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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 8662669


8662669

APLICAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA CUIDATIVA-EDUCACIONAL NO CUIDADO COM O IDOSO NO PÓS ALTA HOSPITALAR

Autores:
Juliana Vieira de Araujo Sandri|jsandri@univali.br|enfermeira|doutora|docente|universidade do Vale do Itajaí ; Aldry Koenig|aldryko@yahoo.com.br|enfermeira|graduação|enfermeira de Alta Complexidade Em Saúde|hospital Unimed Litoral.

Resumo:
**Introdução: **A tecnologia que está sendo utilizada denominada de Guia Instrucional de Cuidados Integrais ao Idoso no Pós Alta Hospitalar surgiu através da observação da dificuldade de familiares qualificados para o cuidado com o idoso, em todos os níveis de atenção no manejo para o cuidado a serem conduzidos, no ambiente domiciliar, ao idoso no pós alta hospitalar. **Objetivo:** Aplicar a tecnologia cuidativa-educacional voltada para o cuidado com o idoso nos pós alta hospitalar junto aos familiares, verificando suas potencialidades e fragilidades. **Metodologia:** Estudo metodológico, cujo o foco é a aplicação de uma tecnologia cuidativa educacional junto aos familiares dos idosos que receberam alta hospitalar, considerados os cuidadores principais dos idosos. Estes foram identificados intencionalmente e abordados primeiramente no hospital, antes da alta hospitalar, momento para obter o contato dos mesmos para, posteriormente, agendar uma visita no domicilio a fim de marcar a entrevista. Frente a alta hospitalar do idoso e com a seleção dos sete familiares cuidadores, assim como o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido devidamente assinado e sanada as dúvidas sobre a sua participação foi entregue o Guia Instrucional de Cuidado com o Idoso no Pós Alta Hospitalar e a Escala Likert que servirá. O Guia Instrucional foi visto folha a folha junto com o familiar cuidador e a Escala de Likert foi explicada a sua finalidade e como proceder o preenchimento, após o uso do Guia Instrucional. Sugerido que fizessem anotações no corpo do Guia Institucional, caso necessário. Na sequência, foi combinado uma visita domiciliar com os familiares cuidadores após 7 dias da alta hospitalar, tempo entendido que o Guia Instrucional fosse aplicado e avaliado pela Escala de Likert. Na sequência, foi gravado uma entrevista com um roteiro padrão para se obter com mais clareza a opinião de cada entrevistado bem como suas sugestões para o Guia Instrucional. Pesquisa aprovada pela Comissão de Ética com o parecer de n. 2.736.554. **Resultado:** A maioria dos entrevistados cuidadores familiares eram do sexo masculino com escolaridade variando de fundamental completo a superior incompleto, o tempo de cuidador relatado foi entre 14 dias a 11 anos; com relação aos idosos prevaleceu o sexo feminino com idade entre 61 a 82 anos, tendo como motivo de internação fratura de fêmur, pneumonia e acidente vascular cerebral. Com relação a aplicação do Guia instrucional, a maioria dos familiares cuidadores utilizaram e entenderam os itens relacionados a higiene corporal, oral e intima, assim como administração de medicamentos e cuidados com a ambiência domiciliar. Nos itens que não utilizaram sinalaram que entenderam, mas não utilizaram os cuidados. As sugestões para a alteração do Guia foram: explicar a posição do leito na alimentação e higiene oral; explicar o significado do termo ‘ácido graxo essencial’ nos cuidados com as úlceras de pressão; indicar tempo que o medicamento (comprimido) pode ficar exposto fora da embalagem; substituir a nomenclatura de úlcera de decúbito; alterar a imagem repetida na úlcera de pressão e acrescentar os cuidados básicos de pós-operatório. **Conclusão: **Não basta construir tecnologias de cuidado é importante e necessário que as mesmas sejam aplicadas e validadas, mesmo que haja alterações teóricas e práticas, haja vista que o cuidado é dinâmico e modifica-se de tempos em tempos. O Guia Instrucional mostrou-se importante instrumento de orientação para os familiares cuidadores aplicarem as orientações fornecidas no cuidado com o idoso no domicilio após a alta hospitalar. **Contribuições para a Enfermagem: **A enfermagem precisa buscar tecnologias que possam auxiliar os cuidadores familiares nos cuidados com os idosos no ambiente domiciliar, garantindo uma alta hospitalar segura, minimizando as internações recorrentes e desnecessárias.


Referências:
Souza WGA, Pacheco WNS, Martins JJ, Barra DCC, Nascimento ERP. Educação em saúde para leigos no cuidado ao idoso no contexto domiciliar. Arq Catarin Med. 2006;35(4):56-63. Colaço, OJ. As necessidades de cuidado no ambiente domiciliar ao idoso no pós-alta hospitalar: um guia instrucional [dissertação]. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI; 2013. Nietsche EA, Teixeira E, Medeiros HP. Tecnologias cuidativo-educacionais: uma possibilidade para o empoderamento do/a enfermeiro(?). Porto Alegre (RS): Moriá; 2017 Souza CB, Abreu RNDC, Brit EM, Moreira TMM, Silva LMS, Vasconcelos SMM. O cuidado domiciliar de idosos acometidos por acidente vascular cerebral: cuidadores familiares. Rev Enferm UERJ. 2009;17(1):41-5. Perroca, M. G., & Gaidzinski, R. R. (2003). Avaliando a confiabilidade interavaliadores de um instrumento para classificação de pacientes: coeficiente Kappa. Revista Escola de Enfermagem USP, 37(1), 72-80. Acesso em: 28/02/2018, de https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41330