8736736 | O PROJETO LARGA ESCALA E AS CONTRIBUIÇÕES PARA QUALIFICAÇÃO DOS TRABALHADORES DA ÁREA DA SAÚDE | Autores: Lilian Dias Ennes|lilianennes19@gmail.com|enfermeiro|mestre Em Enfermagem Pela Escola de Enfermagem Anna Nery/ufrj|professor de Enfermagem da Fundação de Apoio À Escola Técnica (faetec/rj) E Enfermeira do Hospital Federal Cardoso Fontes (hfcf/rj)|faetec/r ; Antonio José de Almeida Filho|ajafilhos@gmail.com|enfermeiro|doutor Em Enfermagem Pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (eean/ Ufrj).|professor Associado do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enferm |
Resumo: INTRODUÇÃO: O Programa de Formação em Larga Escala (PFLE) foi construído para
atender à necessidade de qualificação de pessoal de nível médio dos serviços
básicos de saúde, no início da década de 1980, como estratégia prioritária na
preparação de recursos humanos no âmbito das ações integradas de saúde.
Proposto pela enfermeira Izabel dos Santos ao constatar que cerca de 300 mil
trabalhadores de enfermagem empregados em serviço de saúde não teriam
qualificação para o cargo. O recorte temporal foi de 1980 à 1985. OBJETIVO:
Descrever as contribuições do PFLE para qualificação profissional dos
trabalhadores de nível médio da área da saúde. METODOLOGIA: Estudo de
abordagem histórico social, qualitativo. As fontes primárias foram
constituídas por Leis e Portarias. As secundárias por artigos científicos e
bibliografias pertinentes à temática. Os dados foram analisados considerando a
crítica interna e externa dos documentos, organizados cronologicamente e
contextualizando com as fontes secundárias. RESULTADOS: O PFLE foi instituído
pela Resolução da Comissão Interministerial de Planejamento e Coordenação das
Ações de Saúde (CIPLAN) de 15 de Novembro de 1985. A enfermeira Izabel dos
Santos, representando a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e em
parceria com o governo brasileiro estruturou o Projeto de Preparação
Estratégica de Pessoal em Saúde (PPREPS), concretizando-se assim, o projeto de
qualificação de profissionais de saúde. CONCLUSÃO E CONTRIBUIÇÕES: O PFLE
reorganizou os antigos centros formadores que funcionavam dentro das
estruturas das secretarias dos estados, em escolas técnicas de saúde, para
isso, necessitou do reconhecimento do Ministério da Educação. Na sua
construção importantes desafios foram enfrentados para qualificar os
trabalhadores que, à época eram analfabetos ou possuíam apenas o nível
elementar. Diante da realidade apresentada, Izabel dos Santos, passou a
orientar o espaço de trabalho como local de aprendizagem.
Referências: Castro JL, Santos I. A arte e a paixão de aprender fazendo. Natal: Observatório RH NESC/UFRN, 2002. 128p;
Revista RETSUS. Antes da RETSUS. Órgão Oficial da Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde. Brasil. ISSN 1980-9875. Ano V- n.º 41-janeiro/fevereiro de 2011; 2-4;
Brasil. Resolução Ciplan nº15, de 11 de novembro de 1985. Dispõe sobre a aprovação do Projeto de Formação em "Larga Escala de Pessoal de Nível Médio". Diário Oficial da União, Brasília, 19 nov. 1985. Seção 1, p.16783-4. |