8664316 | ACOLHIMENTO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: um olhar sobre a prática do enfermeiro | Autores: Lena Maria Barros Fonseca|lenabarrosf@gmail.com|enfermeira|doutor|professor de Graduação E Pós- Graduação Em Enfermagem|universidade Federal do Maranhão ; Grazyella da Paz Santos Giannini|grazyellagiannini@hotmail.com|enfermeira|mestre|enfermeira Assistencial|secretaria Municipal de Caxias-ma |
Resumo: INTRODUÇÃO: O acolhimento é um processo que faz parte das práticas produtivas
e promocionais da saúde. Inclui responsabilização do trabalhador/equipe pelo
usuário do serviço de saúde, comprometendo-se com ele da chegada à saída, a
partir de uma escuta qualificada, ouvindo suas queixas, preocupações e
angústias, possibilitando fazer uma análise da demanda com o objetivo de
oferecer atenção integral e resolutiva, com garantia de continuidade da
assistência pelo acionamento de redes internas e externas ao serviço, de
acordo com a necessidade do usuário. OBJETIVO: Investigar as práticas de
acolhimento na Estratégia Saúde da Família (ESF), pelo profissional
enfermeiro. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo qualitativo descritivo
envolvendo treze enfermeiros da ESF de um município do Maranhão- Brasil, no
período de janeiro a abril de 2016, por meio de entrevistas gravadas em
dispositivo de áudio digital. Posteriormente transcritas e categorizadas pela
Análise de Conteúdo de Bardin e analisadas com base na Política Nacional de
Humanização. Aprovada pelo CEP Parecer nº 1.378.152. RESULTADO E DISCUSSÃO:
Maioria 22 a 30 anos. Emergiram três categorias temáticas: _CONCEPÇÃO
RELACIONAL (E1- _**criar o vínculo com o usuário para ele se sentir mais
confortável**_); CONCEPÇÃO ASSISTENCIAL_ (E5 - **conhecer o paciente, com suas
necessidades e agir sobre elas**); _EXPERIÊNCIAS VIVIDAS (E8- _**não entro na
vida do paciente, mas com a confiança, conversando, às vezes ele fala coisas
que nem estou querendo saber, aí ajudo**). CONCLUSÃO: os depoimentos revelaram
que a pesar das limitações estruturais em suas práticas, os enfermeiros
acolhem os usuários com escuta qualificada, estreitando as relações, conhecem
os usuários e suas necessidades e tentam soluciona-las, de acordo com o que
preconizado a Política de Humanização. IMPLICAÇÕES/CONTRIBUIÇÕES PARA A
ENFERMAGEM**:** é imprescindível que os serviços de saúde promovam momentos de
discussões entre profissionais, gestores e usuários, visando melhorar
estratégias de acolhimento aos usuários na Estratégia Saúde da Família.
Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Acolhimento à demanda espontânea. Brasília: Ministério da Saúde; 2011.
CAMBIRIBA, M.S.; COSTA, M. A. R. Acolhimento em enfermagem: a visão do profissional e a expectativa do usuário. Cienc Cuid Saude.. 2010 Jul/Set; 9(3):494-502. |