Imprimir Resumo


20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 8686192


8686192

O ARCO DE MAGUEREZ COMO FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO DE UM PLANO INTERVENTIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Nahima Castelo de Albuquerque|nahiima@hotmail.com|enfermeira Associada|mestre|professora|centro Universitário Metropolitano da Amazônia ; Larissa Cristina Machado de Barros||enfermeira Associada|especialista|professora|centro Universitário Metropolitano da Amazônia ; Shirley Aviz de Miranda||enfermeira Associada|mestre|professora|centro Universitário Metropolitano da Amazônia ; Adriana Letícia dos Santos Gorayeb||enfermeira Associada|mestre|reitora|centro Universitário Metropolitano da Amazônia ; Juliana Conceição Dias Garcez|juliana.garcez@famaz.edu.br|enfermeira Associada|mestre|professora|centro Universitário Metropolitano da Amazônia

Resumo:
**Introdução:** Os problemas de saúde primária que afetam as populações humanas têm condicionantes econômicos, sociais, políticos e de gestão. Para tanto, a problematização da realidade permite a tomada de consciência dos problemas existentes e pode resultar na modificação da prática profissional de grupos, indivíduos e comunidade, a partir da busca do conhecimento e da construção coletiva de estratégias para a mudança da realidade. **Objetivo:** relatar a experiência da aplicação do método do Arco na construção de um plano interventivo em uma Unidade de Saúde da Família (USF). **Método**: Trata-se de um relato de experiência sobre o uso do Método do Arco de Maguerez na construção de um plano interventivo para uma USF do município de Belém-PA. **Resultados:** A partir da observação da realidade, houve a reflexão sobre os problemas e foi evidenciado que a _fragilidade nas ações de educação permanente_ obteve a maior magnitude dentre os demais. Então, foi construída a árvore explicativa dos problemas observados, compreendendo as causas e consequências dos pontos-chaves e, em seguida, foi construído um plano interventivo como estratégia de mudança da realidade local no que se refere a educação permanente. **Conclusão: **A experiência abordada demonstrou a necessidade de qualificação do componente motivacional da equipe, diretamente relacionado à falta de ações de educação permanente. Ademais, esta construção proporcionou a reflexão-ação-reflexão a partir das experiências do processo de trabalho da equipe, bem como contribuiu para possibilidade de mudança da realidade do serviço. **Contribuições para a Enfermagem**: A utilização de metodologias problematizadoras no processo de trabalho dos serviços de saúde contribuem para a mudança nas práticas da equipe, proporcionam a compreensão das necessidades dos serviços e da comunidade e indicam soluções que qualificam a assistência de enfermagem e, consequentemente, a saúde dos usuários.


Referências:
Berbel NAN. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?. Interface (Botucatu) [Internet]. 1998 Fev; 2(2):139-154. Lemos, CLS. Educação Permanente em Saúde no Brasil: educação ou gerenciamento permanente?. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2016 Mar; 21(3): 913-922. Prado ML, Velho MB, Espíndola DS, Sobrinho SH, Backes VMS. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc. Anna Nery [Internet]. 2012 Mar; 16(1):172-177.