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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 8732458


8732458

AÇÃO EDUCATIVA SOBRE HIGIENE ENTRE ESCOLARES DE UNIDADE EDUCACIONAL RIBEIRINHA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Ianny Ferreira Raiol|raiolianny@hotmail.com|estudante|discente|estudante|centro Universitário Metropolitano da Amazônia ; Gabriela Nascimento de Souza|gaby_souza57@hotmail.com|estudante|discente|estudante|centro Universitário Metropolitano da Amazônia ; Marina Pereira Queiroz dos Santos|marinaqueirozsantos@hotmail.com|estudante|discente|estudante|centro Universitário Metropolitano da Amazônia ; Nicole Râmilly de Oliveira Lameira|nicolelameira@gmail.com|estudante|discente|estudante|centro Universitário Metropolitano da Amazônia ; Leticia de Souza Rodrigues|leticia_ti_cia@hotmail.com|estudante|discente|estudante|centro Universitário Metropolitano da Amazônia

Resumo:
**AÇÃO EDUCATIVA SOBRE HIGIENE ENTRE ESCOLARES DE UNIDADE EDUCACIONAL RIBEIRINHA: RELATO DE EXPERIÊNCIA** **Objetivo:** Realizar uma ação educativa para incentivar a adoção de hábitos de higiene entre professores e crianças em idade pré-escolar realizada em uma Unidade municipal de educação infantil, na ilha de Cotijuba-Pa **Metodologia: **Trata-se de uma ação educativa, utilizando a metodologia de problematização com o Arco de Maguerez. A ação foi realizada na ilha de Cotijuba/PA. O público-alvo foram crianças de três a cinco anos. A aplicação da metodologia de problematização ocorreu em cinco etapas: Observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipótese e intervenção, a fim de minimizar o problema observado. Houve uma ação educativa desenvolvida com crianças nas quais foram utilizadas músicas, coreografias e atividades lúdicas com abordagem sobre higiene. **Resultados: **Observou-se que as crianças possuiam conhecimento significativo sobre a higiene pessoal e oral, e em como realiza-lo. Identificamos que algumas crianças não possuíam material de higiene pessoal em seu domicilio. **Conclusão: **O processo vivenciado na metodologia da problematização proporcionou novos modos de construção do conhecimento, e estreitou as vivências no ensino-comunidade. Destaca-se a importância da participação dos profissionais de saúde que lidam direta ou indiretamente nos programas de promoção da saúde na infância, com ênfase nos hábitos adequados de higiene.** Contribuições de Enfermagem ou implicações para a enfermagem:** A atribuição do enfermeiro é fundamental na prevenção e ações na perspectiva do desenvolvimento integral da criança no ambiente pré-escolar por meio de projetos que articulem saúde e educação.


Referências:
1. CARVALHO, THL et al. Estratégias de promoção de saúde para crianças em idade pré-escolar do município de Patos-PB; 2013. 2. PAIVA, MRF et al. Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem: Revisão Integrativa. Sobral-Ceará; 2016.