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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 8685143


8685143

CURSO DE APRIMORAMENTO COM ENFOQUE NO PARTO E NASCIMENTO (MS/UFF/APICEON): PERCEPÇÕES DE TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM

Autores:
Paolla Amorim Malheiros Dulfe|paolla_amorim@yahoo.com.br|enfermeira Obstetrica - Doutorando Em Enfermagem|mestre Em Saude Materno-infantil|enfermeira|instituto de Saúde Coletiva - Uff ; Valdecyr Herdy Alves|herdyalves@yahoo.com.br|enfermeiro|pós - Doutor Em Enfermagem|professor Titular|eeaac/uff ; Bianca Dargam Gomes Vieira|biadargam@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Adjunta|eeaac/uff ; Rayanne Coco Cunha|cunharayanne@id.uff.br|academica de Enfermagem|academica de Enfermagem do 6° Periodo|academica de Enfermagem do 6° Periodo|eeaac/uff ; Ludimila Brum Campos Sampaio|ludimilabrumc@gmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|professora|rede de Ensino Cecon

Resumo:
**Introdução:** A qualidade das práticas realizadas pelos profissionais de saúde durante a assistência ao parto e nascimento são determinantes para a obtenção de bons resultados perinatais, sendo oportunas análises dos processos de trabalho e ações de aprimoramento que produzam repercussões em toda a rede de serviços. **Objetivos:** Identificar as percepções das_(os) técnicas(os) e auxiliares de enfermagem quanto à participação no curso de aprimoramento (MS/UFF/APICEOn)._ **Método:** _Estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa utilizando entrevista individual e análise de conteúdo, teorizada por Bardin. Realizadas três Oficinas sobre parto e nascimento, com temáticas complementares em intervalos de quinze dias. Deram-se em Niterói/RJ, de Março a Abril de 2019, em todos os plantões, totalizando 30 profissionais capacitados, em média. Priorizadas metodologias ativas de ensino: discussões em grupo, práticas, dinâmicas e jogos dramáticos. _**Resultados: **destacaram-se a importância de compreender e discutir conceitos para potencializar a qualidade assistencial; a sensibilização pessoal e profissional, evocadas pelas atividades vivenciadas; o fortalecimento do trabalho colaborativo nas equipes de enfermagem e multiprofissional; e o estímulo ao anseio de continuar buscando informações que subsidiem à prática baseada em evidências científicas. **Conclusão: **O aprimoramento se apresenta como estratégia potente de capacitação profissional e análise dos processos de trabalho, promovendo o fortalecimento do trabalho em equipe e  a prática humanizada baseada em evidências científicas. **Implicações para a Enfermagem: **A realização do Curso de aprimoramento viabiliza melhoria da qualidade assistencial ao parto e nascimento, contribuindo para a redução da morbimortalidade materno e infantil, bem como para o fortalecimento das Políticas Públicas de Saúde na perspectiva da implementação e capilarização de condutas embasadas em evidências científicas, nos princípios e diretrizes da humanização.


Referências:
BRASIL. Diretrizes nacionais de assistência ao parto normal: versão resumida [recurso eletrônico]. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde. / Brasília : Ministério da Saúde; 2017b. Disponível em http://conitec.gov.br/images/Protocolos/Diretrizes/Diretrizes_PartoNormal_VersaoReduzida_FINAL.pdf Acesso em 10 out 2018 BRASIL. Política Nacional de Humanização. Formação e intervenção. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. / Brasília : Ministério da Saúde; 2010BRASIL. Política Nacional de Humanização. PNH. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. / Brasília : Ministério da Saúde; 2013 MINAYO, M.C.S.A; ASSIS, S.G.; SOUZA, E.R.(Org.).O Desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12ª ed. São Paulo: HUCITEC, 2012. 406 p. PEREIRA, A.V; ALVES, V.H.(org.) Caderno de Atividades do Curso de Aprimoramento para Enfermeiras(os) Obstétricas(os) com Enfoque no Componente Parto e Nascimento da Rede Cegonha. Projeto APICEON – Ministério da Saúde, Niterói-RJ, Brasil, 2018. RODRIGUES, M.S.P; LEOPARDI, M.T. O Método de Análise de Conteúdo: uma versão para enfermeiros. Fortaleza: Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, 1999. 118 p. SANTOS FILHO, S.B. Institutional support and analysis of work in healthcare: evaluative dimensions and experiences in the Brazilian Health System (SUS). Interface - Comunic., Saude, Educ., v.18, Supl 1, p.1013-25, 2014b.SANTOS FILHO, S.B. Pesquisa em Humanização: articulações metodológicas com o campo da avaliação. Saúde & Transformação Social. Florianópolis, v.5, n.2, p.01-10, 2014a. WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). WHO recommendations Intrapartum care for a positive childbirth experience. Geneva: World Health Organization; 2018b. Disponível em http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/275377/9789241550338-eng.pdf?ua=1 WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). WHO recommendations non-clinical interventions to reduce unnecessary caesarean sections. Geneva: World Health Organization; 2018a. Disponível em http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/275377/9789241550338-eng.pdf?ua=1