Saúde (CIPLAN) de  15 de Novembro de 1985. A enfermeira Izabel dos Santos, representando a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e em parceria com o governo brasileiro estruturou o Projeto de Preparação Estratégica de Pessoal em Saúde (PPREPS), concretizando-se assim, o projeto de qualificação de profissionais de saúde. CONCLUSÃO E CONTRIBUIÇÕES: O PFLE reorganizou os antigos centros formadores que funcionavam dentro das estruturas das secretarias dos estados, em escolas técnicas de saúde, para isso, necessitou do reconhecimento do Ministério da Educação. Na sua construção importantes desafios foram enfrentados para qualificar os trabalhadores que, à época eram analfabetos ou possuíam apenas o nível elementar. Diante da realidade apresentada, Izabel dos Santos, passou a orientar o espaço de trabalho como local de aprendizagem.


Referências:
Castro JL, Santos I. A arte e a paixão de aprender fazendo. Natal: Observatório RH NESC/UFRN, 2002. 128p; Revista RETSUS. Antes da RETSUS. Órgão Oficial da Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde. Brasil. ISSN 1980-9875. Ano V- n.º 41-janeiro/fevereiro de 2011; 2-4; Brasil. Resolução Ciplan nº15, de 11 de novembro de 1985. Dispõe sobre a aprovação do Projeto de Formação em "Larga Escala de Pessoal de Nível Médio". Diário Oficial da União, Brasília, 19 nov. 1985. Seção 1, p.16783-4.