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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 8733207


8733207

ESTRATÉGIA DE APRENDIZADO DOS ENFERMEIROS NOVATOS NA TERAPIA INTENSIVA

Autores:
Patrícia Veras Neves de Oliveira|patriciaverasenfermeira@gmail.com|enfermeira|mestre Em Ciências do Cuidado Em Saúde|doutoranda Em Ciências do Cuidado Em Saúde|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/uff ; Geilsa Soraia Cavalcanti Valente|geilsavalente@gmail.com|enfermeira|phd Pela Escola Superior de Enfermagem do Porto/portugal|professora Associada I do Departamento de Fundamentos de Enfermagem E Administração|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa /

Resumo:
O primórdio do enfermeiro numa Terapia Intensiva (TI) é instigante. A equipe de enfermagem e os gestores demonstram não estar preparados para lidar com o novato1. Trata-se de um recorte de dissertação de mestrado cujo objetivo foi identificar os aspectos que influenciam na formação do enfermeiro no contexto de sua admissão e pós-admissão na TI. Dialética cujo referencial teórico foi Donald Schön2. Realizado estudo de caso, entrevistado 20 enfermeiros da TI adulto de um hospital universitário da região sudeste brasileira. Realizado análise de conteúdo. O “aprender com” foi a unidade de registro que resgatou falas voltadas para o acolhimento; abordagem sobre o apoio ou não do enfermeiro, da equipe de enfermagem e de outros profissionais; gerando os núcleos de sentido: o acolhimento do novato na TI (9,5%); o aprender com o enfermeiro (44,3%); o aprender com o técnico de enfermagem e outros profissionais (11,4%); e sentir-se sozinho (10%). Dessa maneira surgiu a categoria “Entendendo a _performance_ do outro”. Conclusão: Os enfermeiros perceberam que a bagagem e formação do conhecimento francamente alicerçaram as relações de trabalho; a reflexão na prática foi aguçada frente as dificuldades apresentadas no cotidiano, assim os enfermeiros elegeram enfermeiros e outros profissionais para observar ou para esclarecimentos; por fim, na reflexão sobre a reflexão-na-ação os enfermeiros reproduziram atitudes estando abertos para modificá-las. Contribuições: Sabe-se que as instituições de saúde têm urgência na produtividade do cuidado, ainda que haja escassez de profissionais, insumos e aumento da demanda de trabalho. Investir no enfermeiro novato tem sido um desafio gerencial e para educação continuada nas instituições de saúde. É preciso o incremento de estudos voltados para a formação dos novatos a fim de transpor o conhecimento para o melhor agir do enfermeiro.


Referências:
1. Souza CJ, Valente GSC. Perfil do enfermeiro coordenador neófito no gerenciamento em unidade de terapia intensiva. Rev. Enf. Profissional. [Internet]. 2014 jul/dez [cited 2016 Sept 09]; 1(2): 521-532. Available from: http://www.seer.unirio.br/index.php/enfermagemprofissional/article/view/3724/pdf_1420. 2. SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Artmed: Porto Alegre, 2000. 256 p.